A taxa de coleta de lixo já começou a ser cobrada nas contas de água dos moradores juazeirenses. O custo da coleta antes era cobrado no valor do IPTU e era dividido em até 03 parcelas. Agora os moradores devm ficar atentos ao aumento nas contas e é importante ressaltar que o cálculo da taxa de coleta é de acordo com o comprimento da residência e por isso haverá variações de valores de uma conta para outra.
O Programa e Blog Geraldo José entrevistou nesta terça-feira (21) o Diretor-Presidente do SAAE de Juazeiro, Joaquim de Medeiros Neto, que explicou como a instituição decidiu aderir a cobrança da taxa de limpeza.
“A coleta e transporte do resíduo sólido acaba sendo deficitária para o SAAE. O que se gasta com a coleta e com a limpeza pública é deficitário. O lixo é um grande desafio e uma grande motivação. Nós precisamos ser muito eficientes. Boa parte do lixo, que é estimando em 60 toneladas por dia, 40% a 50% é reciclável. Em parceria com os catadores já colocamos alguns pontos de entregas voluntárias para as pessoas se mobilizarem e trazerem os matérias para serem reciclados. Essa decisão do governo municipal em cobrar a taxa de coleta de lixo nas contas de água foi uma decisão foi aprovada em sessão na Câmara dos Vereadores de Juazeiro na legislatura passada”, disse Neto.
O Diretor-Presidente do SAAE também esclareceu como a taxa cobrada já está sendo utilizada em favor dos moradores. “De imediato nós estamos coletando mais lixo do que quando não era cobrada a taxa de limpeza. Tínhamos sete caminhões de coleta e agora colocamos mais dois. A limpeza nós já estamos fazendo com duas patrulhas de máquinas. Com certeza iremos conseguir dar um resultado maior na limpeza da cidade”, pontuou.
Joaquim Neto concluiu a entrevista dizendo que “É uma conta simples de fazer e muito inteligente. As pessoas terão que pagar porque consomem água e tem a coleta de lixo. Nós não cobramos por limpeza de terrenos a população. É mais um desafio. Mais na frente olharemos para trás e veremos o quanto contribuímos para o desenvolvimento de Juazeiro”.
Nesta quarta-feira (22) Joaquim Neto participará ao vivo no programa Café com o Blog e dará mais explicações aos leitores do Blog Geraldo José, que nos acompanham pela nossa página no Facebook, sobre a cobrança da coleta de lixo nas contas de água. Neto também irá falar sobre as ações de conscientização para o uso da água no município.
Da redação Blog Geraldo José - Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
41 comentários
21 de Mar / 2017 às 20h30
Pura lorota do sr. joaquim neto não se mistura "alho com bugalhos", o que tem haver a cobrança de taxa de lixo na conta de fornecimento de água? Os serviços são distintos um do outro, porém a real intenção é fazer a tal cobrança na conta de água em razão da inadimplência do pagamento do IPTU, o cidadão não terá opção ou paga a conta ou então o fornecimento de água será interrompido! O pior disso tudo é que o projeto foi aprovado na legislatura passada e ninguém tomou conhecimento ou pelo menos foi divulgado!. Com a palavra os Advogados tributaristas da região p/levarem o assunto ao MP!
21 de Mar / 2017 às 20h54
Agora vão fazer de tudo para recuperar o dinheiro gasto na campanha e quem sabe arrecadar mais um pouco para 2018. O país vive numa crise e esses ...querem tirar mais um pouco do nosso mísero salário. Quero saber para que serve o Ministério Público e Câmara de Vereadores, será que só pra serem decorativos?
21 de Mar / 2017 às 20h57
AI,AI..PROFESSOR OTONIEL GONDIM.O SEU AMIGO JOAQUI M NETO BOTANDO PRA ... NO BOLSO DO POVO.VAI DIZER O QUE NO SEU PROXIMO ARTIGO NO BLOG?...HUM.DE OLHO
21 de Mar / 2017 às 21h14
Muito interessante agente pagar por um serviço que é obrigatório da prefeitura e não dos moradores, já basta a taxa de esgoto que pagamos um absurdo. Vamos nos movimenta contra essa decisão.
