O titular da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) de Juazeiro, Anderson Alves, acompanhado da equipe técnica da secretaria visitou nesta segunda-feira (17) a área da Orla que receberá o Projeto Parque Fluvial para pontuar alguns serviços que precisam ser realizados antes do início da obra.
“Estivemos em reunião com as secretarias municipais envolvidas no projeto, SAAE, SESP e SEDIS, e hoje estamos percorrendo a área para um levantamento dos serviços que ainda estão pendentes para que a obra possa ser iniciada”, explica o secretário Anderson Alves, que comunica que a licitação da obra já foi concluída e que a Caixa Econômica já aprovou. “Em breve o prefeito Paulo Bonfim dará ordem de serviço para o início da intervenção”, destaca Anderson Alves.
De acordo com o Superintendente de Planejamento da SEDUR, João Pedro Neto, o projeto é fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF). “A Prefeitura de Juazeiro concorreu com outros 12 municípios localizados a margem do Rio São Francisco onde somente 4 foram selecionados: Juazeiro, Petrolina, Pirapora e Januária”, explica João Pedro Neto.
O projeto - vai promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial do trecho entre o muro da Marinha e o Angari. A intervenção prevê a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de Cooper e ciclovia em toda a extensão do parque; recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, estruturação e ordenamento do mirante e criação de um atracadouro náutico; reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares Mec Cesar e Mec Beto para a criação de um terminal hidroviário. As barracas que hoje ficam próximo a Marinha, serão retiradas da margem do rio por questões ambientais e ordenadas e padronizadas na área da calçada. Com isso, Juazeiro terá uma nova área de lazer, um novo cartão postal para suas famílias.
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
9 comentários
17 de Apr / 2017 às 22h21
Muito legal, nossa cidade tem um grande potencial turistico, e deve ser aproveitado, parabéns.
18 de Apr / 2017 às 04h47
Até o ex secretario que continua com a boquinha estava lá. Tem muitos anos esse assunto e nada
18 de Apr / 2017 às 08h51
É verdade fred vamos torcer para agora sair.
18 de Apr / 2017 às 08h56
Deveria derrubar o muro da marinha e estender a orla ate a univasf .
18 de Apr / 2017 às 09h14
Quando e por que não removem o "M", tem algum projeto para isso?
18 de Apr / 2017 às 09h51
Mais não prevê o saneamento da área?
18 de Apr / 2017 às 11h32
Seria interessante o projeto ser apresentado a população, até pra ouvir a população que já utiliza o espaço. Isso é um pressuposto importante em elaboração de projetos. Para um governo, que se considera popular, poderíamos ter mais participação em ações de desenvolvimento da cidade, ter um canal para diálogo onde pudéssemos opinar, sugerir, criticar. Ao que parece, os envolvidos estão muito mais preocupados com a propaganda do que no atendimento das demandas da população.
18 de Apr / 2017 às 13h34
Só acredito quando ver, aquela grande obra da academia das cidades tem mais de um ano que ta parada. Está obra é igualzinha a travessia urbana. A unica coisa que ficou bonita foi a maquete.
18 de Apr / 2017 às 14h37
Que notícia maravilhosa! Tomara que não demore muito! Torcendo muito pra que isso aconteça logo, Juazeiro necessita demais de áreas de lazer!Também poderiam fazer pistas de Cooper e Ciclovias à margens das BRs que cortam a cidade.