Nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAO) de Juazeiro realizou operações de desobstrução dos espaços públicos e remoções em residências da cidade em cumprimento a Lei Complementar 018/2016 que descreve sobre o Código de Polícia Administrativo. A ação teve início com as retiradas de cones e cavaletes utilizados por moradores para reserva de vagas na Rua Quintino Bocaiuva, área central da cidade.
"A secretaria irá intensificar ainda mais as fiscalizações quanto a obstrução e invasão de espaços públicos na cidade. Primeiro é feita a notificação e, caso o proprietário não retire o objeto que obstrui ou invade o espaço público, a secretaria irá retirar. Nosso trabalho é para garantir o ordenamento da cidade", informou Jailson Silva, Diretor Operacional da SEMAO.
A segunda ação realizada pela fiscalização aconteceu no Residencial Mairi e contou com o apoio da equipe da empresa de Consultoria Social - PROATEC, credenciada a Caixa Econômica Federal e que atua dentro dos residenciais. Alguns moradores estavam construindo cercados ao redor das casas, entregues no final do ano passado. A ação ocorreu de forma tranqüila e com a parceria da própria comunidade.
De acordo com a coordenadora do PROATEC, Valéria Nunes, quinzenalmente é realizado encontros com os moradores do Residencial Mairi para orientá-los sobre a importância de zelar pelo espaço social e coletivo em que vivem, uma vez que é algo compartilhado, bem como os riscos que as construções irregulares podem vir a comprometer a estrutura das casas.
“Nosso trabalho realmente é a organização comunitária para que eles possam ter uma qualidade de vida cada vez melhor", explicou à coordenadora. A Secretaria solicita à população que ao identificar alguma irregularidade, seja no meio ambiente ou no que tange o ordenamento urbano, denunciem através do telefone (74) 3612 3574 ou pessoalmente na sede da Secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n Centro.
“É nosso dever zelar pela segurança, ordenamento e sossego público. Essas parcerias somam no trabalho de ordenamento urbano da cidade, uma vez que a própria comunidade participa do trabalho de fiscalização. Queremos uma cidade cada vez mais bonita e organizada e isso só acontece se a população estiver junto no processo de melhoramento", ressaltou.
Ascom/Juazeiro
14 comentários
16 de Feb / 2017 às 21h49
Pau que bate em Chico, tem que bater em Francisco!!! Obstruir passeio ou vias públicas está previsto no código de postura do município, mas só é usado para os fracos e oprimidos. Ambulantes não poderam vender suas mercadorias na área central do carnaval para favorecimento dos aliados empresários do Prefeito e de quebra ainda digo: pq os bares da praça são Tiago maior a exemplo de Egidiu, Santana e Gilberto não podem ocupar o espaço com mesas e a prefeitura cedeu uma praça recém reformada para uma estrutura monstruosa de muito peso ao Comando da PM. politicagem e falta de compromisso.
16 de Feb / 2017 às 22h19
SERIA BOM. A. SEMAO, FAZER UMA FISCALIZACAO E ORIENTAÇÃO EM TODA AREA DA CEASA. ALGUNS LOGISTAS BOTAM CONES E CORRENTES EM ESPACO PUBLICO. PRINCIPALMENTE A NOITE. BOTAM CORRENTE COM CADEADOS DIFICULTANDO O PEDESTRE A TRAFEGAR SOBRE PASSEIOS. INCLUSIVE EM UNS DEPÓSITOS POR TRAZ DE UM POSTO DE COMBUSTÍVEL
16 de Feb / 2017 às 22h20
Muito boa ação da SEMAOP, agora espero que não esqueça da praça da travessa Maria Gorete no qual foi postado neste digníssimo BLOG e até agora nada.A praça continua ao Deus dará. Barracas de lanches, espetinho e pastel atrapalhando a vida dos moradores, pois as pessoas não podem usufruir do espaço Público. Pessoas urinando na frente das crianças, etc. Isto sem falar no furto de água e energia. Será que todo cidadão pode fazer isto??? ATENÇÃO DR. JOAQUIM DO SAAE E GERENTE DA COELBA: O resto da População pode fazer o mesmo????. Prefeito Paulo Juazeiro tem que seguir em frente. Não ao lixo
16 de Feb / 2017 às 23h12
á fiscalização é louvável , porém eles tem que fiscalizar quem estaciona em frente das garagens , isso ninguém quer fazer , na rua Antonio pedro ( rua sete de setembro ) iniciando da banca até Adolfo viana , todos os dias tem motoristas estacionando em frente das garagens , os proprietários ficam impossibilitados de entrar ou sair , os agentes de trânsito ficam parados em frente dos bancos ou pro- matre e não fazem nada , carros param em fila dupla na cara deles que viram ás costas , isso também é uma vergonha .............................
