Luiz Galvão dos "Novos Baianos"80 Anos no "mistério do planeta "
*para Mariângela e Laert ...
Anos 60 e a mulher mais bonita da humanidade em Juazeiro...
Rua Conselheiro Saraiva... Rua da Apolo, centro de Juazeiro... Eu morava ali , na casa "Vila São Pedro de Alcântara" é ela bem pertinho. (Quase esqueci do alto falante "Marabá e "moonlight serenade" e a ZYN-21 tocando João Gilberto). Eu não saia da casa dela, amigo de Laert, Zé Humberto (Se foi muito cedo) e Mariângela seus irmãos (Mariângela, linda também, mas eu não tinha olhos para ela). Quando Socorrinho dizia: Eita menino dos olhos lindos - eu ardia mais ainda de paixão.
Duninha me botava pra fora e Dona Neném reclamava, Dona Amelinha aliviava. Eu ficava lá até ela pedir um favor: Uma "queixada de Dona Artêmia, alguma coisa no Bazar Royal - eu só comprava pedindo pra "Gustavinho", o anão mais querido de Juazeiro - e procurava em seu Meirelles, armarinho Drubi, Péricles Mota, sapataria Lima, farmácia do seu Ismael ... Até encontrar Galvão, "Luiz cachaça" ou "carroceiro" entre o sinuca de seu Rômulo, café Brasil de seu Ávila e o café de "velhinho" e ele dizia: Diga pra Socorrinho que eu vou já! E eu voltava correndo pra dar o recado, era "cocada " dos dois e ainda ficava "acendendo vela" depois, eu e Duninha...
Galvão namorava por mim, só tinha uns 7, 8 anos... E eu ia dormir pensando ser ele... Caio, meu netinho, está me chamando... Depois eu continuo com esta história da nossa eterna rainha da primavera.. "Só, só, somente só".
Pronto! Já atendi meu netinho e vou continuar... Aqui daria uma longa história de saudade... Galvão do "Spartacus " na quadra do Franvale, " foi dar um "rolê " na Argentina e depois para mundo criar o lendário "Novos Baianos" e o que parecia não ter fim terminou... Socorrinho casou com outro e teve filhos lindos.
Reencontrei Galvão nos anos 80 em São Paulo e ficamos parceiros. Ele também casou com Janete e tem 03 filhos com ela, além da linha Xanda e o saudoso guitarrista Peu... É a vida. Viva para todos! Para amores assim eu fiz Amor & do-in... Por que sempre tem que terminar o que parecia não ter fim.... Quem é que vai fazer com você amor & do-in... Se você for pra longe de mim..vai apagar a luz de um grande amor... Se você for. Galvão, como diz Socorrinho, é o mestre de nós dois, poeta luminoso no "mistério do planeta", completa 80 anos neste dia 22/04 2017... Na estrada.
Eu vou sair por aí com o meu violão debaixo do braço, se alguém quiser me ouvir...? É só, somente abrir porta e a janela pra ver o Sol nascer! Socorrinho continua linda, linda em Salvador... Eu? Morrendo de saudades em Juazeiro, ainda sonhando com a longa estrada.
Beijos!!
Maurício Dias (Mauriçola)
5 comentários
22 de Apr / 2017 às 07h40
Tempo ótimo da infância Maurício. Hoje um vice faz conspiração contra uma mulher honesta Dilma para tomar o cargo traiçoeiramente. Mundo de cão. Lula sabe perder e sabe ganhar, por isso que vou votar em Lula no próximo ano. Lula volta logo meu anjo. Cuidado gente satanas matou Jesus Cristo
22 de Apr / 2017 às 09h05
Eu também, Mauriçola, me lembro da banda dos Novos Baianos, em Salvador, 1974, fazendo sucesso no carnaval baiano. Eu era jovem e estudante, morava na casa de minha tia Nina, que era vizinha a casa dos pais de Paulinho Boca de Cantor, na rua Otaviano Pimenta, Matatu de Brotas. O que não esqueço mesmo é do short cavado e provocativo que Baby Consuelo usava, quando a turma dos Novos Baianos visitava a casa dos pais de Paulinho Boca da Cantor. Eles moravam na praia de Arembepe.
22 de Apr / 2017 às 09h58
Apesar dos excessos de reticências e vitimismos, um texto bacana!
22 de Apr / 2017 às 19h28
Não entendi quase nada
23 de Apr / 2017 às 10h28
Eu não era nascido nesse tempo mas dá pra ver o quanto era uma época boa, das paixões saudáveis, inocentes, não existia a maldade que reina hoje. As músicas falavam de amor pelo próximo. Juazeiro histórica que enche de orgulho!