O surgimento de grupos separatistas no Brasil também inclui defensores da independência da região Nordeste. Segundo informações do Jornal do Commercio, um grupo iniciado em Pernambuco atua com esse propósito. A ideia surgiu em 1980, em uma turma de mestrado de Economia da universidade Federal de Pernambuco (UFPE), inicialmente com 15 pessoas. Hoje são 7 pessoas de Recife (PE) e 50 pessoas de outros locais do Nordeste. “É um grupo pacifista que quer debater o assunto e mostrar para o Nordeste que a melhor via seria a separação completa, uma ruptura radical, e a constituição de um novo país”, explica um dos líderes do movimento, o engenheiro, economista e professor Jacques Ribemboim, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Carlos Augusto Costa (PV) nas eleições do ano passado, em Recife.
Um outro ajuntamento no mesmo estado, o Grupo de Estudo e Avaliação Pernambuco Independente (Geapi), criado há dois anos e composto por cerca de 50 pessoas, defende a separação de Pernambuco do resto do país. Ribemboim acredita que a independência do Nordeste levaria o desenvolvimento mais rápido e efetivo dos estados nordestinos. Para ele, os dados divulgados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) da região não corresponde ao real. O economista defende a realização de um plebiscito em todos os estados do Nordeste para consultar a população. O grupo ainda não tem símbolos, mas utiliza, em sua página do Facebook, uma bandeira com as cores amarelo (o sol da região), branco (o pacifismo do movimento) e preto (a falta de pacto federativo e o neocolonialismo vivido na região), além de uma estrela de nove pontas, representando cada estado.
BN
4 comentários
31 de Jan / 2017 às 23h57
Seria bom porque Lula tem 90% dos votos do Nordeste e ficavamos separados dos coxinhas paulistanos
01 de Feb / 2017 às 06h20
A Iuguslávia nos da um ótimo exemplo da desgraça à qual poderá nos levar o separatismo.
01 de Feb / 2017 às 06h49
a justiça tem entendido com base na lei da segurança nacional que separatismo é crime, pode ser de onde for, dos preconceituosos do sul ou dos delirantes do nordeste. e voces acham mesmo que a região vai ser uma maravilha de país, com os políticos que tem? vão botar quem pra presidente? Paulo Câmara? Rui Costa? Algum dos Sarneys? kkkkkkkkkkkkkkkk
01 de Feb / 2017 às 17h18
Somos a República Federativa do Brasil, formada pela união "indissolúvel" dos Estados e Municípios e o Distrito Federal, está na lei... propor uma separação e independência significa pedir guerra, único meio possível de separar e danoso como sem fim! Se já está ruim, pior ficaria depois de uma guerra.