MORADOR DA QUADRA 14, BAIRRO JOÃO PAULO II, RECLAMA DO SAAE

Geraldo,

Alegria de pobre dura pouco, diz um ditado popular. E a de sertanejo, quanto dura, quando cai a chuva?

Pois é, parece que também dura pouco. E digo isso pelo que, constantemente, temos passado quando cai uma chuva aqui em Juazeiro, por mínima que ela seja. E o motivo da alegria breve está quase sempre ligado à precária condição de saneamento e escoamento das águas pluviais. 

Agora, ao contrário da alegria, a tristeza do pobre e do pobre sertanejo parece ser perpétua. Castigado por quase um ano de seca e sol escaldante, quando a chuva finalmente chega, olha só o que somos obrigados a suportar, devido a uma estratégia equivocada e irresponsável dos gestores municipais, sobretudo do SAAE.

Eu, morador da Quadra 14 do bairro João Paulo II, juntamente com meus vizinhos, muitos deles idosos e crianças, temos passado por um problema gravíssimo que se arrasta há mais 4 anos, até hoje sem solução, mesmo já tendo sido feitas várias reclamações. Hoje, literalmente, virou um caso de polícia.

Um gênio da engenharia, objetivando escoar a água da chuva empossada na quadra 09 do mesmo bairro, colocou tubulações e transferiu o volume pluvial para a Quadra 14. Ocorre que, e isso as imagens vão mostrar tudo, junto com as águas da chuva vão águas de fossas e esgotos, com fezes e agentes biológicos transmissores de doenças. Nós, moradores da quadra da rua receptora das águas, somos expostos à sujeira e às doenças, tudo por que um gênio entendeu que a transferência seria a solução mais adequada.   E isso, repito, já perdura por mais de quatro anos, sem que uma solução definitiva seja adotada pelo poder público municipal. 

É por isso que a nossa alegria dura pouco. Enquanto isso esperamos, tristemente, mais uma vez, que a gestão municipal leve a sério nosso clamor e resolva, definitivamente, o problema. Aliás, só pra lembrar, o prefeito municipal aumentou o preço da tarifa de fornecimento de água e de tratamento de esgoto.

Obrigado, Geraldo!    

Washington Lucas