Estudantes da Rede Municipal recebem ações educativas em saúde ambiental e humana

A Secretaria de Educação de Petrolina (Seduc) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão desenvolvendo ações educativas em saúde ambiental e humana. O projeto atende os estudantes do ensino Fundamental I de escolas da Rede Municipal de Ensino com a realização de atividades lúdico-educativas que abordam a questão de hábitos relacionados ao ambiente que impactam diretamente na qualidade de vida da população.

A proposta é fruto de um projeto da instituição de ensino superior que reúne alunos de vários cursos com o objetivo de promover a prevenção e introduzir importância do cuidado integral da saúde. As atividades realizadas nas escolas são realizadas em sábados letivos e utilizam de pinturas faciais, origamis, teatro de fantoches, distribuição de cartilhas ilustradas com linguagem acessível, jogos e brincadeiras.

"As ações introduzem conceitos relacionados ao conhecimento sobre parasitoses e a relação com o meio ambiente, de maneira simples e acessível para as crianças. Estamos transformando este público alvo em agente multiplicador do conhecimento a partir das atividades que estimulam o imaginário e que já fazem parte de sua realidade, conseguindo, assim,  conquistar a aceitação desse público, e tornando a ação realmente efetiva diante da comunidade", explicou René Cordeiro, professor da Univasf e coordenador do projeto.

Mais de 50 escolas já receberam as atividades do grupo. O coordenador do projeto avalia de forma positiva a recepção dos alunos e a parceria com a Seduc. "É muito gratificante perceber que os alunos estão participando, se divertindo e prendendo com nossas atividades, num dia diferente. Tenho uma alegria muito grande com essa parceria que possibilita uma integração com a família, comunidade escolar e formação extraclasse de aula", pontua.

Ascom/Petrolina