A Prefeitura de Petrolina iniciou nesta segunda-feira (20) a remoção de 3.500 toneladas de baronesas e resíduos do Rio São Francisco. A ação integra o projeto Orla Nossa, que desenvolverá, durante os próximos meses, um conjunto de atividades para a preservação do ecossistema do Velho Chico.
O primeiro dia operacional do projeto foi acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho. Equipes e máquinas da Prefeitura foram mobilizadas para a retirada dos resíduos na margem rio, que depois serão transformados em adubo. Além da remoção, foi iniciada a identificação de ligações clandestinas de esgoto e o fechamento dessas tubulações irregulares em parceria com a Compesa.
A previsão para concluir a etapa operacional do Projeto Orla Nossa é de 60 dias. Após essa fase, será feita a oxigenação e tratamento biológico do rio. "O Rio São Francisco é o maior patrimônio de nossa região, por isso, não poderíamos deixar continuar tantas agressões como o despejo de esgoto. Esse projeto chega justamente para garantir a preservação do rio como também para envolver a população na defesa de nosso maior bem natural", explicou o prefeito.
Ainda segundo Miguel, a Prefeitura já deu início a um projeto que será financiado pelo Governo Federal para a instalação de um terminal para as barquinhas na orla. "Essa área está bastante precária e precisa urgentemente de investimentos. Já estamos trabalhando junto ao DNIT para garantir esse terminal, que está orçado em cerca de 4 R$ milhões, para dar mais acessibilidade e conforto para quem usa esses transportes", adiantou.
O projeto Orla Nossa é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina coordenada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). O trabalho envolve diversas secretarias, Governo do Estado e IF Sertão na defesa do Rio São Francisco.
3 comentários
21 de Mar / 2017 às 06h36
Com recursos do governo federal, para dar acessibilidade as barcas que partem para Juazeiro, deveriam conversar com autoridades do municipio de Juazeiro para planejarem juntos a obra. Tanto para acesso em Petrolina, quando para acesso em Juazeiro. Se vocês exploram a federalização do Rio São Francisco, não se esqueçam que o Rio é compartilhado.
21 de Mar / 2017 às 09h39
Parabéns ao novo gestor pela iniciativa louvável em defesa não só do rio como também de toda população que em um futuro próximo poderá usufruir deste trabalho. Petrolina tem uma bela orla que vinha sendo prejudicada há décadas com o problema da poluição ,problema esse que o antigo gestor nunca deu a menor importância, mais são aguas passadas vamos nos concentrar na revitalização da orla proposta pelo gestor atual e esperar também a a proposta pela prefeitura de Juazeiro.
21 de Mar / 2017 às 17h01
Espero que agora acabe com o derrame de imundices dentro do RIO, querendo ainda há tempo para não deixar o RIO morrer.