21 de Mar / 2017 às 21h20
Mais uma que esse prefeito ameba empurra goela abaixo dos Juazeirenses, e a nossa câmera de vereadores, verdadeiros lambe botas, aprovaram sem sequer consultar seus eleitores. Belo presente. .
21 de Mar / 2017 às 21h27
A taxa de coleta de lixo, que era cobrado no valor do IPTU,era cobrado anual,ou seja uma vez no ano,enquanto essa taxa de lixo cobrado no valor da água,creio que seja mensal,um absurdo desse governo PAULO BOMFIM.
21 de Mar / 2017 às 22h04
“A Constituição Federal permite a cobrança de taxa pelos governos federal, estadual ou municipal, desde que seja em razão da utilização de serviço público de forma específica e divisível. No caso da Taxa de Lixo cobrada pelo município, o serviço prestado atende ao princípio da especificidade, pois o caminhão de lixo presta o serviço especificamente para o contribuinte. Entretanto, não atende ao princípio da divisibilidade, pois o lixo não é pesado ou medido, como determina a Constituição Federal, de forma que cada contribuinte pague proporcionalmente ao serviço que lhe é prestado. Como exemplo
21 de Mar / 2017 às 22h05
Como exemplo: a Taxa de Água é cobrada atendendo ao princípio da divisibilidade — quem gasta mais água paga um valor maior do que quem gasta menos. Para água existe um instrumento para atender ao princípio da divisibilidade, que é o hidrômetro. Já a Taxa de Lixo não possui um instrumento para medir a quantidade de lixo produzido por cada contribuinte. O valor a ser pago pelo nao pode ser medido em razão da localização ou tamanho do imóvel, ou pela situação socioeconômica do contribuinte. Assim, a Taxa de Lixo, não atende ao princípio da divisibilidade, sendo portanto inconstitucional"
21 de Mar / 2017 às 22h16
Uma vergonha pra nossa juazeiro, sem oposição pra bater de frente, os vereadores que deveriam servir o povo servem a si mesmo. O povo devia ir pra rua e ...nessa prefeitura, queimar pneus etc, o povo dessa cidade aceita tudo de cabeça baixa uma vergonha. Ministério publico deveria urgentemente se deslocar pra nossa região e investigar tudo isso, como é que aprovam tal coisa sem esclarecimento aos eleitores. logo logo a prefeitura privatiza o saae, deve ser isso que esse governo que, tomar posse do saae pra meter a mão no bolso do eleitor. vereadores que não apresentam 1 projeto
21 de Mar / 2017 às 23h06
Essa cobrança é arbitrária e exploradora. Lamentável um partido que se diz comunista agir com tanto capitalismo. Esse Joaquim Neto é uma fraude a frente de uma autarquia, ele há pouco tempo nem sabia que saneamento não é só água e esgoto. Não conhece nem a lei de saneamento do próprio país. Eles não podem cobrar tantas taxas. A taxa de esgoto é um absurdo, já que a maioria do esgoto da cidade não é tratado e vai direto para o rio. O Saae presta um desserviço para o povo de Juazeiro.
21 de Mar / 2017 às 23h14
Sr Joaquim, saiba que prestar o serviço de água, coleta de esgoto e resíduos sólido faz parte do dever básico do município, que saneamento básico (água potável, coleta e tratamento do esgoto e de resíduos sólidos e drenagem das águas da chuva) é um direito de todos os cidadãos. Portanto, a autarquia não faz nada além de sua obrigação de prestar o serviço. Agora, estas taxas são abusivas, e fere o direito básico que todos devem ter acesso. É bom lhe explicar também, mesmo que seja dever seu saber disso, que saneamento ambiental é muito mais do que saneamento básico, tá? Se informe
21 de Mar / 2017 às 23h19
Vergonhoso esse nosso país. Como vai ficar os trabalhadores q vive de um salario,que também não dar pra nada. Seu prefeito e seus vereadores esse desconto na conta de vcs não fará falta,mas na do trabalhador q ganha o salario minimo qualquer desconto ja e sentido no fim do mês.Vergonha desse país sem justiça.
