Vamos falar hoje, do Rio e o Aposentado ou o Aposentado e o Rio... Olhando assim dá no mesmo, mas, vou provar aqui que não dá... Vamos começar exemplificando a palavra chave desse texto, com auxilio do dicionário como gosto de fazer:
PAIXÃO – “É um termo aplicado a um sentimento muito forte em relação a uma pessoa, objeto ou tema. A paixão é uma emoção intensa convincente, um entusiasmo ou um desejo sobre qualquer coisa. É também aplicado com frequência para determinar um vívido interesse ou admiração por um ideal, causa ou atividade. Em suma, é um sentimento de excitação incomum ou de forte emoção...”.
É natural ver em nossa região, principalmente, quem labutou no Rio São Francisco, pessoas contemplando suas águas plácidas e mansas em tardes serenas, que descem rio abaixo para lá adiante encontrar o mar, ou serem desviadas para atender essa palavra bem em moda chamada Transposição. Essa questão em particular, dela não vamos falar, para não causar discussão... Apenas, aproveitando pergunto: Cadê a revitalização?
Mas vamos seguir em frente, porque preciso falar de algo que vi e trouxe aqui para essa página, pela forma singular, que o aposentado de uma Instituição Bancária respeitada nos brindou...
Geraldino Lima, nem o conheço, mas o seu carinho pelo Rio já nos aproximou e, me chamou a atenção, para dar conhecimento aos nossos leitores da sua tamanha dedicação... Imagino sua preocupação que também é do povo ribeirinho, ver um Rio antes caudaloso, se tornando um riachinho... Entrou governo, saiu governo, e nenhum lhe deu a devida importância, deixando a sua exuberância à mercê das chuvas... Quando poderiam ter dragado as suas areias ao longo desse tempo, mas, o que se ver agora é um Rio totalmente assoreado da nascente até a foz, lá chegando quase sem fôlego, e sem voz...
Ah, como o Rio precisa de uma voz como a sua... Ah, como clama o Rio no meio de tanto desvario... Ah, como é preciso alguém que ouça seu pranto, que antes já foi um mavioso canto...!!!
Ainda bem que existem pessoas como o Lima, para nas horas vagas dedicar o seu tempo, e contribuir com um vídeo aquilo que seu coração lhe mandou fazer... E o Geraldino, fazendo jus ao nome de sua cidade de origem defendeu o Rio de forma Valente, sem deixar fugir seu jeito simples tão vidente...
Para melhor comprovação tudo aqui bem dito, você pode acessar o facebook de Geraldino Lima, um aposentado que mesmo vivendo na Praia, e ainda que não sendo das velhas barrancas, mostrou grande sensibilidade nesse seu trabalho ao dizer uma grande verdade sobre nossas carrancas: “...é um alerta ao estado de abandono e degradação do Rio São Francisco ao ponto de o autor admitir que as carrancas, antes afugentadoras de maus espíritos agora estarem em prantos. Por outro lado é uma mensagem de esperança a tantos quantos tem-se preocupado com a revitalização do rio.”
DICA DE VIDA: “O meu caminho eu escolho/Tirando o cisco do olho/Enxergo longe, me arrisco/Sou como o Rio São Francisco...” (Moraes Moreira).
Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.
7 comentários
27 de Feb / 2017 às 18h59
O nosso querido e histórico São Francisco consegue sensibilizar os corações até mesmo de quem mora distante dele...! O amigo e colega Geraldino Lima, homenageia o Rio com um carinho muito especial, e você, Acordadinho, completou com um texto no nível da sua competência habitual. Parabéns, amigos!!
27 de Feb / 2017 às 22h52
Agradeço ao colega e amigo Agenor Santos e a Geraldo José o carinho que dispensaram ao meu modesto trabalho. Trabalhei em Santa Maria da Vitória nos idos de 1972. Foi a partir das minhas travessias do Rio, nos ajoujos de Bom Jesus da Lapa que nasceu minha paixão pelo Velho Chico. E a cada dia esta paixão aumenta. Agora, porém, uma paixão magoada como penso haver externado. Muito obrigado a vocês. Que outros vejam o pequeno vídeo e reflitam sobre a mensagem!
28 de Feb / 2017 às 00h46
Me lembro, no meu tempo de menino, no mês de outubro o Rio São Francisco já estava cheio, os mais velhos diziam que era a cheia das primeiras águas. Realmente, no mês de outubro começava a chover em toda região do alto e médio São Francisco. Só me resta lembrança e nada mais, como diz o poeta. Nada fizeram em defesa do São Francisco, apenas projetos retirando as suas águas, como é o caso da transposição. Este ano, até o presente momento não houve enchente, o pessoal continua indo de carro até a Pilão Arcado Velho, em forma de passeio, geralmente no Sábado e no Domingo.
28 de Feb / 2017 às 09h08
Esta homenagem que você presta a este cidadão revela que temos que valorizar os brasileiros que ainda se preocupam com a questão ambiental. Pude conhecer uma parte do Rio em Xique-Xique, em uma breve visita. Imagem que se tornou inesquecível. Parabéns , Acord@adinho, por ser um defensor desta maravilha que recebemos em forma de água. E ao Geraldino, que não tive a oportunidade de conhecer enquanto estive na nossa querida Irece nos anos 80, saúde e paz para continuar seu belo projeto de defesa. FOZ DO IGUAÇU-PR.
28 de Feb / 2017 às 22h49
Os agradecimentos que fez a Geraldo José e a Agenor seriam e de fato são extensivos a você Acordadinho. Mas vai agora o meu maior agradecimento e carinho pelo seu trabalho pelo seu cuidado e Dedicação à causa do Rio São Francisco. Espero que meu pequeno trabalho possa chegar a alguém que realmente tenha compromisso com o Rio e com o nordeste. Um grande abraço, Acordadinho. Espero um dia conhecê-lo. Muito obrigado pelo que disse a respeito do que fiz. Espero poder fazer parte dessa luta! Tenha uma boa noitem Fique com Deus! Geraldino
28 de Feb / 2017 às 22h52
Os agradecimentos que fiz a Geraldo José e a Agenor seriam e de fato são extensivos a você Acordadinho. Mas vai agora o meu maior agradecimento e carinho pelo seu trabalho pelo seu cuidado e Dedicação à causa do Rio São Francisco. Espero que meu pequeno trabalho possa chegar a alguém que realmente tenha compromisso com o Rio e com o nordeste. Um grande abraço, Acordadinho. Espero um dia conhecê-lo. Muito obrigado pelo que disse a respeito do que fiz. Espero poder fazer parte dessa luta! Tenha uma boa noitem Fique com Deus! Geraldino
02 de Mar / 2017 às 09h28
Os agradecimentos que fez a Geraldo José e a Agenor seriam e de fato são extensivos a você Acordadinho. Mas vai agora o meu maior agradecimento e carinho pelo seu trabalho pelo seu cuidado e Dedicação à causa do Rio São Francisco. Espero que meu pequeno trabalho possa chegar a alguém que realmente tenha compromisso com o Rio e com o nordeste. Um grande abraço, Acordadinho. Espero um dia conhecê-lo. Muito obrigado pelo que disse a respeito do que fiz. Espero poder fazer parte dessa luta! Tenha uma boa noitem Fique com Deus! Geraldino