Forças políticas oriundas de tendências do Partido dos Trabalhadores (PT), reuniram-se na manhã de sábado (18), na Faculdade de Arquitetura da Ufba, para discutir e tomar decisões visando o Processo de Eleições Diretas (PED). O Seminário Estadual Mudar Pra Valer indicou o ex-governador Jaques Wagner, que esteve presente, para se candidatar ao comando da sigla na Bahia, atualmente presidida por Everaldo Anunciação. Segundo informações da assessoria do partido, o deputado federal Jorge Solla também é cotado. Tudo indica, inclusive, que o parlamentar realmente deve ser o nome do grupo para pleitear a vaga, já que o Wagner não teria se mostrado disposto a aceitar o convite. Durante o evento, o ex-ministro de Dilma Rousseff disse que a unidade interna, mesmo com as diversas correntes, é o único caminho para salvar o PT. “Sou do chamado campo de independentes, então eu recebo com alegria essa lembrança de todos, mas acho importante esses grupos internos costurarem uma unidade interna do PT e não ser tratado só uma figura”, declarou.
Por sua vez, o deputado estadual Marcelino Galo, um dos coordenadores do Mudar Pra Valer, defendeu a realização de profundas modificações na legenda. “O PT precisa mudar para apresentar ao país um programa democrático, popular, que integre as demandas históricas por integração regional, soberania nacional, democracia e bem-estar social com as demandas dos segmentos historicamente oprimidos por sua condição social, origem regional, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, etnia ou geração”, disse. Já Jorge Solla fez uso de um discurso semelhante ao empregado por Everaldo Anunciação em outros momentos, pregando um maior diálogo com o povo e os movimentos sociais. “O amplo diálogo pode dar a oxigenada necessária para implementar as mudanças que tanto precisamos nas relações com as zonais, com os núcleos, e para que o partido tenha, efetivamente, espaço democrático de participação”, assinalou.
O Mudar Pra Valer também é liderado pelos ex-deputados Amauri Teixeira e Yulo Oiticica e pela ex-vice prefeita de Salvador, Bete Wagner. O seminário também contou com as presenças dos deputados federais Marco Maia (RS), Maria do Rosário (RS) e Margarida Salomão (MG), do ex-ministro da Cultura nos governos Dilma e Lula, Juca Ferreira, da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, do vice-prefeito de Santa Maria da Vitória, professor Valdeci, deputados estaduais, federais, militantes e representantes de outras correntes internas do partido no Estado.
Tribuna
13 comentários
20 de Feb / 2017 às 09h39
O único que poderia salvar o PT seria Walter Pinheiro. Tem Moral, mas sempre foi escanteado no pt . O anunciado por bajuladores, J W - tá na lavanderia.
20 de Feb / 2017 às 09h41
O único que poderia salvar o PT seria Walter Pinheiro. Tem Moral, mas sempre foi escanteado no pt . Este aí anunciado por bajuladores, J W - tá na lavanderia.
20 de Feb / 2017 às 10h01
Ninguém melhor que O GALEGO DE LULA para tomar conta dessa facção comunista bolivariana.
20 de Feb / 2017 às 11h40
Não sei por que, mas o senador Walter Pinheiro tinha se desligado do PT, antes de assumir a Secretaria Estadual de Educação da Bahia, não sei se retornou. A Bahia perdeu um grande senador, quando Walter Pinheiro se afastou do Senado Federal.
20 de Feb / 2017 às 12h11
Me desfiliei do PMDB no ano passado, vinha do antigo MDB, vinha de longe, mas Geddel me desconsiderou. Não me filiei mais a nenhum partido político. Em Geddel não voto mais, e nem acompanho nenhum grupo político que ele lidere ou se encontre.
20 de Feb / 2017 às 12h42
Em juazeiro, as informação de bastidores é que não haverá união, vão concorrer quatro chapas.
20 de Feb / 2017 às 12h45
Em juazeiro, as informação de bastidores é que não haverá união, vão concorrer quatro chapas.
20 de Feb / 2017 às 15h30
Cala boca matraca fabricada no Paraguai, com material de sucata da China, os seus comentários, com todo respeito que você merece, é igual a som do instrumento berimbau, que tem uma nora só, as vezes parecem com a cantiga da perua, que, é: "de pior a pior". Essa mulher é uma praga que o Diabo esqueceu em Juazeiro da Bahia, quando esteve de passagem por lá.
20 de Feb / 2017 às 15h33
Cala boca matraca fabricada no Paraguai, com material de sucata da China, não tem nada de "Legítima", os seus comentários, com todo respeito que você merece, é igual a som do instrumento berimbau, que tem uma nora só, as vezes parecem com a cantiga da perua, que, é: "de pior a pior". Essa mulher é uma praga que o Diabo esqueceu em Juazeiro da Bahia, quando esteve de passagem por lá.
20 de Feb / 2017 às 16h30
O BRASIL QUE SO TEM MALA VIU E CADA UM QUERENDO TIRAR UMA FATIA KKKKKKKKK
20 de Feb / 2017 às 21h23
Talvez o ex-governador Jaques Wagner e muito menos o governador Rui Costa, não sabe que as tendências em Juazeiro não são convidadas para se reunir a mais de quatro anos.
21 de Feb / 2017 às 01h15
Bom nome o Jorge Solla. O conheci de perto em Vit da Conquista. Esse PT da igreja de Juazeiro sempre foi desunido com o PT do Estado e dos movimentos em pró de si próprios e q nenhum daqui conhece Solla como nós o conhecemos. No salitre esse guerreiro teve mais de 200 votos. Mais do q na sede. O PT e PC do B daqui sao refens de ISac. Solla O federal mais votado na bahia.
21 de Feb / 2017 às 09h44
No espetáculo da Crucificação deste ano, acho que devem botar a personagem de Jesus entre dois "personagens" de Pilão Arcado: Um o ex-prefeito e o outro o ex-assessor de imprensa da época, todos da família Queiroz Lima. Reportagem LARANJAS DO SERTÃO, da Rede Record, exibida em 2014. Os acusado ainda estão soltos, e não foram para o paraíso.