Os condutores socorristas do Samu de Juazeiro participaram, na quinta-feira (2), de um treinamento sobre primeiros socorros. A atividade teve o objetivo de qualificar o primeiro atendimento em casos de acidentes no Carnaval de Juazeiro 2017. A capacitação aconteceu no auditório do Samu, em parceria com o Corpo de Bombeiros 9º GBN.
De acordo com a diretora do Samu, Lara Ramos, manter os profissionais atualizados é essencial para assistir melhor a população. “O Carnaval de Juazeiro está se aproximando e é um período em que temos muitas ocorrências. Precisamos de profissionais qualificados para que esse atendimento pré-hospitalar aconteça da forma correta”, explica.
Na ocasião, a subtenente do Corpo de Bombeiros, Maria Alice Pereira, deu orientações teóricas e fez demonstrações práticas acerca de possíveis situações que os condutores podem enfrentar durante esta temporada. Entre os tópicos do treinamento, sobressaíram-se os primeiros socorros em casos de acidentes automobilísticos, feridos com armas de fogo ou armas brancas, engasgos, paradas cardiorrespiratórias e convulsões.
A subtenente destaca ainda, que esses profissionais têm uma grande responsabilidade. “Além e condutores eles são socorristas também. Além de todo este conhecimento sobre primeiros socorros, eles precisam pensar em locais estratégicos para estacionar a ambulância, dirigir com segurança e fazer uma boa sinalização. Tudo isso é imprescindível para ele e para a equipe”, argumenta.
Para o condutor socorrista, Renan Feitosa, o treinamento foi um momento de esclarecer dúvidas. “É sempre importante a gente ter esse reforço, tanto para ter um melhor desempenho no nosso trabalho,”, comenta.
Ascom/Juazeiro
2 comentários
04 de Feb / 2017 às 08h47
Olha eles precisam de muita capacitação pois já ví várias vezes que a enfermeira que vai na ambulância pedir para populares pegar a maca mesmo quando o paciente pesa menos que ela! vaaaarias vezes, outra coisa é que já me deparei várias vezes com pessoas desmaiadas e quando ligo para o SAMU o medico fica me fazendo inúmeras perguntas inclusive algumas muito técnicas mesmo eu já tendo dito para a telefonista que a vítima foi encontrada desmaiada e que ninguém a conhece no local! que absurdo um médico que ganha mais de 800 em 1 plantão com tamanha preguiça! e o povo não reclama!
15 de Sep / 2017 às 07h16
Bom dia