16 de Feb / 2017 às 23h14
DEVERIA A SECRETARIA TAMBEM FAZER UMA CAMPANHA EDUCATIVA PARA OS MOTORISTAS NAO ESTACIONAREM.NA.GARAGEM ALHEIA, POIS NA MAIORIA DAS VEZES OS MORADORES UTILIZAM DOS RECURSOS DE CONES E CAVALETES POR FALTA DE OPÇAO.
16 de Feb / 2017 às 23h15
DEVERIA A SECRETARIA TAMBEM FAZER UMA CAMPANHA EDUCATIVA PARA OS MOTORISTAS NAO ESTACIONAREM.NA.GARAGEM ALHEIA, POIS NA MAIORIA DAS VEZES OS MORADORES UTILIZAM DOS RECURSOS DE CONES E CAVALETES POR FALTA DE OPÇAO.
17 de Feb / 2017 às 06h59
O centro da cidade está cheio disso. Moradores e donos de lojas se acham no direito de "guardar vaga" utilizando cones e cavaletes. Uma bagunça total. Parabéns a prefeitura!!!! Parabéns a SEMAO.
17 de Feb / 2017 às 07h54
O nome disso é ORDEM PÚBLICA, o que esta cidade se esqueceu de por em prática durante décadas. Vale lembrar a essa Secretaria que um barzinho da Rua da 28, já comemora décadas estendendo cadeiras na calçada e até no estacionamento para bebidas e jogatina, sob vistas grossas de nossas lideranças. Lei é para ser cumprida e parabenizo a SEMAO por essa ação!!!
17 de Feb / 2017 às 08h18
Na rua Quintino bocaiuva ninguem recebeu notificação alguma, simplesmente os fiscais recolheram os cones principalmente das oficinas que ficam abertas e colocam os cones por conta da segurança de entrada e saída de carros.
17 de Feb / 2017 às 10h05
Bom dia Geraldo,quero parabenizar a SEMAO pelo trabalho realizado e também pedir para não esquecer das barracas que ficam na travessa Maria Gorete que estão impedindo os pedestres de se locomoverem, sem falar no desvio de água e energia que estão sendo subtraído na praça pedimos providência.
17 de Feb / 2017 às 13h15
Boa tarde!! A secretaria usa dois pessos e duas medida kd que eles tira os ambulantes inlegais da praça ao lado canteiro de obras do lado do depósito de bosta do SAAE. Sem conta que esses ambulantes furtam água, e energia será se prefeitura não sabe ? A praça está em um abandono total eles usam o espaço, não cuida e ainda suja, sem conta que eles comercializa alimentos sem nem um tipo de licença.
17 de Feb / 2017 às 14h40
vão fiscalizar a Adolfo Viana também? pq ali não tem quem ande nas calçadas, principalmente ali pros lados do final da rua antonio pedro.
17 de Feb / 2017 às 15h11
No Piranga Velha na Rua do Posto de saúde (ali onde tinha o campo do Palmeiras e hoje é um loteamento) os moradores estão puxando as casas pra frente e afunilando a rua, já tem obra passando por baixo dos fios de energia, um absurdo. O povo vai construindo as casas de todo jeito e a prefeitura não faz nada, só em Juazeiro mesmo!
18 de Feb / 2017 às 13h30
Boa tarde Geraldo,peço a secretaria que venha mesmo fiscalizar essas barracas na praça da travessa Maria Gorete um absurdo que estão fazendo subtraindo água e energia todos os dias, lamentável essa situação o pior quem paga os tributos somos nós, e eles aproveitando da praça peço providência URGENTE.