Em reunião realizada sexta, 28, no ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o assunto principal girou em torno da situação atual dos reservatórios no Nordeste, que começam a sentir os efeitos de secas seguidas há seis anos. A preocupação maior é a situação das usinas dos reservatórios da bacia do Rio São Francisco. A Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA), responsável por 60% da região Nordeste, está com somente 16,0% de reservas, justamente no momento em que o período chuvoso está terminando.
Diante dessa situação, de acordo à projeção do ONS, Sobradinho chegará ao volume morto ao final de outubro e corre o risco de ser desligada. A medida fará com que deixem de ser gerados 1.050 Megawatts, que deverão ser substituídos pelas caríssimas e poluentes termelétricas. A medida, que é necessária, também é ruim para o consumidor, que terá que bancar o preço com o retorno da bandeira vermelha, usada para custear as termos fornecendo energia em períodos críticos dos reservatórios nas hidrelétricas.
(Fonte: O Globo)
15 comentários
30 de Apr / 2017 às 09h40
OS ASNOS À FRENTE DO GOVERNO ASSIM SE COMPORTAM!... Qual quer portador de demência vinha percebendo que isso estava prestes à acontecer. Agora, sem nenhum pudor dizem de acionar as Usinas Térmicas para que o consumidor de energia pague o preço exorbitante da incompetência e de tanta irresponsabilidade. Enquanto isso os Parques Eólicos continuam emperrados, talvez pela ausência da Odebrecht...
30 de Apr / 2017 às 09h45
Como sempre quem paga é o consumidor. A má gestão dos recursos hídricos, além das consequências ambientais, traz efeitos nefastos na economia e o no bolso no consumidor.
30 de Apr / 2017 às 10h05
É impressionante como as coisas acontecem neste País! Poucos sabem, mas alguns Países, à exemplo da Alemanha o consumidor tem energia gratuita. Aqui, com sol e vento abundantes que poderiam ser explorados para geração de energia limpa nos submetemos a ameaça de pagar a conta por extrema incompetencia do governo. O leilão que ocorria 2-3/ano foi suspenso desde o governo anterior, e com isso alguns parques eólicos, à exemplo o de Sento-Sé, estacionou, frustrando não apenas essa região que prosperaria, como o trabalho que geraria. Parece piada este País!!!...
30 de Apr / 2017 às 10h25
Ninguém vai pagar essa conta, NÃO, tio Michel! Cadê as linhas de transmissão? O que foi que aconteceu com os parques eólicos da região? Cadê as empresas interessadas em explorar o sol e o vento da região para geração de energia limpa (aquela que não degrada nem polui o meio ambiente)? voltaram-se aos rendimentos que a Belo Monte proporcionaria e esqueceram de tanta intempeare, da seca que, "graças" a esperteza dos nossos governantes rotula a miséria que tanto amargamos no nordeste. Ninguém vai pagar contas de usinas térmicas, não, tio Michel!
30 de Apr / 2017 às 10h48
O Governo opta por hidrelétricas que causa extremo impacto social e a natureza à incentivar a geração de ENERGIA LIMPA, o que já não é inexplicável, dado interesses imorais que vimos dia a dia assistindo. Não causa nenhuma estranheza àqueles que vinham acompanhando há 6 anos vazão/volume da Barragem de Sobradinho... Por que, então, nós(consumidores)é que temos que pagar o preço da irresponsabilidade que se estende em acionar as Usinas Térmicas? NÃO MESMO!
30 de Apr / 2017 às 11h28
É sabido que as empresas de energia eólica que não desistiram estão estacionadas no aguardo de incentivos do governo, deste mesmo governo que agora prever acionar as Térmicas se a hidrelétrica de Sobradinho atingir o volume morto que só ele na sabia que iria acontecer. NÃO VAMOS PAGAR MAIS ESSA CONTA, NÃO, PRESIDENTE TEMER!
30 de Apr / 2017 às 13h29
QUAL A NOVIDADE? Quem sempre PAGA para tudo e por tudo? Cansei de escrever sobre a situação do Rio São Francisco, antevendo essa situação de penúria... Agora todos vão acreditar que o pior está vindo aí... tomara que não!
