Paulo Bomfim se reúne com comissão de Seminário Nacional da Cebola que vai acontecer em Juazeiro

O prefeito Paulo Bomfim se reuniu, na tarde desta quarta-feira (15), no Paço Municipal, com  a comissão que vai organizar o 29º Seminário Nacional da Cebola, evento que acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril e tem o objetivo de promover debates, intercâmbios de técnicas de cultivo e uma série de atrativos para produtores rurais do segmento. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraísa Carvalho, e o Chefe de Gabinete, Vilmar Ferreira, participaram do encontro.

A última vez que o evento aconteceu em Juazeiro foi no ano de 1996. A cebola é uma das primeiras culturas a ser produzida em larga escala pela irrigação no Vale do São Francisco, o que colocou o município no circuito nacional e influenciou a produção em toda a região. Neste ano, um dos temas do evento será como enfrentar a crise. "Estamos vivendo um momento de crise. "Precisamos buscar soluções, pois cai o consumo e reflete na produção", detalhou Eduardo Cavalcante, presidente da Associação dos Produtores de Cebola do Submédio São Francisco (APROCESF).

Para o diretor da Associação Nacional de Produtores de Cebola (ANACE), a cidade vai ganhar em visibilidade, o que já soma aos destaques que Juazeiro tem tido nos últimos anos como no desenvolvimento econômico, educação e habitação. "É um município que se destaca na produção de cebola, dando destaque à região do Salitre. O evento, além dos debates, vai atrair turistas, conhecimento técnico aos agricultores, gerar emprego. A receptividade do prefeito foi muito boa, o que só confirma a nossa parceria em benefício da cidade", declarou Pedro Cavalcante, diretor nacional da Anace. A coordenadora técnica do evento, Nelbe Freire, participou do encontro.

Paulo Bomfim assegurou a parceria na realização do evento. "A cebola é uma das culturas mais valorizadas em nossa cidade e região. Tem uma importância, com uma cadeia produtiva forte, que gera emprego e renda a trabalhadores. Vamos agilizar para que  possamos fazer um evento que possa colaborar com os produtores de Juazeiro e de todo o país", finalizou o prefeito.   

Ascom/Juazeiro