Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, durante uma emocionante visita a Monteiro, no interior da Paraíba, neste domingo (19), que os brasileiros não desanimem. A cidade de cerca de 30 mil habitantes é uma das beneficiadas pela Transposição do Rio Francisco. A visita do ex-presidente e da comitiva mudou o cenário da cidade do sertão nordestino. As estradas, hotéis e pousadas da região ficaram completamente lotadas.
Durante a fala para um público estimado em 100 mil pessoas, Lula disse ter orgulho de ter iniciado o projeto do “Velho Chico”. “Tenho muito orgulho de ter tido a coragem de iniciar esse projeto. Se eles têm vergonha, nós não temos. Dilma e eu, nós temos orgulho de dizer: somos pai, mãe, irmão, primo, tio e sobrinho da Transposição das águas do São Francisco”, afirmou.
Apesar do sucesso das obras da Transposição, Lula reforçou que o problema da seca no Nordeste ainda não está resolvido. “O fato da água estar aqui não significa que o problema está resolvido, porque está cheio de gente morrendo de seca na beira do São Francisco e do açude. Agora é preciso levar para a adutora, tratar a água e levar para a torneira. Esse projeto tem compromisso com 290 comunidades para que a água possa chegar para ele plantar o mínimo necessário”.
No palco, ele voltou a defender o povo nordestino e relembrou os ataques que vem sofrendo ao longo dos últimos anos. “Vocês sabem o que eles estão tentando fazer comigo. Eu só queria avisar pra eles, se eles quiserem brigar comigo, eles vão brigar comigo nas ruas desse País, para que o povo possa ser o senhor da razão nessa disputa. Eu estou a espera de um empresário me denunciar, que eles digam se tem um real na minha conta porque, se tiver, eu não preciso nem me defender”.
“Eu aprendi a andar de cabeça erguida, de pescoço esticado, venci os preconceitos. Se querem me prejudicar, criem vergonha e não prejudiquem 204 milhões de pessoas”, completou o ex-presidente. Sobre uma possível candidatura à Presidência da República em 2018, Lula disse: “nem sei se estarei vivo para ser candidato em 2018”. E, em seguida, completou: “eu sei que o que eles querem é impedir que eu seja candidato. E tá muito longe para decidir candidato”.
No entanto, o ex-presidente enviou um recado para aqueles que tentam impedir uma possível candidatura. “Eles pedem a Deus para eu não ser candidato, porque se eu for é para ganhar as eleições. Não prejudiquem o povo brasileiro. Não prejudiquem a aposentadoria do povo, não mexam na legislação trabalhista”.
Ao final da fala para o povo sertanejo, Lula brincou e disse sair da região “frustrado”, pois não conseguiu mergulhar nas águas do rio São Francisco. Lula começou a fala com um agradecimento e relembra a infância dura no sertão, quando a mãe o levou, juntamente com os irmãos, para São Paulo.
“Sair de onde saí, chegar onde cheguei e virar presidente do Brasil é só com a mão de Deus e a mão do povo brasileiro que isso pode acontecer”, ao lembrar os conselhos do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, que orientou Lula sobre a Transnordestina e a Transposição do São Francisco.
“Quando eu virei presidente, eu comecei a pensar por que não fazer a Transposição? Naquele tempo era difícil pensar isso. É verdade que Dom Pedro II disse que daria a última jóia da coroa para fazer a Transposição e não fez a Transposição. Depois dele, todos os presidentes até 2003 de alguma forma prometeram, e essa promessa não saiu do papel”, lembrou.
O ex-presidente, que estava acompanhado de diversos ex-governadores, ex-ministros, parlamentares e dirigentes do PT, como Rui Falcão. fez um agradecimento especial a algumas pessoas, entre elas Ciro Gomes, Dilma Rousseff e Jaques Wagner. “Eu quero agradecer a essa companheira (Dilma) que, junto com Ciro e outros companheiros, resolveram colocar o pé no barro para dizer que iríamos fazer essa obra”.