22 de Mar / 2017 às 00h09
Continua passando em dias alternados. Se tem mais caminhões e mais dinheiro ficaria um serviço bom mesmo era coletando todos os dias.
22 de Mar / 2017 às 01h18
Essa taxa foi aprovada pelos Vereadores da legislatura passada, o povo deu a resposta, os novatos no Não tem culpa dessa aberração, vejam quem aprovou na legilatura passada, Jean Gomes,Tiano, Anastácio, Alex Tanury, Bené, Neguinha, esses q são os culpados, dessa taxa, a sociedade de Juazeiro tem q cobrar é deles!
22 de Mar / 2017 às 04h42
O poder publico cada vez fazendo.menor.arrecadando mais.lascando.com.o.pobre.povo..alguem.tem.q.se.rebelar!!!
22 de Mar / 2017 às 06h53
VAMOS JOGAR OS NOSSOS LIXOS NA CAMARA DE VEREADORES OU NO SAAE COMO PROTESTO
22 de Mar / 2017 às 07h03
É uma conta simples e inteligente sim de se fazer, basta pegar uma rua com 100 casas e multiplicar aqui pelo menor valor de R$: 12 reais que vai ser igual a R$:1200,00 por rua. Agora multiplica 1200 pelo numero de casas que usam esse serviço hoje em nossa cidade. fazer um calculo aproximado aqui pelo numero de casas que devem usar hoje esse serviço do saae 1200 por rua x 400.000.000 mil casas (uma estimativa) que usam o serviço do saae que vai da 480,000,000 milhões de arrecadação, isso com o valor minimo de apenas 12 reais na sua conta simples assim!
22 de Mar / 2017 às 07h32
O senhor Regis Cardoso deveria saber que publicar algo que não foi feito por ele e não citar o autor é PLÁGIO, da próxima mais criatividade amigo, nada de copiar e colar o texto. Agora a respeito da cobrança da coleta de lixo quero informar a todos que é constitucional, uma vez que é permitido no nosso ordenamento jurídico a cobrança da taxa de lixo. Não vejo o porque desse drama todo, o povo reclama tanto de corrupção e não quer pagar o que tem o dever de pagar? Se pararem um segundo para ler a nossa CF/88 vão parar de falar tanta besteira sem fundamento jurídico.
22 de Mar / 2017 às 07h36
Assim como aumento dos salários de vereadores, secretários, vice prefeito e prefeito os maiores beneficiados eram os vereadores, todo mundo calou imaginando que todos seriam reeleitos, se na legislatura passada dizia-se que era pior de todos os tempos, hoje a câmara parece uma secretaria da prefeitura com 21 com polpudos salários. Tudo dominado. VERGONHA
22 de Mar / 2017 às 07h41
A corrupção começa quando o cidadão sonega imposto, fura a fila no banco, procura da um "jeitinho" para resolver a multa de trânsito, não paga o seu IPTU. Então minha gente falar até papagaio fala, a cobrança não vai ter um valor fixo para todos, vai ser de acordo com a localização da residência. Não tem como pesar o lixo para ser feito uma individualização, o povo não quer pagar nem a taxa do lixo e se precisar comprar uma balança para pesar esse lixo quem vai querer custear??? Vocês não pagam o IPTU e acham que o dinheiro do município cai do céu? ??
22 de Mar / 2017 às 08h06
O que dizer da nossa cidade JUAZEIRO BA,está cada vez mais esquecida,a população sofrendo de todas as formas,mais governo complicado.Mais uma vez tirando do salário mínimo,o pouco que o povo tem para se manter...Está dinheiro provavelmente já tem destino final,o bolso do tal envolvido nessa roubalheira toda e equipe de engano a população.Cidadaos não vamos nos calar,vamos nos juntar e procurar os nosso direitos,isso não é justo.
