Atualmente em Juazeiro para se ter acesso a primeira ou segunda via do documento de Identidade RG, precisa-se ir ao SAC, entrar na fila no dia anterior à noite ou na madrugada do mesmo dia. Nesta segunda, 24-04, fui uma das pessoas que acessaram essa fila. Como eu tinha o dia livre, deixei para ir às 6:00 da manhã. Cheguei lá às 6:30 e a fila estava já numerosa.
Fomos aos poucos entrando dentro do espaço do SAC. Até ai tudo correndo bem! Uma senhora loira (funcionária) muito educada e trabalhadeira para lá e para cá organizando tudo!
Porém após recebermos as senhas o tempo para de passar naquele local. Não sei quais os critérios que a Diretoria do SAC se utiliza para distribuir as senhas, mas hoje quem estava lá para tirar Carteira de Trabalho, recebeu a notícia na entrada que só tinha 15 senhas e os demais deveriam voltar no dia seguinte (boa parte da fila). Isso já é degradante, para o indivíduo que se encontra com pendências e com urgência para resolver.
Eu, peguei a senha para o RG, tendo chegado lá às 6:30h peguei a senha após o número 70... E aí começou o caos. Algumas vezes que precisei do SAC nunca vi aquele sistema não cair e ficar no mínimo meia hora fora do ar. Hoje não foi diferente sistema caiu! Funcionários para lá e para cá fora dos seus postos de trabalho.
Enfim, deu 11h e eu lá sem previsão de ter o documento. Mulheres com crianças, adultos todos tão fadigados pela longa espera. Um grande detalhe: naquele setor de RG não tem tela para chamar o número da senha do cidadão! Os atendentes chamam pelo nome de cada um (não há transparência e ficamos perdidos na ordem de chamada), acontecendo de ter pessoas que ali não estavam mais cedo, sendo atendidas na nossa frente. Como sabermos se não tem tela de senha?
Nesse sentido falta transparência e ética ali, não é Coordenação? Fui até um dos atendentes, pois todos ali se questionavam em qual atendimento estava naquele momento, às 12h. o atendente que eu me dirigi, me informou que estava no número 55, sentei e aguardei, em seguida foram chamadas três pessoas no atendimento e a minha vizinha do lado que era do número 56 sentada sem atendimento, provando para quem ali estava que não há ali nenhuma ordem no atendimento!!
Após esse horário, dois dos quatro atendentes saíram com bolsas, acredito que indo almoçar! Ficou apenas dois atendendo.
Dois pontos forte desse momento de espera: o SAC de Juazeiro não tem bebedouro para bebermos água. Um senhor veio a mim, para saber onde tomava seu remédio, queria um copo de água, me dirigi ao funcionário mais próximo e este me disse que só tinha água na cozinha dos funcionários. O segundo ponto é que o acesso ao primeiro andar do SAC é feito apenas por meio de escada! Não há rampas ali!
E para finalizar sair de lá as 13h da tarde! Pode isso? Para se ter acesso a um serviço ao cidadão, ter que passar a manhã inteira e o início da tarde? Eu tinha o dia livre, só me queixo da falta de respeito na ordem de chamadas e do cansaço de estar ali. Mas e quem trabalha, estuda e tem compromisso? Por que não pensarmos neles?
Por isso qualifico o atendimento ali como vexatório e humilhante! Por que apenas quinze senhas para Carteira de Trabalho? O SAC não funciona até as 15h?
Por que o atendimento nas Identidades é tão lento? Faltam profissionais? Falta compromisso dos que existem ali? Ou falta gestão no SAC?
Atenciosamente,
Sandra Quele dos Santos - Leitora.
OBS: Fica o espaço para esclarecimento da coordenação do SAC/Juazeiro.
15 comentários
25 de Apr / 2017 às 09h18
Terrivel essa prestação de serviço, que só serve de cabide de emprego. Pessoas sem qualificação profissional, sem instrução, que passa a maior parte do tempo "papeando". E olhá que se vc desacatar é capaz de ir preso. Só em Juazeiro. Meus pesames...
25 de Apr / 2017 às 09h24
Sandra, se hoje é assim VEXATÓRIO E DEGRADANTE imagine quando o SAC se mudar para o Shopping Juá ou seria Juá Shopping? Lá sim somente os que tiverem dinheiro na carteira ou no bolso(a) serão atendidos, porque além de ser longe(teremos que pagar taxi-mototaxi ou buzão) e rezar implorar a Deus pra sermos atendidos. Mas será que vale a pena ter RG da Bahia, passe pela ponte e tire RG de Pe. Lá é mais organizado e limpo. Eu como só renovo a minha em BH, em breve renovarei, lá sim é democrático e de graça.
25 de Apr / 2017 às 09h52
Certíssima Sandra, tem que se indignar com essa situação caótica em que se encontra o SAC. Abordou pontos que há muito tempo precisam serem vistos pelo SAC: rampa de acesso e qualidade no atendimento. SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão.
25 de Apr / 2017 às 09h59
Ter um SAC no município é muito bom. Mas há tempos que precisa modernizar os serviços. Contratar mais gente, ampliar a oferta de atendimento e agendar pela Internet. É bizarro essa distribuição de senhas, quem vem do interior passa por absurdos. Será que o governo do estado não se sensibiliza? Vai mudar para o Shopping mas se assim persistir com essas falhas só vai ficar cada vez mais inacessível. Até porque no Águas Center ele é Central. Deixo minha queixa quanto aos atendentes do Detran que parecem estar lhe fazendo um favor. Sem generalizações.
