Na quarta-feira, 26 de abril, Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Andorinha (NASF) , realizou uma ação com objetivo de alertar as pessoas sobre a doença que é conhecida popularmente como pressão alta.
O público-alvo foi os idosos, contudo todas as pessoas hipertensas da comunidade puderam participar das atividades. O atendimento dos profissionais aconteceu no Posto de Saúde da Família da Rua do Tanque. No local, foi realizado testes de pressão, diabetes e atividades físicas.
Segundo o Prefeito Renato Brandão que estava acompanhado do ex-prefeito Zé Branco, a ação pretendeu conscientizar as pessoas sobre a doença e a prevenção para uma vida mais saudável.
Doença
A hipertensão arterial atinge cerca de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade. A doença está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.
Confira algumas dicas para evitar o problema.
Cinco maneiras de prevenir a hipertensão
1. Reduza o consumo de sal nos alimentos, assim como preparações gordurosas;
2. Pratique regularmente exercícios físicos, pelo menos 20 minutos de caminhada diária;
3. Evite o consumo excessivo de álcool e, preferencialmente, não fume;
4. Faça visitas regulares ao cardiologista, principalmente se há histórico de hipertensão na família;
5. Minimize as situações de estresse, pois hábitos relaxantes melhoram a qualidade de vida.
Quando não identificada precocemente, a hipertensão pode comprometer o organismo e até levar a morte. Estima-se que existam mais de 30 milhões de hipertensos no Brasil, sendo que, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% desta população faz o controle adequado da doença.
- É recomendável que o adulto verifique sua pressão arterial com intervalo de seis meses, principalmente se tiver histórico na família, com o objetivo de se realizar um diagnóstico.
A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta é considerada uma doença silenciosa já que, muitas vezes, seus sintomas são confundidos com desconfortos corriqueiros. As manifestações mais comuns são: dor de cabeça, cansaço e/ou tonturas.
Ascom/ Andorinha
0 comentários