A equipe da Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) promoveu um acolhimento diferenciado aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD), nesta segunda-feira (30). A atividade, que tem como finalidade integrar os pacientes aos servidores, faz parte do calendário de atividades do Janeiro Branco - campanha que visa intensificar as atividades voltadas para a Saúde Mental.
De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas, Lorena Pesqueira, toda equipe multidisciplinar se envolveu no processo. “Buscamos construir uma nova política da atenção em saúde mental, resgatando a humanização e o cuidado integral nos serviços de saúde, falando também da violência que afeta muito essa população”, explica. A superintendente ainda destacou que, como hoje é o Dia da Não Violência, o assunto foi discutido em diversos contextos, incluindo preconceito e atos de violência contra mulheres e idosos.
A dinâmica teve a proposta de ‘desatar os nós’ em saúde mental, tratando da igualdade, diferenças, preconceitos, medos, angústias e autoestima. Marcos Luiz Ferreira, acompanhante de um paciente, aprovou o momento de integração e sugeriu a realização de mais trabalhos em parceria com as famílias dos usuários. O paciente que preferiu não ser identificado, conta que se sentiu valorizado com a iniciativa e conseguiu falar e participar, apesar da sua timidez.
Os servidores também avaliaram positivamente a ação. A assistente social do Caps AD, Emanuela Fonseca, pontua a importância da proximidade entre a Secretaria e a unidade. “Esse momento precisa ser intensificado. Tanto os servidores como os usuários precisam do olhar da gestão no que tange o cuidado e atenção”, diz. Entre os profissionais que participaram, também estiveram envolvidos médicos, enfermeiros, auxiliares de serviços gerais e recepcionista.
Andréa Meireles/PMJ
0 comentários