25 de Apr / 2017 às 10h44
Concordo com tudo que você escreveu acima, já passei por tudo isso lá, acho humilhante o serviço do SAC todos os dias passo pra fazer caminhada ás 05 horas da manhã, e a filha já está dobrando a calçada, as pessoas tem medo de precisar do serviços deste órgão e ter que madrugar na filha, essa história do sistema está fora é velha, e porque não vê esse problema? é fácil virar pra que madrugou na fila e dizer venha amanhã! Sinceramente tem que modificar o atendimento, pensar no ser humano e dá um atendimento digno ao ser humano.
25 de Apr / 2017 às 11h01
E quando chegamos ao sac muitas das funcionárias fazem chacota da cara das pessoas muitas vezes ainda tem senhas e eles não distribuem acho que são mais cedo ou e preguiça de trabalhar, realmente essa loira e uma exceção porq as outras que ficam no atendimento são muito mal educadas ali precisa ter uma reforma de funcionários e teve uma que me respondeu muito mal enfim só conseguir minha carteira de trabalho após ir na justiça do trabalho e entregaram na msm hr! Após ter andado meses para conseguir uma senha no sac...
25 de Apr / 2017 às 11h04
Esse tratamento é rotineiro no SAC. Quem pretende buscar algum serviço la tem q estar disposto a perder um dia inteiro pra recebê -lo.
25 de Apr / 2017 às 11h35
Acho justo as críticas de acessibilidade, mais vale lembrar que o SAC funciona como um posto de atendimento que existem órgãos na cidade de Juazeiro que ofertam na maioria dos casos os mesmos serviços, como exemplo o ministério do trabalho para carteira de trabalho, o TRE para título, a ciretran para CNH...O problema não está na logística de senhas afinal, em outros lugares tbm utilizamos senhas( ex.: Bancos) e sim na falta de educação de população que se acostumou a ir para porta dos estabelecimentos antes do necessário, isso sim ocasiona filas gigantes.
25 de Apr / 2017 às 12h42
As pessoas de Juazeiro tem a mania de comparar nossa cidade com Petrolina. Não entendo o porquê da crítica em relação ao SAC ir pro Juá Garden. Por acaso o Expresso Cidadão de Petrolina fica no centro ou no shopping? Lá do outro lado, Pernambuco as pessoas vão ao Expresso Cidadão de ônibus, mototaxi e nem reclamam e nem são ricos. Minha opinião: Juazeiro não cresce porque o povo aqui tem a língua afiada pra criticar e nunca pra agir
25 de Apr / 2017 às 13h39
Triste ver o Sac numa situação dessas hj. Pois quando funcionava em dois turnos e oferecia serviço aos usuários era um serviço de qualidade, muita qualidade que até rendeu o selo da ONU pelo serviço de excelência e qualificação individual de nós funcionários da época. Tinha Urbis, Setre, DETRAN, planserv, bradesco, caixa, ssp, tre, saj e seagri. E olha que tínhamos uma ótima gestora que era a Sra. Maria do Carmo( Carminha ).
25 de Apr / 2017 às 14h01
É por essas e outras que estou adiando minha segunda via do RG, mas até quando? Acho que estou na esperança que melhore, mas sera que mudará? Lamentável, as pessoas precisam se conscientizar que nos sustentamos aquilo ali, merecemos respeito.
25 de Apr / 2017 às 14h48
Boa tarde, esse problema do Sac não muda nunca,os atendentes do setor do RG são sobrecarregados enquanto as atendentes dos outros setores batem papo e dão risadas em alto e bom som,sem falar nos funcionários que parecem trabalhar na OI só vivem pendurados no celular,cadê essa coordenação ? Será que existe!? Ou cadê os políticos que empregam esse povo, será que sabe o real interesse pelo emprego desses seus eleitores que empregam? Atenção população,vamos fazer denúncias ao governo pra ver se isso muda,não podemos mais sofrer com tanta humilhação! #Mais humanização por favor!
25 de Apr / 2017 às 15h09
Realmente o atendimento ali é uma vergonha .. Na minha opinião os funcionários de lá já estão acomodados .. Por isso não fazem seus serviços e só ficam passeando pra lá e pra cá .. Se não querem trabalhar derem a oportunidade aos jovens que quer trabalhar . tantos jovem com habilidades e educação ai atrás de uma oportunidade enquanto ali só tem funcionário acomodado e mal educados .. Falo mal educados pq é o que são, além de nos olharem com olhar de desprezo. Isso é uma vergonha pra juazeiro .
25 de Apr / 2017 às 18h36
Realmente a funcionará Loira ela se destaca pela educação, São poucos os funcionários com a educação dela ,gostaria que outros funcionários tivesse a educação dela parabéns pelo seu atendimento e educação.
25 de Apr / 2017 às 19h04
Realmente lá a situação é precária, ainda tem os funcionários com cara feia e má vontade de atender as pessoas , digo por exeperiencia propria , fui renovar a carteira de habilitação e recebi um péssimo atendimento e vi como atendiam as pessoas que não tinham informação, com a maior cara feia , acho que eles devem contratar mais pessoas e que queiram está ali , não da pra ser tratada mal por ninguém não, pelo menos no setor de habilitação é assim.