Inclusão dos mais pobres
Como tema recorrente em seus discursos, Lula voltou a defender a inclusão dos mais pobres na economia, os programas de distribuição de renda e o acesso à educação. “Esse País teve um crescimento extraordinário e pela primeira vez esse povo pobre começou a ter esperança. Eu sabia que o povo do nordeste tinha que ter direito a uma coisa elementar, que o povo precisava de água limpa para se tratar”.
O ex-presidente também cobrou que o povo brasileiro não perca as esperanças e criticou as tentativas de desmontes promovidas pelo governo ilegítimo de Michel Temer, como as reformas da Previdência e das leis trabalhistas.
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Cerca de 50 mil pessoas foram às ruas ver Lula em Monteiro
“Eu acho que a esperança é a coisa que mais mobiliza uma sociedade. Não é possível um homem ou uma mulher sobreviver se não tiver esperança”, disse. “Esse governo que não deveria estar aí não tem noção do que significa a aposentadoria rural para o povo do Nordeste, não tem noção do que representa a pensar e a aposentadoria das mulheres pobres. Eu queria dar um conselho pra eles: que só tem uma solução para resolver o problema da Previdência. Ao invés de tentar cortar os benefíciosios do pobres, eles têm que saber que de 2004 a 2014 a Previdência e a Seguridade Social foram superavitárias”.
Sobre o caminho de sucesso para as contas da Previdência e da Seguridade Social, Lula deu o caminho: geração de empregos, aumento do salário mínimo e formalização das micro e pequenas empresas. “Se quiser criar vergonha e resolver o problema da Previdência, só tem um jeito: gerar emprego e aumentar salário. Se eles não sabem fazer, pede um conselho que eu sei como é que faz”, explicou.
Agência PT de Notícias
19 comentários
19 de Mar / 2017 às 19h49
REALMENTE,VOCES SÃO A FAMILIA DA TRANSPOSIÇÃO,NÃO DAS AGUAS DO VELHO CHICO,MAS,DO NOSSO DINHEIRO PARA O BOLSO DE VOCES E PARA ENCHER O RABO DE OUTROS PAISES GOVERNADOS POR DITADORES SANGUINÁRIOS.NÃO FOSSE TEMER ESTA AGUA NÃO TERIA CHEGADO NUNCA !...
19 de Mar / 2017 às 19h53
MILITÂNCIA REMUNERADA A PÃO COM MORTADELA,QUE VALOR TEM ALEM DE SÓ FAZER VOLUME ?
19 de Mar / 2017 às 20h02
LULA volta agora porque o Michel Temi e Cunha e Gatinho Angira PMDB junto com Aeciu PSDB ta cortando tudo dos pobres. Os ricos ficando mais ricos.
19 de Mar / 2017 às 20h18
De Marcelo Odebrecht nem conhecido quer mais ser... Me engano que eu gosto malandro!
19 de Mar / 2017 às 20h30
lula e o cara e lula? o povo gosta d lula mesmo um mar de gente. o que lula fez pelos pobres do brasil e fora de serio . e de arepia vendo lula falar o povo fica numa alegria fora do comum .lula e popular d mais saber fazer as coisas . lula 2018 nao tem para ninguem. eles estao com medo de lula.
19 de Mar / 2017 às 21h04
Imgino a alegria do lulista maior,professor Otoniel Gondim.Parabens pelo seu excelente artigo nl Blog sobre o golpismo.Acertou em tudo. Nao demore...precisamos dessa importante voz. Voto em voce a Del. Estadual.Lula 2018!!!
19 de Mar / 2017 às 21h05
Imgino a alegria do lulista maior,professor Otoniel Gondim.Parabens pelo seu excelente artigo nl Blog sobre o golpismo.Acertou em tudo. Nao demore...precisamos dessa importante voz. Voto em voce a Del. Estadual.Lula 2018!!!
19 de Mar / 2017 às 21h15
O discurso é uma coisa, a realidade é outra. A gente que mora nas margens do Rio São Francisco, sabe que há vários anos não vem tendo enchente no rio, e a transposição precisa de água. Esse ano de 2017 não houve enchente no São Francisco, e a situação para o restante do ano, em relação o volume de água, não é boa, todos nós temos consciência disso. Mas o discurso continua, desconhecendo a realidade atual do Rio São Francisco, basta verificar o volume de água na Barragem de Sobradinho.
