Com a turnê Alembaía Tour, serão contempladas as cidades de Paulo Afonso, Rodelas, Abaré e Chorrochó
Na Alembaía Tour, a Órbita Móbile parte do seu lugar de origem, Paulo Afonso (BA), apresenta seu primeiro álbum “Sonho Robô” e lança uma nova plataforma para circulação de músicas: um quadrinho futurista. Rock, ficção científica e tecnologia: estes são os elementos que a banda Órbita Móbile levará, na sua primeira turnê, a quatro cidades da Bahia. Com shows gratuitos em Paulo Afonso, neste sábado (15), em Rodelas (17), em Abaré (18) e Chorrochó (19). A turnê que se chama Alembaía Tour, pretende fazer circular a produção musical presente nas interseções nem sempre visíveis dos espaços fronteiriços do estado e da arte.
Além dos shows, a turnê inclui oficinas de produção musical, que envolverão comunidades indígenas da região de Itaparica, e o lançamento de “Sonho Robô: Crônicas de Forquilha Town”, livro-plataforma que, além de apresentar em quadrinhos a história que dá origem ao primeiro disco da banda, dará acesso ao download das músicas via código QR – código bidimensional que é facilmente acessado através das câmeras dos celulares. A turnê acontece com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.
Formada por Augusto Kuarupp (vocal), Igor Galindo (bateria) e Matheus Carvalho (guitarra), nascidos em Paulo Afonso, além do soteropolitano Mateus Fraga (baixo), a banda foi fundada há 10 anos, como forma de evidenciar o hibridismo e a diversidade cultural presente na região da antiga Forquilha, hoje Paulo Afonso, cruzamento de diversos povos e de estados do Nordeste.
Na encruzilhada estética em que se encontra, a banda traz à tona um discurso poético baseado em narrativas tecnológicas e no rock’n’roll. Estes dois elementos amarram as influências musicais do manguebeat, baião, drum’n’bass, samba rock, funk, hip hop, vaneirão, ópera, reggae, bossa nova, maracatu e pagode, junto com a cultura ancestral indígenas e com referências literárias e cinematográficas compostas por narrativas de ficção científica, como Isaac Azimov, Aldous Huxley, “Matrix”, “Blade Runner”, Laranja Mecânica”, entre outros. É rock atmosférico, ao mesmo tempo plugado com as raízes do sertão e conectado com questionamentos e poéticas artísticas universais.
Os shows da turnê apresentam seu primeiro álbum “Sonho Robô”, o primeiro disco da Órbita Móbile, que trata de uma humanidade que supostamente desistiu das utopias e se utiliza da tecnologia para voltar a sonhar. Lançado digitalmente em 2016, o disco ganha nova roupagem para a turnê. Com argumento de Kuarupp, que além de vocalista da banda, é roteirista de quadrinhos, ilustrações do artista Mauro Caparroz, a HQ “Sonho Robô: Crônicas de Forquilha Town” se passa em 2101 e conta a história de uma agente federal e seu parceiro robô, que encontram ciborgues com cérebros humanos portadores de um nanochip com o Algorítmo Quântico para Subjetivação de Consciências Artificiais – AQUASCA. A revista, que será distribuída gratuitamente, configura uma plataforma inovadora de distribuição, uma vez que dará acesso direto e rápido via QR code para download das músicas.
A experiência tecnológica de produção musical dos componentes da banda também será compartilhada durante o mês de abril, com a realização de oficinas envolvendo três comunidades indígenas da região: Tuxá (Rodelas), Truká Tupan (Paulo Afonso) e Pankararé (Glória). As atividades terão duração de 20 horas e trata sobre técnicas de produção musical, gravação com softwares livres, mixagem e divulgação e disseminação da música digital através das redes.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
SERVIÇO
ALEMBAÍA TOUR - ÓRBITA MÓBILE COM O SHOW ‘SONHO ROBÔ’
Paulo Afonso - Forquilha Town Transmídia Festival
Local: Centro de Cultura Lindinalva Cabral
Data: 15 de abril (sábado)
Horário: 22h (a programação do festival inicia às 16h)
Quanto: grátis
Rodelas
Local: Praça Almeida Justinano Soares (Centro)
Data: 17 de abril (segunda)
Horário: 19h
Quanto: grátis
Abaré
Local: Praça de Eventos da Cidade de Abaré (Centro), próximo à Prefeitura
Data: 18 de abril (terça)
Horário: 19h
Quanto: grátis
Chorrochó
Local: Praça da Matriz – Rua Coronel João Sá (centro)
Data: 19 de abril (quarta)
Horário: 19h
Quanto: grátis
Ascom Secult-BA
1 comentário
13 de Apr / 2017 às 07h46
Rock?! KKKKKK