A caravana do Programa Pacto pela Vida (PPV) chegou ao norte da Bahia. Nesta terça-feira (2), o governador Rui Costa, representantes de órgãos e entidades da área da segurança e autoridades dos poderes Judiciário e Legislativo se reuniram na cidade de Juazeiro para debater, buscar soluções e medidas para a redução nos indicadores de violência urbana e social no estado. Este foi o quinto encontro itinerante da ação, que começou em Feira de Santana e já passou por Vitória da Conquista, Eunápolis e Itabuna. Até o ano passado, as reuniões eram realizadas apenas em Salvador.
De acordo com Rui, o objetivo de passar por outras cidades é somar as forças dos órgãos públicos para potencializar resultados em todas as regiões. "Queremos agregar os órgãos e toda a população baiana nesta caravana da paz e a favor da vida. As reuniões devem acontecer mensalmente em cada cidade, a fim de se discutir indicadores e estratégias para a segurança", comentou.
O governador destacou ainda a importância do envolvimento familiar na orientação dos jovens. "É chegado o momento de uma verdadeira mobilização das famílias e, para isto, peço a ajuda da imprensa para chamar a atenção da sociedade para o assunto. Nenhum policial, juiz ou promotor vai substituir o papel de uma pai, uma mãe, um tio, um parente", afirmou. Ainda em Juazeiro, Rui entregou 11 viaturas, entre elas uma Base Comunitária Móvel, para municípios da região norte.
Presente no encontro itinerante, o titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, lembrou que o trabalho integrado das instituições é indispensável para o alcance de índices cada vez melhores na área da segurança. "Os índices da região foram satisfatórios no ano passado e nosso empenho é para que 2017 os números melhorem ainda mais".
Para o defensor público-geral da Bahia, Clériston Cavalcante, os encontros itinerantes ajudam a melhorar a comunicação entre os órgãos e autoridades responsáveis pela segurança pública do estado. "A Defensoria Pública agradece a sensibilidade do governador de interiorizar as reuniões do Pacto pela Vida, porque é uma forma de observar os problemas, cada um dentro de sua esfera, e de forma conjunta buscar soluções para essas questões", disse.
Estiveram presentes também o presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel; a presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro Barreto; e a procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado; além dos secretários estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; e de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte.
O Pacto pela Vida é um programa que tem como objetivo a promoção da paz social. Trata-se de uma importante política pública de segurança, construída de forma pactuada com a sociedade, articulada e integrada com os diferentes poderes, além do envolvimento de 11 secretarias e outros órgãos do estado.
Secom Bahia Fotos: Pedro Moraes/GOVBA
1 comentário
02 de May / 2017 às 22h03
A verdade e que o prefeito de juazeiro não tem compromisso com a segurança, como faz concurso para 10 GUARDAS? desses 10 so 07 estão trabalhando.