Tenho por hábito de estilo de quase sempre recorrer à cultura popular com o fim de captar algo interessante para reforçar ou ilustrar uma linha de pensamento. Nos últimos tempos, o nosso querido Brasil está pródigo no surgimento de fatos que inspiram um universo de cenários e interpretações de toda natureza, inclusive influindo no redesenho do sentido de alguns ditados populares, como este muito usado: “vivendo e aprendendo”, para a nova versão consagrada através dos maus exemplos da atualidade: “vivendo e desaprendendo”!
Mesmo o leitor afeito ao costume de estar atento aos acontecimentos do cotidiano, ainda mais quando o país passou a ser vítima da irresponsabilidade de forma genérica e o crime popularizado com uma intensidade nunca imaginada, nem sempre se apercebe dos efeitos de certas mudanças. Por exemplo, os desvios de verbas públicas ganharam tantos dígitos nos seus valores que não mais se fala em MILHARES DE REAIS, mas sim em MILHÕES DE DÓLARES, parecendo, até, que o nome da moeda nacional foi mudado repentinamente e o povo não soube de nada.
Ainda assim, esse povo, de vez em quando, é induzido a se surpreender diante de certos episódios. Na última semana a sociedade brasileira quedou, decepcionada, incrédula e estupefata, diante de algo sujo, baixo e vil a que foi obrigada a ouvir na sala de suas casas através da televisão, testemunhado por jovens, idosos e crianças! Os noticiários da TV e os seus âncoras comentaram fartamente as manifestações do Senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-Ministro dos três últimos governos e líder do atual no Senado Federal, e um dos investigados da Lava Jato, quando, num desabafo intempestivo, usou de palavras torpes e de baixo nível para defender a classe política, ao declarar ao repórter do jornal O ESTADO DE S. PAULO: “Se acabar o foro, é para todo mundo. Suruba é suruba. Aí é todo mundo na suruba, não é uma suruba selecionada”.
Desprezível e vergonhoso imaginar que isso saiu da boca de um senador da República!!! Talvez alguns pais tenham passado pelo desconforto de ter de explicar de forma didática aos seus filhos o verdadeiro sentido do que é “suruba”, metáfora brega utilizada para nivelar por baixo esse tipo de bravata desses criminosos de “colarinho branco”. Em razão da repercussão negativa, desculpou-se depois de forma inadequada dizendo que foi uma brincadeira ao plagiar a música “Vira-Vira” dos Mamonas Assassinas...!
Diria que é o fim da picada...! Os túmulos de muitos senadores brasileiros honrados do passado, como José Bonifácio de Andrada e Silva, Joaquim Nabuco, Ruy Barbosa, Nilo Peçanha, Miguel Calmon du Pin e Almeida, Tancredo Neves, dentre outros, tremeram face a tamanho desnível de qualidade e à revelada baixaria que domina o nosso quadro político atual. Só para recordar, no período do Império a comunidade elegia uma lista tríplice para o Senado e o Imperador escolhia o nome que reunia melhores qualidades para o cargo, porque os senadores eram considerados “augustos e digníssimos senhores representantes da Nação”...! Que conceito desfrutavam!
Jamais poderia pretender que a Nação retroagisse para reimplantar práticas institucionais vigentes no período Imperial. Mas, é fundamental, sim, voltar no tempo para buscar a dignidade perdida, restabelecer os valores de respeito pelas instituições e os atores principais responsáveis pela gestão, em todos os níveis da vida pública, reaprenderem que a educação da nossa juventude não depende apenas da Escola e do que é passado de pai para filho, mas, substancialmente, pelo conjunto de bons exemplos de honradez e integridade das autoridades dirigentes, constituindo-se numa verdadeira cadeia sucessória formadora do caráter, em geral. Mas, com tamanha baixeza, podemos ver que desses tipos nada podemos esperar, principalmente, quando se trata de um tema tão nobre como é a Educação!
