A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) já começou a trabalhar a campanha 2017 de Prevenção de Acidentes e Doenças no Trabalho, que esse ano traz como tema "A segurança e a saúde no trabalho deve transcender todo ato inseguro". A iniciativa é um ação conjunta da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Núcleo de Educação Permanente (NEP), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), e tem como objetivo conscientizar funcionários e colaboradores sobre os riscos biológicos e a importância do cumprimento de regras básicas para evitar acidentes.
O grupo envolvido na concepção da campanha defende que a conscientização ainda é a melhor forma de prevenção e para a escolha da temática a ser trabalhada anualmente primeiro os profissionais observam o ambiente de trabalho; os métodos de execução das tarefas; pensam nas possibilidades de melhoria do local de trabalho e nas formas possíveis de eliminar e/ou neutralizar as condições de risco e perigo. "Muitas vezes a melhoria está ao alcance apenas de uma simples ação ou iniciativa do profissional e/ou da instituição; e a prevenção requer somente atos seguros", acredita o técnico em segurança do trabalho, Ítalo Castro.
A campanha também visa valorizar e motivar os colaboradores para uma cultura de Acidente Zero na execução de suas atividades. No cronograma de 2017 estão previstos treinamentos, Diálogo Diário de Segurança (DDS), distribuição de folders informativos, frases de impacto, divulgação por correio eletrônico e instalação de cartazes. "Graças ao trabalho que a Unidade realiza há 3 anos, o número de acidentes de trabalho tem diminuído e nós já reduzimos em 47% o percentual anual. Estamos trabalhando duro para zerarmos esse índice e acreditamos que com a conscientização e colaboração de todos não iremos demorar muito para conseguir", ressalta Ítalo.
Seja qual for a função dentro da unidade de saúde ou empresa o mais interessado na saúde e segurança deve ser o próprio trabalhador. Pensando nisso, a comissão organizadora da campanha deixa as seguintes dicas: Mantenha a atenção (observe todo o ambiente e analise quais possíveis riscos existem ao seu redor); Não se exponha ao risco (se alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, não se aproxime); Mantenha o local de trabalho limpo e organizado (não deixe caixas no caminho, ferramentas largadas no chão, nem produtos vazando); Use equipamentos de proteção (todos os EPIs necessários à realização de suas tarefas com segurança); Cuide de você e do seu amigo (evite a realização de tarefas de forma isolada, especialmente em áreas de risco); Comunique incidentes (incidentes podem virar facilmente acidentes, portanto, tudo que acontecer fora da normalidade em suas tarefas deve ser comunicado aos seus superiores); Conheça a CIPA (essa comissão tem a função de manter a segurança no trabalho, criar regras para a empresa; acompanhar a eficácia e cumprimento das mesmas).
Ascom
0 comentários