22 de Mar / 2017 às 08h08
Regis cardoso, muito boa sua colocação. eu vejo a foto dos vereadores e da nojo, que cidadezinha essa juazeiro, bando de corruptos no laço do vaqueiro... esse governo tem uma cara de pau tão grande, que tenho certeza que fazem curso de teatro custeado pelo município. SRº JOAQUIM, você tem a cara de pau de falar do JAPÃO para se coparam a esse abuso, você deveria falar do Japão para falar como o senhor vaqueiro ficou tao rico, como Paulo Marionete ficou tão rico, para falar aonde está o dinheiro da saúde, e também para falar compara que la um politico jugado e condenado (vaqueiro).
22 de Mar / 2017 às 08h09
A culpa de tudo isso são os vereadores que nada fizeram, se calaram se compraram mais uma vez, nós vos colocamos na câmera para defesa do povo senhores...CADE VOCES TAMBÉM SE ESCONDEM,é pensa somente em derrubar o pobre cidadão cada vez.mais?
22 de Mar / 2017 às 08h09
O PECADO MAIOR,É A DESINFORMAÇÃO.AS COISAS SÃO FEITAS, NÃO SÃO DIVULGADAS E DIFUNDIDAS,DANDO MARGEM A TODOS OS TIPOS DE INTERPRETAÇÃO É O CASO.NÃO VEJO MAL NA TAXA DE LIXO SER COBRADA NA CONTA DA AGUA,DESDE QUE,SEJA UM VALOR JUSTO QUE LEVE EM CONTA A CAPACIDADE DE PAGAR DO CIDADÃO.INFELIZMENTE,É UMA REALIDADE:POUCOS PAGAM O IPTU NESTA CIDADE,SE ESQUECENDO QUE O MESMO RECAI SOBRE O IMÓVEL E VAI PARA A DIVIDA ATIVA.
22 de Mar / 2017 às 08h15
continuando... Não fica livre e assumindo cargo publico no qual ele foi jugado. 65 né mãe?. Outro detalhe é você comparar Juazeiro a petrolina nas taxas de agua e esgoto, você conhece o sistema de tratamento de esgoto de petrolina? (juazeiro em 30 anos não montará um sistema igual o da compesa) você sabe quanto se paga de taxa em petrolina?. Essa taxa, certamente é para pagar o derrame de dinheiro publico usado na campanha do marionete. Já começou a pagar no carnaval, gastando mais de 200 MIL, com baloes (vejam de quem e a empresa de baloes). eleitores do marionete, vocês fazem parte disso.
22 de Mar / 2017 às 08h56
ISSO NAO EXISTE...VEREADORES MANDRAQUES,,,QUER DIZER QUE EU PAGO MEU IPTU EM DIAS...E VOU PAGAR PELO OS OUTROS QUE NAO PAGAM,,SÓ AQUI NESSA CIDADE SEM LEI MESMO...TA VENDO SOFRE QUEM VOTOU E QUEM NAO VOTOU NESSA TURMA AÍ...OU VAI DIZER QUEM VOTOU NESSE PREFEITO TA SATISFEITO COM ISSO...MP KD VC?
22 de Mar / 2017 às 09h06
É um presente da Administração Municipal para a população de Juazeiro da Bahia. É disso que o povo gosta para ficar vermelho de raiva.
22 de Mar / 2017 às 09h21
Eu não acredito que este prefeito mal entra e ja com essas baboseiras de cobranças injustas, e esse monte de babões do prefeito só enchendo o bolso para aprova mas taxas para o povo, ai coloca no debito da água para não perderem nada isso e um roubo a taxa da água só aumentando o povo precisa ir atras para revogar este absurdo...
22 de Mar / 2017 às 09h30
OLha a população chorando agora. Mais uma vez cai na "balela" de campanha dessa gestão que só sabe "maquiar a cidade". Tudo que foi feito está desmoronando e agora vem chorar. Temos uma gestão omissa e uma camara de vereadores que parece que não existe. Como esses vereadores que se diz: "trabalhar para o povo" aprova isso da noite para o dia.. Só digo uma frase: Meus pesames Juazeiro..