Oxalá as gerações mais jovens possam, ainda, testemunhar o renascimento e reconquista desses conceitos perdidos, e que não tenham de conviver com representantes que buscam no palavreado do submundo “breguista” as palavras chulas para comporem as suas declarações infelizes.
Finalizando, ficamos a imaginar o lixo que deve ser as conversas desses caras entre si, os quais, infelizmente, são intitulados como “nossos representantes”.
AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).
20 comentários
05 de Mar / 2017 às 23h07
Grande Agenor, muito oportuno e bem lembrado o contexto do seu Artigo. Não existe uma só palavra que não seja a mais pura realidade sobre esses tais representantes do povo, que deveriam ter no mínimo respeito ao cargo recebido, como digo, de mão beijada. O cara encontrar numa palavra tão chula para se expressar sobre algo de grande importância, de maneira alguma pode ser chamado de Excelência, pois tratamento menor é o que lhe cabe.
05 de Mar / 2017 às 23h30
É isso mesmo Agenor, ainda acrescento o nome do baiano Nelson Carneiro, eleito Senador pelo MDB, do Estado da Guanabara, em 1970, autor do projeto de lei do Divórcio, que foi aprovada em 1977. Ele levou 26 anos lutando com esse ideal. (Salvador-BA).
05 de Mar / 2017 às 23h36
Realmente a sua observação é uma prova irrefutável de que deveremos envidar esforços no sentido de orientar a nossa juventude e pessoas de bons princípios de que a ÉTICA E MORAL, são elementos fundamentais para se imprimir um conceito a ser exigido de futuros candidatos a ocupar cargos políticos. É triste esse cenário com protagonistas que deverão desaparecer sumariamente, pois, não serão dignos de serem os representantes de nossa sociedade que ainda resiste com a ÉTICA E MORAL, que ainda se sustenta com o passar dos anos, de geração a geração até os dias atuais. (Manaus-AM).
06 de Mar / 2017 às 00h53
A suruba da direita. PMDB, PSDB, DEm, PSB, PPS......
06 de Mar / 2017 às 00h54
Concordo plenamente com o Artigo. Palavra chula, rasteira e da baixo calão, usada por um Senador da República, que deveria dar exemplo. Esse Senador Jucá está querendo estancar a sangria da corrupção, no sentido de atrapalhar a Operação Lava Jato, segundo uma gravação divulgada na Imprensa Nacional. O Governo Temer está bem liderado, por um Senador desse naipe. Pobre Brasil, pela falta de estadista. Diógenes, da antiga Atenas, poderia hoje sair com uma tocha de fogo a noite no Brasil, a procura de um estadista ou de um político que tenha vergonha na cara, e não encontraria.
06 de Mar / 2017 às 04h07
Doutor em Ciência Sociais e professor da PUC-Minas, Robson Sávio Reis Souza afirma que "muitos batedores de panela e exibidores da camisa da seleção voltaram a viajar de ônibus. Alguns, porque, lamentavelmente, perderam o emprego. Outros, porque observam seu poder aquisitivo indo para o brejo (com a vaca e tudo, como se diz aqui em Minas)"; "Se a ficha caiu e você percebeu que foi ludibriado; que o golpe foi uma panaceia para colocar uma quadrilha de saqueadores no poder não se sinta envergonhado. Muitos caíram no conto da carochinha da globo"
06 de Mar / 2017 às 04h23
Palavras nao doe???Os atos sim!! 100 BILHOES para 10 empresarios politicos das teles e que doe. E cortar 160 de uma mae de familia e que doe. Tem QUIM que defende tudo isso???Caju, MT, Cunha, Gatinho Angora PMDB e Aecim e DORia, Alquimi PSDB tao rindo dos trabalhadores lascados sem emprego e sem bolsa familia??
