Segundo publicação no Jornal O Estadão desta terça-feira, dia 14, um estudo do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), identificou as melhores cidades do Brasil para envelhecer. O resultado foi apresentado no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL).
A pesquisa identifica ambientes amigáveis para idosos, levando em conta aspectos como cuidados de saúde, bem-estar, transporte, situação financeira, trabalho e oportunidades educacionais, envolvimento com a comunidade e habitação.
A pesquisa classificou, separadamente, as 150 cidades com maior população, e as 348 cidades brasileiras com menos de 100 mil e ao menos 50 mil habitantes. O 'Estado' apresenta as 25 cidades com maiores índices de desenvolvimento urbano para a longevidade e as 25 com as menores taxas. Para este ranking foram considerados apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes.
(Foto de arquivo do Blog)
A 7ª pior cidade avaliada pelo estudo entre os municípios com mais de 100 mil habitantes é Juazeiro, na Bahia (144º lugar no ranking geral).
A 15ª pior cidade avaliada pelo estudo entre os municípios com mais de 100 mil habitantes é Petrolina, em Pernambuco (136º lugar no ranking geral).
Fonte: Estadão
11 comentários
15 de Mar / 2017 às 09h39
Diante dessa pesquisas! Sugiro uma reflexão por parte das autoridades competentes locais, para reverem suas politicas para os idosos, se é que existem!!
15 de Mar / 2017 às 09h45
Esse dado sobre juazeirinho é verdade, mas sobre Petrolina, linda, não. Aqui é a melhor cidade em todo o universo.
15 de Mar / 2017 às 10h15
Temos exemplo por toda a cidade de como os prefeitos rifaram as praças para seus apaniguados, que a tomaram e venderam para fazerm condominios. O Saae, por exemplo, tinha um clube no bairro Dom Tomás, com uma área grande. Vendeu o entregou para iniciativa privatiza, que a transformou num condominio. E só ficou um restinho onde construiram um pequeno clube. Era prá ter se transformado em um área grande, verde. E temos muito exemplos. Praças entregues. O Colégio Dr. Edson Ribeiro é outro exemplo.
15 de Mar / 2017 às 11h43
Para tal pífio desempenho (Juazeiro), suspeito de algo assim: precariedade de esgotos e sanitários, baixo nível de arborização, insuficientes jardins e parques, precária mobilidade, principalmente ao idoso, incluindo transporte público...são tantas coisas, para finalizar carente atenção aa educação e saúde. Sobre os serviços públicos em geral - com base no tripé NECESSIDADE x DEMANDA x OFERTA - esta última situa-se aquém das duas primeiras...vislumbro pouca ou quase nenhuma solução a médio prazo, quiçás a longo prazo algo se equilibre. Parodiando um colunista, permita-me: "eu penso assim...".
15 de Mar / 2017 às 12h47
ui...
15 de Mar / 2017 às 14h14
hahahaha, e aí, puxas dos prefeitos, o que dizem agora?! os velhinhos que morrem nos hospitais ou que tem que aguentar todo tipo de ignorancia, no transporte público ou quando precisam recorrer a um serviço público, principalmente na saúde que o digam!!
15 de Mar / 2017 às 16h14
pena Clésio, que eles não vão refletir coisa nenhuma, eles e seus puxas vão dizer que isso é pesquisa errada ou que é coisa de derrotado na ultima eleição! eles não refletem sobre nada, pois acham que estão certos em tudo e o resto não interessa! é a síndrome do petê que nunca teve autocrítica
15 de Mar / 2017 às 17h34
COMPLEMENTANDO - Os locais verde, e as praças foram entregues. sobre o antigo clube sasesp. era uma Área para se fazer uma excelente praça. O melhor que o condomínio. vendeu terrenos e invadiram quase 3 MTS de Área pública. na rua belo Horizonte. NA GESTÃO. passada Flávio Luis, com uma Planta da área, confirmou a invasão. cabe o município apurar, ô cobrar, ou até mesmo demolir o que invadiu
15 de Mar / 2017 às 18h24
EM JUAZEIRO,PODEMOS COMEÇAR PELAS NOSSAS CALÇADAS,UMA AFRONTA AO BOM SENSO,AOS IDOSOS E CADEIRANTES,E O QUE É PIOR,NINGUÉM FISCALIZA,CADA UM FAZ O QUE QUER.VALE LEMBRAR,QUE POR SER UM ESPAÇO PUBLICO,A RESPONSABILIDADE PELO CONTROLE E MANUTENÇÃO DAS MESMAS,É DA PREFEITURA.
15 de Mar / 2017 às 20h07
Contra fatos não há argumentos. Lixo, descaso, Puxas de todo lado.
16 de Mar / 2017 às 07h56
Eh e o prefeito não vai a rádio dar essa notícia porquê? Vá Paulinho explicar a imoralidade que são nossas praças, pq o melhor prefeito do mundo (Isaac Camarada) q só fez obras com o dinheiro federal não se explica. Cuidar da minha cidade é seu dever mesmo sendo forasteiro!