O Município de Juazeiro deverá manter em pleno funcionamento todas as unidades básicas de Saúde da cidade, bem como as Unidades de Saúde da Família, caso a Justiça atenda ao pedido formulado em Ação Civil Pública do Ministério Público estadual de autoria da promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza. A ACP pede que as unidades voltem a funcionar no mesmo horário e nas mesmas condições de antes de 2016, quando a Secretaria Municipal de Saúde alterou as regras, reduzindo para 32 horas semanais a jornada semanal dos funcionários dessas unidades, que tiveram seu horário de funcionamento reduzido de oito para seis horas diárias.
De acordo com a ACP, o secretário Municipal de Saúde teria confirmado a redução do horário de funcionamento, que tomaria por base uma portaria do Ministério da Saúde, que teria por objetivo “garantir aos profissionais de saúde condições de se qualificar, aprimorando seus conhecimentos”. No entanto, de acordo coma promotora Rita de Cássia, a portaria prevê uma redução provisória, sendo que, em Juazeiro, o horário, reduzido em novembro, se mantém o mesmo até hoje. Segundo a ACP, em visita às unidades de Saúde, o MP constatou que em algumas delas nem mesmo o turno de seis horas estaria sendo cumprido, havendo turnos de apenas quatro horas, das 8h às 12h, “estendido até as 13h apenas para vacinação”. A promotora de Justiça destaca que o novo horário de funcionamento estaria “impedindo o acesso à saúde da população que dispõe apenas do turno vespertino para se consultar”.
Cecom/MP
21 comentários
21 de Apr / 2017 às 10h19
hahahahahah!!! da-lhe Ministério Público!!! Parabéns!!!! Só não vê AS COISAS ERRADAS DESSE DESGOVERNO quem não quer! hahahaha
21 de Apr / 2017 às 10h27
Não tem jeito, o Ministério Público vai ter que trabalhar em cima dessa prefeitura. Eles tem que viver debaixo do chicote do poder judiciário para deixarem de abusar com o povo de Juazeiro. Recebem propina de empreteiras para privatizar o SAAE. Criam taxas abusivas para a população pagar. Vivem de encher a cidade de marketing político para enganar o povo. Tem que descer peia nos lombos dessas raposas que tomaram conta do poder público aqui em Juazeiro.
21 de Apr / 2017 às 11h15
Toma essa prefeitura!!!! MP com força kkkk
21 de Apr / 2017 às 12h10
E agora Plinio? E agora Paulo Bomfim? E agora Isaac Carvalho? Com as graças de Deus o Ministério Público resolveu SALVAR JUAZEIRO, primeiro foi o SAAE agora é a SESAU, em breve muito em breve será a SEDUR(que não atende a todos os bairros), só visa fazer executar obras onde vereadores tem seus eleitores chamados de fieis e com isso os outros bairros se ferram se lascam... Mas o MP vai resolver isso.
21 de Apr / 2017 às 12h15
Putz! Esqueci da CSTT que não faz as devidas fiscalizações no nosso trânsito e muito menos fiscaliza as concessionárias das linhas de transporte(Joalina uma vergonha, só carro velho caindo aos pedaços, mas, Leãozinho contribui com a caixinha do Isaac),(Joafra tem até uns carros mais novos, mas dizem que a sujeira dentro deles é grande). Vamos esperar o MP agir e exigir nova concorrência pra exploração das linhas de ônibus. Mototaxistas continuam cometendo infrações e ninguém toma providência. Medrado Medrado faça alguma coisa cara...
21 de Apr / 2017 às 14h33
Oxente e as tali de caravana da saúde. "Kkkkkkkkkkkkkk Quem agradece é a TV São Francisco que deve ta recebendo boa grana para mostrar as mentiras dessa gestão. Gestão que vive de Marketingeeee
21 de Apr / 2017 às 14h33
Oxente e as tali de caravana da saúde. "Kkkkkkkkkkkkkk Quem agradece é a TV São Francisco que deve ta recebendo boa grana para mostrar as mentiras dessa gestão. Gestão que vive de Marketingeeee
21 de Apr / 2017 às 15h43
O mais sofredor com essa situação lamentável, é o pobre, que não tem como pagar uma atendimento médico particular.
21 de Apr / 2017 às 15h49
Até q em fim Ministério Público abriu o olho, tem q olhar mais, os OUTDOORs a nomeação do ex e da sua noiva: sim ela faz o quê mesmo na SEDUC, pelo q vejo NADA ×NADA , MP investigação em cima desses abusos.
21 de Apr / 2017 às 18h56
Que bom que MP está com o povo,estamos voltando acreditar na justiça.
21 de Apr / 2017 às 19h35
Tem que voltar mesmo!As pessoas que trabalham e não podem ir nesse horário ,ficam prejudicados.E sem falar que pra marcar consulta é só um dia na semana,que pra conseguir tem que chegar às 5 hs da manhã.E às vezes o médico nem vai.Ai a recepcionista manda a gente voltar outro dia.Isso ai a secretaria de saúde não toma nenhuma providência.Tem que haver uma fiscalização nos postos de saúde.E realmente ter um treinamento com toda equipe(médico,enfermeira chefe,Recepcionista)Meu Deus como são mal humorados.