06 de Mar / 2017 às 04h27
A TV de empresarios politicos coligada de Moru PSDB ta dizendo que ta tudo bem; mas vai para os bliog 247brasil e Conversa Afiada e Tijolaço vai ver que o povo ta perdendo direitos e os empresarios quebrados com a economia mal administrada
06 de Mar / 2017 às 04h33
Ele so foi verdadeiro. Tiraram uma mulher DILMA honesta que nao tem dinheiro na Suiça para colocar homens cheios de dinheiro na Suiça??? O que ele falou ja vejo no jornal do Nassif e no O Cafezinho na internet. Nenhuma novidade
06 de Mar / 2017 às 04h49
Suruba??? E desvios de dinheiro para a Suiça??? Aecim e Cerra PSDB sabe bem isso?? Cunha PMDB falou que tem 300 deputados igual a ele??? Cade a jystiça Moru PSDB IMparcial????Ta no blog 247brasil e no Coversa Afiada
06 de Mar / 2017 às 06h05
O SR. AGENOR ,SEMPRE DEFENSOR DA DIREITA E SUPER CONTRA LULA,CAIU NA REAL? GOSTEI DESSE TEXTO,SIM PARECEU DE GERALDO MELO, GERVASIO OU OTONIEL GONDIM. VALEU AGORA,SR.AGENOR.
06 de Mar / 2017 às 06h15
Esse autor .....teria coragem de gritar FORA TEMER? Ruim disso.Passa o tempo todo acabando com Lula e babando Moro e o golpe.Agora vem de moralista e etico. IMPOSTOR! LULA VOLTA!!!!!!!!
06 de Mar / 2017 às 06h53
Minha gente... esse Guarabira é irmão do ex prefeito aqui de Pilão, João Ubiratan Queiroz Lima...e o cara tá aqui, se passando por bonzinho kkkkkkk. Meu Deus, é cada uma. Bota o nome deles no Google e vê o que aparece. Vou dizer, viu?
06 de Mar / 2017 às 08h27
Sem sombra de dúvidas, estamos muito mal representados a nível político. Mas, Agenor, quando vejo dentro deste próprio blog, onde seus textos são impecáveis e com grande base conceitual, uma grande quantidade de comentários que apenas demonstram por que os brasileiros escolhem tão mal seus representantes. Textos sem nenhuma determinação lógica, bravatas incompreensíveis e linguagem inadequada. Fica a sugestão para este blog, que tanto prezamos, bloquear este tipo de participação, que não é democrática. É apenas demonstração de falta de educação. E em nada contribui. FOZ DO IGUAÇU-PR
06 de Mar / 2017 às 09h17
Excelente explanação do Nobre Escritor Administrador, sobre o que é suruba política. Boa Aula! Parabéns! É o fim da picada. Outros figuraça nefastos já expressaram esta linguagem xula. Color no Senado; Lula-Láu nas conversas grampeadas; além dos mais 300 Picaretas tem este perfil.
06 de Mar / 2017 às 09h44
Quim e A Legitima não defende a Suruba??Nao vejo ninguém defeder Cunha e MT e Aecim e Gatinho Angors e o Caju PMDB e PSDB?
06 de Mar / 2017 às 09h49
O que voce acha da Suruba de MT e Juca e PMDB Aecim e Alkimi PSDB ????Todos de Brasília tem dinheiro na Suíça e donto de TV e rádio. Lula não tem nada na vida nem uma TV e nem um radio.Lula eh honesto 2018 e bom todo
06 de Mar / 2017 às 10h09
Nossa casta política é simplesmente vergonhosa. Lamentável !!!
06 de Mar / 2017 às 12h01
Isso apenas demonstra quem de fato é Romero Jucá e qudrilha. Pobre Brasil, refém de "homens" despreparados, imorais e corruptos. Lamentável!!!
06 de Mar / 2017 às 12h53
Vergonhoso e revoltante o que se ouve de um representante do povo! Realmente deve ser algo assustador ouvir o vocabulário que eles devem usar nos bastidores e corredores do Senado Federal!