19 de Mar / 2017 às 21h16
pai da treita, pai da treita , pai da treita , tire o cavalhimho da chuva que juiz moro nao vai deixar vc ser candidato.
19 de Mar / 2017 às 22h18
É bom que ele explique de onde vem a aposentadoria de 30 mil da esposa que nunca trabalhou. Corrupto cara de pau...
20 de Mar / 2017 às 06h00
LULADRÃO e Dilmanta nunca mais eu fico vendo gente aqui fanático por esses dois aí podem até ter ajudado os mais pobres mas deram uma mão e puxaram com as duas e pensam que brasileiro e otário agora explique como a mulher desse LULADRÃO recebe 30 mil de pensão dá mulher que tá no inferno nessa hora se ela nunca trabalhou, vai entender esse Brasil... #BOLSONARO2018.OMITO
20 de Mar / 2017 às 08h11
Lamentável a revitalização do rio São Francisco desde o governo FHC, passa 8 anos de LULA e 05 de Dilma= 13 anos. Não perenizaram os contribuintes do rio. P/ exemplo: rio Salitre; Rio Verde; Barra Grande (Curaçá), e tantos outros somente no norte da Bahia. Hoje o reserv. Sobradinho final da estação chuvosa não chegou a 15%.Não construíram as hidroelétricas de Riacho Seco/Pedra Branca p/reservação hídrica; não foi prioridade. Prioridade foi construir e reconstruir 12 estádios de futebol p/copa. Vai ter problemas em agosto. O Bispo rezou nos pés da Santa Cruz, não adiantou.
20 de Mar / 2017 às 08h24
A transposição é para abastecimento humano e irrigação. Quem está nas margens do rio São Francisco tem dificuldades p/pagar energia. Imagina distante 300-400 Km. Portanto a obra era necessária más não na dimensão que foi construída para abastecer os cofres dos corruptos e empresários ladrões do dinheiro público. Aqui em Juazeiro na década de 70 a adutora da Caraíbas quase 100 km foi construída em menos de dois anos. Agora procurem o valor? Agora fica o Cara de Pau do Lula-Láu mais a Bandilma, fazendo festa na Paraíba. Na Maniçoba, água dos drenos da Agrovale equivale ao que chega a Monteiro.
20 de Mar / 2017 às 09h27
Haja mortadela, hein QUIM????? Poupe-nos!!!!!! LULA 2018!!!!
20 de Mar / 2017 às 09h47
Lula agora que está viúvo deveria se casar com Dilma, assim ia facilitar a vida da PF, quando o camburão chegar dá uma única viagem.
20 de Mar / 2017 às 11h12
PALHAÇADA,"INAUGURAR" OBRA JA INAUGURADA, ARMADA COM O DINHEIRO ROUBADO DO POVO BRASILEIRO.
20 de Mar / 2017 às 11h58
E você ROSA AMORIM que está propondo o casamento de Lula com Dilma, vai ser a Madrinha do casamento, o Padrinho eu ainda vou escolher. Não se preocupe com o bolo, eu darei de presente.
20 de Mar / 2017 às 14h33
COMENTARISTA...HAJA MORTADELA,DA FRIBOI,QUALIDADE PT,PODRIDÃO TOTAL !...
20 de Mar / 2017 às 16h03
NA VERDADE OS MESMO ESTÃO FALANDO A VERDADE SIM FORAM ELES QUE INICIARAM TODO ESSE PROCESSO DA TRANSPOSIÇÃO MESMO QUE SEJA COM ROUBO OU NÃO MAS TEM FATOS QUE MESMO CITA QUE E A MAIS PURA VERDADE E ESTA BEM CLARO MESMO COM O PROJETO PRATICAMENTE CONCLUIDO TEM MUITA GENTE PROXIMO AO RIO PASSANDO CEDE A MINHA PESSOA EM PARTICULAR CONHEÇO MUITAS COMUNIDADES QUE SOFRE COM ESSE PROBLEMA,,,,,,