22 de Mar / 2017 às 09h32
Um absurdo essa cobrança, já que temos que pagar por esse serviço, seria interessante todos os Juazeirenses colocarem seus lixos na porta em horários diferentes da coleta do lixo, uma vez que pagamos pelo serviço, você pode fazer da forma que quiser, aí nesse caso a prefeitura se vira para colocar funcionários para recolher lixo toda hora. Imagine aí como seria a cidade? PAGO E USO DA FORMA QUE QUEROOO!
22 de Mar / 2017 às 09h42
Bom dia, Acharia até justo pagar taxa de lixo se realmente a cidade fosse limpa. No alto da Maravilha mesmo ou os moradores varrem as ruas ou vivem no meio do lixo. SE vcs querem cobrar então vamos trabalhar, por que a taxa de esgoto ainda não disse para quer serve, se a cidade toda está entupida. Nos economize de tanta mentira, estamos cansado. População vamos cobrar, porque é nosso direito já que estamos pagando por um serviço inadiplente.
22 de Mar / 2017 às 10h06
Em meios dessa crise politica, mais um absurdo para dificultar a nossa existencia. Qualquer explicação é incabivel e inaceitável. Falam em retirar esse valor do IPTU, mais ninguem percebeu que esse valor foi reduzido do IPTU. Atualmente na dificuldade em que a população sobrevive onde a maioria vivem sem energia ou agua, porque alguns dias sem pagar automaticamente são cortados. Como iremos assumir mais uma conta? Ainda absurdamente elea falam em se a casa for maior cobra mais porque produzem mais lixo! Parabéns aos politicos! Conseguiram mais uma forma de arrancar dinheiro da população!
22 de Mar / 2017 às 11h03
Você me chamou para esse pagode, e me avisou: "Aqui não tem pobre!" Até me pediu pra pisar de mansinho, porque sou da cor, eu sou escurinho... Aqui realmente está toda a nata: doutores, senhores, até magnata Com a bebedeira e a discussão, tirei a minha conclusão: Se gritar ... Lugar meu amigo é a minha Baixada, que ando tranquilo e ninguém me diz nada E lá camburão não vai com a justiça, pois não há...
22 de Mar / 2017 às 11h11
NAÕ PRESCISA SER ADVOGADO PRA SABER QUE É ILEGAL
22 de Mar / 2017 às 13h12
Pessoal! Vamos reunir forças para isso não ir pra frente. Somos maioria. É a população de juazeiro que precisa tomar uma atitude quanto a esse absurdo. Temos força e poder. Vamos para as ruas, prefeitura, câmara, seja lá o que for... mas não podemos deixar isso acontecer.
22 de Mar / 2017 às 14h09
A cobrança é inconstitucional. O Código Tributário Municipal tem que prever essa taxa. Se não há a previsão tá errado. Com a palavra o MP e os Vereadores.
22 de Mar / 2017 às 14h42
ALO POVO DE JUAZEIRO,,,JA QUE NAO EXISTE CAMARA DE VEREADORES EM JUAZEIRO...VAMOS LUTAR POR NAO A ESSA TAXA NOIS MESMO..PQ CREIO EU QUE AINDA EXISTE MINISTERIO PUPLICO E JUSTIÇA EM JUAZEIRO..OU NAO?
22 de Mar / 2017 às 16h36
Quero saber quem é o dono dessa empresa de coleta de lixo e da zona azul...?
24 de Mar / 2017 às 06h33
Já que pago IPTU em dia, em 1 única parcela, sem nenhum atraso, posso "exigir" que esta coleta continue a ser cobrada no meu IPTU?
25 de Mar / 2017 às 14h22
Precisa divulgar qual a Lei que autorizou a cobrança dessa taxa, junto com a conta de água. Era obrigação informar o dispositivo legal para isso. Já que se o morador não pagar a conta: por conta do valor da taxa de lixo, não poderá ter sua água cortada. Isso se chama ABUSO DE COBRANÇA, ou tarifaço. A conta de água não tem correlação com a taxa de lixo. É ilegal.
25 de Mar / 2017 às 14h27
Cadê o partido comunista. Só sabem fazer barulho. Na prática, nas ruas é uma coisa e administrando o municipio é outra completamente diferente. Pura lorotagem.