SERÁ QUE A CULPA É DA LEI?

Eu sei que nada sei em se tratando de conhecimento das Leis que regem o País. Mesmo a Carta Maior não sei além do seu Artigo 1º cujos fundamentos são: “a soberania; a cidadania; a dignidade humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político”; e fecha com um lindo parágrafo único onde diz: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente nos termos desta Constituição”. Muitos de nós, que aqui escrevemos, em algum momento já citamos essa pérola de onde o poder emana, mas o povo não manda... Concordam?

Mas essa poderosa palavra chamada poder que é um verdadeiro doce colocado na boca do povo, não existe apenas em nossa Constituição. Na maioria das Nações ninguém diz que o poder vem de cima para baixo, ainda que venha, ainda que existam ditaduras perversas, onde reinam soberbos e tiranos, lá vai estar escrito, que o poder vem do povo... Que o povo é quem manda, mas, para que isso possa acontecer é preciso delegar alguém para mandar por ele... Que tal? Já tinham percebido isso?

Alguns fatos nesse período carnavalesco oficial nos chamou a atenção tendo em vista uma decisão suprema, ainda que não esteja ratificada de forma plena, e que esse modesto juntador das palavras acredita que não será, ou seja, que haverá retorno daquele “paciente” ao seu devido lugar para pagar o que deve “ainda que a vítima não volte” conforme suas inoportunas palavras, dentre outras falações que o mesmo anda soltando por aí, vislumbrado com alguns babacas tirando selfie com ele... É culpa da lei?

Aquele crime pra lá de hediondo contra uma indefesa criança de 7 aninhos, completados 450 dias na semana passada, sem nada ter sido nem resolvido nem sinais de solução, nos deixa sem nada entender porque outros crimes posteriores após esse fato foram solucionados em pouco mais de 450 minutos ou, no máximo, em 45 horas... E aqui ficamos a nos perguntar por que tanta agilidade em certos casos e morosidade em outros? É culpa da lei?

Sai um jovem e promissor médico para se divertir no carnaval daquela bela Capital, onde tentam esconder sua violência atual, e não volta mais... Houve solução? O que sabemos é que informaram que A e B foram tombados no mundo do crime que viviam... Certeza, 100% disso não sei se existe ou foi apenas para encerrar uma operação vã que nem sei se foi montada. É culpa da lei?

Algumas vítimas daquela boate numa cidade do sul do país que muitos ainda lembram da tragédia, foram dadas como culpadas no despacho de uma senhora Procuradora do Estado, que mandou ver no seu escrito: “Certamente diferentes fatores contribuíram para esta diferença de condutas e desfechos, sendo, um deles, o estado de sobriedade ou de embriaguez de cada um dos frequentadores...” E aí aberração dessa natureza, a culpa é da lei?

Por essas, e outras, e tantas outras, aquele Delegado que apurou bem apurado o caso do tal “paciente” falastrão primeiro da lista dos crimes acima lembrados nesse texto, não se conteve e mandou ver: “o crime compensa”. Não sabemos até agora se o mesmo assim se expressou num momento de elevada indignação, ou se disse uma verdade que se esconde e ainda não descobrimos... Só sei que, ele entende mais do assunto do que esse modesto juntador das palavras, que apenas tenta descrever o seu sentimento em favor da verdade...

Dica de vida: “As leis são como teias de aranha que apanham os pequenos insetos e são rasgadas pelos grandes”. (Sólon – Estadista, legislador e poeta grego antigo).

DIA 08 DE MARÇO. SALVE A MULHER...!!!

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.