30 de Apr / 2017 às 13h49
Famigerados politicos. As nuvens que estabam por aqui/aí/acolá se dissiparam/o ve to levou. Seus idiotas de plantão e assessorados.
30 de Apr / 2017 às 17h16
Se o brasileiro continuar dormindo vai ser engolido por este governo que, desde sua posse vem se preocupando com fluência de Curitiba do que em baixar a inflação, em reduzir o elevadíssimo índice de desemprego e de criminalidade, em melhorias dos setores de educação e saúde, e em especial com vazão e redução de volume de água dos reservatórios que há anos vem advertindo com apagões quanto provavelmente o colapso se dará. A energia eólica e solar estão emperradas nas gavetas do Minist. Minas e Energia sem sabermos PORQUE, enquanto aumenta tanta VERGONHA neste País!...
30 de Apr / 2017 às 17h24
Por onde anda o Ministro das Minhas e Energia que casualmente é nordestino e não ver tantos Parques Eólicos estacionados enquanto deveriam está gerando energia que certamente supriria a falta que vão insistir em vão que paguemos a conta? Pro inferno e lá, que cobrem ao diabo por tanto descaso, por tanta irresponsabilidade!
30 de Apr / 2017 às 17h46
Propaganda Enganosa é o nome dado a mais um programa dependente do governo deste País à toa. Assim se faz referência a Energia eólica que iria complementar e/ou substituir a elétrica no nordeste. Pois, o que vemos são parques que alavancam mas não se concretizam, e se andam o fazem a passos de tartaruga. Atentai minha gente! A conta das Usinas Térmicas virão prá lá de vermelhas com seu preço exorbitante...
30 de Apr / 2017 às 17h46
Ai é o resultado de 16 ANOS de DESGOVERNO dos PTBAS, alguém vai ter coragem de dizer que foi....e olhe que Sobradinho foi construida nos Governos MILITAR, tai uma conta cara que o NORDESTINO BURRO vai paga sozinho. Se tivesse feito o mínimo ñ passaríamos por esse constrangimento a EXEMPLO do reservatório de RIACHO-SECO com projeto executivo inicíado desde 1985 e parado até agora por falta de POLITICA estratégica dos PTBÁS, Olhem a falta que faz uma pessoa com boa formação, digo boa formação mesmo, "alfabetização, primário e os demais níveis de formação até se chega na universidade.
30 de Apr / 2017 às 17h58
Chegamos a esse ponto por que os ignorantes se completam, LULA x ELEITOR ignorante, IGNORANTE x LULA Já anda bravatiando, diz que vai derrota o CANDIDATO da GLOBO como se a globo tivesse candidato, joga pra platéia ignorante dele pq escolhe a globo como alvo fácil, joga a empresa contra a população pq sabe de pronto que é o canal mais visto dos Brasileiro inclusive ele que deve esta neste momento sintonizado com a GLOBO. " engana-se por muito tempo, mais não engana o tempo todo". MITO DO IGNORANTES.
01 de May / 2017 às 04h43
Não sei como classificar um governo que até agora só soube articular em causa própria. Não há sequer uma boa notícia para melhoria da auto-estima do povo brasileiro desde a sua posse. À essa altura, em vez de nos advertir que seremos nós a pagar a conta de tanto desleixo e de incompetência, autorize a celeridade de empresas eólica/solar que tiveram seus parques emperrados por burocracia irresponsável que levará este País a mais esse colapso. À essa altura, Sr. Michel Temer, é VERGONHOSO racionamento de energia em pleno século XXI... cobrar do consumidor é IMORAL!!!
01 de May / 2017 às 07h19
Só o Governo não previu que tão prolongada seca levaria os reservatórios ao volume morto, comprometendo assim a geração de energia elétrica, o fornecimento de água. Acho que passa da hora de dar um BASTA em tanta cobrança ao consumidor isento de tanta irresponsabilidade... Estamos observando se enfim, aerogeradores e painéis solares vão sair dos pátios das empresas que, por insensibilidade e falta de percepção deste governo e de seu antecessor não foram instalados para geração de energia limpa que supriria a falta da elétrica às margens do caos recém anunciado...