21 de Apr / 2017 às 19h46
E sem falar nessa caravana da saúde.Que mandam a pessoa buscar o resultado dos exames no hospital REGIONAl,e simplesmente viram pra pessoa e só entregam 1 resultado de exame,De uns 14 que foram feitos.Só pra enganar a população.Falta de humanidade,respeito.A pessoa acorda cedo,deixa de ir trabalhar pra poder ir fazer os exames e fazerem uma coisa dessa?É um absurdo.
21 de Apr / 2017 às 20h12
Geraldo... Por que você não noticiou que o MP também recomendou a suspensão da cobrança de lixo pelo SAAE? Divulgue aí, cara. OBS: O LEITOR ESTÁ EQUIVOCADO. A MATÉRIA FOI DIVULGADA QUINTA-FEIRA, DIA 20. CONFIRA O LINK: MUNICÍPIO DE JUAZEIRO É RECOMENDADO A DEIXAR DE COBRAR TAXA DE LIXO SEM AUTORIZAÇÃO DE CONSUMIDORES. http://www.geraldojose.com.br/index.php?sessao=noticia&cod_noticia=87507
21 de Apr / 2017 às 20h29
Essa promotora realmente não entende de saúde. Todos nós sabemos que o turno tá tarde é bem parado em todos os postos, pois todo movimento de consultas é realizado mais durante a manhã. Posto de saúde não foi feito pra atender emergências não minha gente! Desconstruam essa cultura erronia. Pra emergência existem hospitais, UPA e SAMU, que foram construídos para tal finalidade. UBS trabalha com PREVENÇÃO!!!!
22 de Apr / 2017 às 10h53
quer dizer que a pessoa ai de cima sabe mais que o Ministerio Público né?! "Tá serta" amiga, só o teu comentário é a favor dessa atitude do governo. quem não depende da saúde pública deveria ter consciencia de nem fazer comentários aqui!
22 de Apr / 2017 às 12h46
falta. de respito com povo juazerense..cade prefeito de juazeiro ba quando agente abre as torneira. da nossa cassa sai a quele malcheiro na agua .. minha esposa foi ter criança no hospital. clise e, juazeiro ba .. não tinha engesão matherdan a medica disse que ñ tenha previsão de chegar.. deu uma receita para compra nas farmacia..cade prefeito fiscalização ..foi no posto de saude não tinha cartão de vacina .....corrupto tem muito que recebe propina tem muito.. agora cuida da saude do povo ñ tem cade os veriador...para questonar.. sobre isso .. prefeito vala mora no quider piriferia
22 de Apr / 2017 às 12h58
geraldo, amigos do blog e principalmente, os defensores do desgoverno, o que queria entender era o seguinte, se a pessoa tiver uma dor de dente bem forte digamos 3 horas da tarde, o pessoal do CEO da orla não atende urgencia, nem tem plantão mais depois das 6. Eles dizem que tem que ir pra lá encaminhado pelo posto, depois de medicado pelo dentista do postinho. Mas como a pessoa vai ser encaminhada, se no posto não tem ninguém a tarde?!?! Ai o cabra com dor de dente vai se automedicar pra ameaçar a saúde e esperar a boa vontade da prefeitura comunista?!? UPA e regional já tem dentista é?
22 de Apr / 2017 às 21h56
O BEM OBSERVADO pra começo de conversa se identifique, é muito fácil chegar e criticar e não ter no mínimo a coragem de nem colocar o nome... de justiça eu não entendo mesmo não, mas de saúde eu entendo sim... tenho 2 pós graduações e mestrado. Conheço toda a lei da atenção básica onde é bem clara o funcionamento da ubs com as 32h semanais e as demais 8 horas poderá ser realizado capacitação dos profissinais. E vc me diga quem é? Não estou aqui para defender governo de nenhum prefeito, mas DEFENDO SIM a luta pelas 30 h semanais. Já você, parece ser só mais um da oposição q n tem embalsamento.
23 de Apr / 2017 às 09h38
não me identifico porque o governo que voces defendem costuma PERSEGUIR quem aponta os erros que eles proprios, por não terem autocritica, julgam não ter. E doutorado, pós, isso e aquilo pouco dizem, é o novo "você sabe com quem está falando?". voce depende da saúde publica? eu dependo e peno todo dia por causa dela, de posto que não tem gente em horário que deveria ter! e se sabe tanto, vá ao MP orientar quem vc disse que "não entende de saúde". Passar bem!
23 de Apr / 2017 às 09h41
(2), e já que entende TAAAAAANTO de saúde, me responda aí a pergunta que fiz: se eu ou algum parente tiver dor de dente a tarde, vai recorrer a quem se não tiver plano ou dinheiro?!? vai pedir emprestado a agiota? vai tomar dipirona/ibuprofeno que tem guardado em casa (mas os que ENTENDEM de saúde não dizem que é errado se automedicar??!). Explica ai, gostaria de entender o que os pobres fazem quanto a isso.
23 de Apr / 2017 às 09h43
comentário de um leitor do blog noutra materia: "falta. de respeito com povo juazerense..minha esposa foi ter criança no hospital. clise e, juazeiro ba .. não tinha engesão matherdan a medica disse que ñ tenha previsão de chegar.. deu uma receita para compra nas farmacia.." E aí, a saúde vai mesmo bem como diz o comercial na tv norte?! Quem entende de saúde me responda ai, porque to procurando respostas, eu e a população que depende do SUS e não tem planinho de saúde