No que depender do entusiasmo de empresários de Petrolina, sertão do Estado, o Dia das Mães este ano vai dar um “olé” na crise. Ao menos essa é a impressão que fica quando se conversa com lojistas de setores como roupas, eletroeletrônicos, magazines, cosméticos – só para citar alguns - que nesta época do ano costumam ver suas vendas dispararem por conta da data, a segunda mais importante para o comércio varejista (perdendo apenas para o Natal). Com presentes orçados em valores diversificados, que cabem em todos os bolsos, o comércio de Petrolina já registra uma movimentação diferenciada na semana que antecede o 2º domingo de Maio.
Rivaldo Soares, chefe de vendas de uma empresa nacional do ramo de eletrodomésticos, já percebe isso no dia a dia. “Os consumidores estão realizando pesquisas de preço. Para reforçar nossa linha de produtos, lançamos mão de mídia em rádios, televisão, site, carro de som. Esperamos um volume de vendas, no mínimo, 10% a mais do que no ano passado”, adianta. “O que as pessoas mais procuram são produtos como celulares, refrigeradores e, para facilitar a vida do consumidor, temos alguns benefícios como crediário próprio”.
Para conquistar a clientela ávida por presentear as mães, os estabelecimentos comerciais fazem de tudo: incrementam as vitrines, disponibilizam mais produtos, promovem descontos, oferecem brindes. E como se tudo isso não fosse suficiente, em tempos modernos não dá para ficar longe das redes sociais. “Sem dúvida alguma, elas servem para prospectar e potencializar as vendas. Estamos utilizando ferramentas como Facebook e Instagram para mostrarmos as dicas de presentes que disponibilizamos aqui na loja”, explica a empresária Virlânia Lopes. “Reforçamos o estoque e já estamos tendo uma procura considerável”, afirma.
A supervisora de vendas Gildete Freire, reforça o coro de quem está com a expectativa positiva para a época. “Esperamos ampliar nossas vendas em até 20% com relação ao ano passado. Apesar da crise ainda estar produzindo seus efeitos no país, as pessoas sempre se preparam para homenagear suas mães. Não importa o tamanho e nem o valor. Elas querem fazer esse gesto de carinho. Então, o comércio tem mais é que investir e prospectar vendas melhores. Para isso utilizamos de várias maneiras: descontos, sorteios, vale compras, vitrines atrativas”, destaca.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas), Joaquim de Castro, o próprio consumidor busca opções para driblar a crise financeira. “Geralmente as pessoas querem prestigiar suas mães. Então, mesmo com restrições financeiras, todo mundo faz uma forcinha para comprar algum presente. E o bom é que o comércio de Petrolina tem empreendimentos que disponibilizam produtos e serviços para todos os bolsos e condições. Sabemos que o lojista vai usar de toda a criatividade para receber esta clientela”.
Ascom
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