A Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde está realizando ações com o objetivo de fortalecer a Ouvidoria e o Controle Social - que consiste na participação efetiva do usuário no serviço de saúde. Na quarta-feira (15) foi realizada uma reunião com representantes destes setores, da Superintendência de Atenção Especializada, do Conselho Municipal de Saúde, além da participação da vice-prefeita, Dra. Dulce Ribeiro.
De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas, Lorena Pesqueira, a finalidade do encontro foi discutir as medidas de ordem que devem ser adotadas para diminuir o índice de queixas. "Também é um objetivo nosso fazer um trabalho in loco nas nossas unidades, para que a população conheça o serviço da Ouvidoria e participe mais efetivamente. Queremos que as pessoas tenham segurança em procurar a Ouvidoria quando se sentirem, de alguma forma, negligenciadas, para que possamos dar resolutividade e punir quem tiver feito este tipo de abordagem", explica.
A ação terá inicio pela Atenção Especializada, e irá percorrer todos os setores da Secretaria. Para o superintendente do departamento, Mário Machado, o atendimento humanizado tem que ser efetuado pelo servidor, mas também é essencial que exista um cuidado integral com o profissional, para que ele receba cada vez melhor a população.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roque Carneiro, avaliou que a gestão está fazendo o possível para corrigir os erros. "O caminho escolhido está correto. Acredito no poder que é fazer um treinamento com os profissionais, principalmente em relação a melhorar o atendimento ao público. Percebo que a motivação da nova equipe é grande e o Conselho vem contribuindo muito com sugestões", pontua.
OUVIDORIA
Márcia dos Reis, responsável pela Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Juazeiro, lembra que o órgão é um espaço democrático. "Atendemos sugestões, denúncias, solicitações e esclarecemos dúvidas referentes aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A Ouvidoria funciona como um mecanismo de entendimento entre o usuário e a gestão", esclarece.
Quem precisar entrar em contato com a ouvidoria podem ir a sede da Secretaria, localizada na Rua 15 de Julho, nº 32, no Centro da cidade. Também é possível realizar uma denúncia por meio dos telefones: 3613-8305 / 3613-8306, ou ainda pelo endereço de e-mail: [email protected].
Ascom/Juazeiro
1 comentário
19 de Feb / 2017 às 09h22
existe, mas será mesmo q funciona? será que a pessoa q apontar algum problema na rede de saúde, ou no postinho, não vai é ter o nome marcado pra depois ser perseguido?!?