A Banda Filarmônica 15 de Março, fundada em 1917, no querido distrito de Barro Vermelho em Curaçá, ontem (15) completou 100 anos de fundação. Foi a primeira de um distrito de município baiano. Fundada por meu tetravô João Honório e pelos irmãos Walter e Juveniano (este pai do fundador da Bossa Nova João Gilberto).
A Banda de Barro Vermelho tocou em festas tradicionais como as juninas e carnavais, em festas de salão, Dia da Independência e em casamentos e batizados.
Teve como Maestro mais lembrado o Sr. Filemon Martins, avô de Fred Dantas, maestro do Teatro Castro Alves em Salvador; Joaci e Elton, filhos de Filemom, também foram maestros da Banda. Elton, é o delegado da Ordem dos Músicos do Brasil, seção do Piauí.
Outras informações a respeito da Banda podem ser acessadas no Memorial Filemon, em Barro Vermelho, em frente à Praça Virgílio Ribeiro (Praça São Márcio).
Texto de Maurízio Bim enviado por Célia Félix
1 comentário
17 de Mar / 2017 às 10h35
Infelizmente não há muito o que comemorar. A filarmônica corre o risco de extinção, não existe incentivos culturais dos entes públicos municipais para preservação do maior ativo cultural do distrito.