O carnaval de Juazeiro-Bahia terá início nesta sexta-feira, 10, e se estenderá até o próximo domingo, 12. O evento é realização da Prefeitura Municipal, através da Superintendência de Eventos e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. O tema é "Tropicália na Terra da Alegria", numa homenagem aos 50 anos do Tropicalismo.
A organização do Carnaval de Juazeiro valoriza mais uma vez a cultura a partir do legado de Luiz Gonzaga e a sanfona:. Targino Gondim, Flor Serena, Joao Sereno vão soltar a voz mostrando que é carnaval.
Em tempos de tanta música ruim, onde a porcaria musical impera, será uma riqueza ouvir Targino Gondim e sua sanfona em peno carnaval. Cabe aqui citar que a identidade cultural no mundo globalizado é fator de atração turística. O forró, baião, xaxado sempre será um fator de desenvolvimento econômico e social.
Louvável a atitude da Prefeitura de Juazeiro-Bahia ter na programação sanfoneiros. Meu incentivo para que todos os eventos isto seja repetido na busca de repensar as relações entre cultura e discurso oficial. A atitude representa um exercício da cidadania cultural.
Luiz Gonzaga, diga-se, poucos sabem, na década de 40 e 50 derrubava todos os preconceitos já "cristalizados" pelo tempo e puxava sua sanfona em pleno carnaval. Em 1947 o maior sucesso do carnaval foi "Quer ir mais eu?", frevo regravado até os dias de hoje.
Também na sanfona de Luiz Gonzaga foram gravados para o carnaval "Bia no Frevo", Ao Mestre Capiba, Arrasta Frevo.
No carnaval da Bahia, décade de 80, o Brasil e o mundo tomou conhecimento do primeiro forró trio eletrizado: "Instrumento Bom", autoria de Morais Moreira na voz de Luiz Gonzaga, gravado com Trio Eletrico de Armandinho, Dôdo e Osmar. O Brasil canta até hoje...
Portanto é necessário criar uma expectativa de reorganização da política cultural, mesmo com a descrença no aparelhamento público (o Estado ainda é necessário quando a serviço da coletividade).
Cultura, sanfona e diversão. Tenho dito: Viva o Nordeste. Viva o carnaval com sanfona!Viva o forró!
*Ney Vital-Jornalista
5 comentários
10 de Feb / 2017 às 13h27
GERALDO? TEM RAIVA FE OTONIEL GONDIM? NOS P ADORAMOS NO SEU BLOG.ABRACAO.
10 de Feb / 2017 às 13h29
QUE VENHA GONDIM.PUXE A FERA.GERALDO.Ï
10 de Feb / 2017 às 16h38
Prezado Geraldo, so no seu blog lemos texto tão informativo e cheio de preciosidades. Parabens!
11 de Feb / 2017 às 10h58
Parabéns pelo belo texto "Ney Vital" que sirva de reflexão, para os governantes e para os promotores de eventos. E viva a nossa cultura nordestina.
11 de Feb / 2017 às 13h09
Gostaria que algum estudioso (especialista), tentasse explicar essa capacidade que Juazeiro tem para criação de gênios na cultura musical, arte, futebol e tantos outros e ainda aceitação de tudo que chega aqui só deixa a desejar na política ou não, de repente estou errado.