Durante o Carnaval, quem precisar registar uma denúncia, reclamação, sugestão ou requisitar informações sobre a atuação do Estado, bem como a prestação dos serviços, terá o atendimento especial da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). No período de festividades, entre os dias 24 e 28, a Central de Atendimento do órgão funciona das 12h às 18h, pelo telefone 0800 284 0011, Whatsaap (71) 99911-7631 e site do órgão. Outras formas de contato são por meio do aplicativo TAG, do Twitter (@ouvidoriageral) ou pela página no Facebook (Facebook.com/ouvidoriageral).
“O cidadão poderá se manifestar sobre qualquer ocorrência que envolva o Estado, como casos de intolerância religiosa, racismo e trabalho infantil. Em caso de denúncia, o nosso sistema recolhe e envia essa ação para a Polícia Militar, para que haja continuidade no processo. A participação da população é fundamental. Os olhos das pessoas dão suporte para que os órgãos públicos desempenhem seu melhor papel”, explica o ouvidor-geral do estado, José Maria Dutra.
Já a Ouvidoria da Polícia Militar terá um posto fixo no Quartel do Comando Geral da PM, localizado no Largo dos Aflitos, durante 24 horas, e atenderá os foliões com equipes itinerantes nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. Os cidadãos também poderão fazer registros sobre a atuação dos policiais e sobre os demais serviços da Polícia Militar no site da corporação.
De acordo com o ouvidor da Polícia Militar, major Everaldo Maciel, as informações recolhidas através dos serviços de ouvidoria ajudam a melhorar as operações. “Para exemplificar, ao recebemos um registro relatando que em um determinado local da cidade existe a incidência de delito, nós encaminhamos isso para a companhia da área, que procura reforçar o policiamento para atender a demanda daquela região com velocidade”, afirma.
Secom Bahia
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