A comemoração dos 192 anos de existência da Polícia Militar do Estado da Bahia em Juazeiro ocorreu na sede do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, nesta sexta (17). O evento contou com a presença de autoridades militares e civis do Vale são-franciscano. O 3º BEIC, comandado pelo Tenente Coronel PM Jorge Sampaio Silva promoveu a celebração da data histórica confirmando um dos maiores valores institucionais da corporação, a tradição.
A solenidade realizada com tropa formada e guarda de honra ressaltou o simbolismo do militarismo, parte indissociável da instituição, abrilhantando a ocasião cívica em honra a instituição quase bi centenária. Na oportunidade foi lida a mensagem do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral, o Coronel PM Anselmo Alves Brandão e a entrega de elogios a policiais militares da ativa e de homenagens aos da inativa que fazem parte do álbum memorial do “Corpo de Polícia” mais antigo do Brasil.
A Polícia Militar do Estado da Bahia, como assim é denominada por decreto de 1940, foi criada no ano de 1825, em tempos de Império, um ano após a outorga da primeira constituição do Brasil, era outra época, outra configuração social. A PMBA como órgão de defesa da ordem pública vem compondo as transformações republicanas nacionais e mesmo tendo sua alma hierarquizada, não deixa de ser uma das mais vibrantes instituições da democracia brasileira, já que a ordem social é a base para a possibilidade de existência do Estado Democrático de Direito.
A instituição e seus integrantes com muito orgulho e muita honra celebram a data de 17 de fevereiro, o aniversário de quase dois séculos de invencibilidade da grande milícia de bravos! Parabéns PMBA!
Jorge Sampaio Silva – Tenente Coronel PM
Comandante do 3º BEIC
0 comentários