Além de ser um evento culturalmente rico e movimentar foliões em torno da programação que agita todo o município e região, o carnaval de Juazeiro também aquece a economia local. Faltando duas semanas para uma das festas mais populares da cidade, a rede hoteleira já conta com percentuais superiores a 70% de reservas consolidadas para o período (de 10 a 12 de fevereiro).
De acordo com Anne Letícia Silva, gerente comercial de um hotel local, até o momento as reservas já alcançaram 80% para o período momesco. "Temos um público fiel, todos os anos as reservas começam meses antes da realização da festa e durante o evento alcançamos 100% de locações dos quartos. É um momento promissor para esse setor", frisou.
A coordenação do carnaval estima que o município deva receber cerca de 80 mil visitantes, movimentando em torno de R$ 10 milhões durante os dias de festa. "É um período promissor para o nosso município, momento em que a economia é aquecida em todos os setores, como a hotelaria, bares, restaurantes, serviços de transporte, dentre outros", destacou Samuel Morais.
O carnaval 2017 será realizado de 10 e 12 de fevereiro e homenageará os 50 anos do Tropicalismo com o tema "Tropicália na Terra da Alegria". Nos últimos oito anos o evento passou por importantes transformações, o carnaval foi reestruturado num dos maiores do interior do Nordeste. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Maraiza Carvalho a prefeitura tem buscado inovações para fortalecer a folia. "O carnaval é um dos principais eventos que aquece quase todos os setores do nosso município. A cidade ganha com fortalecimento econômico, turístico e com a disseminação da cultura local. São oportunidades de potencializar o que temos de melhor", pontuou Maraiza.
O coordenador da Associação dos Taxistas de Juazeiro (ASTAXIS), José Sergio Leandro Pereira, informou que durante os dias de festa o nível de faturamento é quatro vezes maior que num dia normal de trabalho. "A demanda é boa e o nosso faturamento aumenta quatro vezes mais. É um impacto positivo para a nossa categoria", declarou.
Segundo dados do Conselho Municipal de Turismo, durante o carnaval são gerados 2000 empregos diretos e indiretos. "Existe um aumento considerável no fluxo de clientes em bares e restaurantes, ocupação em 100% da rede hoteleira, além do aumento em mais de 40% no número de turistas que usufruem do Vapor do Vinho, um dos atrativos que possibilita ao turista conhecer o roteiro do enoturístico da nossa região. Esses são exemplos de alguns setores que são beneficiados durante a realização de uma das mais tradicionais e bonitas festas de nosso calendário", ressaltou o presidente do Conselho, Jomar Benvindo.
O carnaval de Juazeiro contará com atrações no circuito da Orla 2, onde ficarão os palcos Caetano e Gil e o palco Multicultural Luiz Galvão na área do Vaporzinho. E o tradicional circuito Ivete Sangalo (Adolfo Viana/Orla 1) receberá os trios elétricos da Prefeitura com estrelas da música baiana e atrações locais, como também dos blocos.
Lene Radina/ASCOM PMJ
3 comentários
27 de Jan / 2017 às 15h17
dá pra ser mais claro? movimentar como? 10 milhões vão pra onde, só pra iniciativa privada que comercializa na época, os donos de hotéis, o vendedor de cachorro quente? como o município se beneficia disso, como isso se volta pra o bem GERAL da população? quanto entra pra o poder público? quanto se gasta pra fazer e a diferença com que se ganha? respondam aí
27 de Jan / 2017 às 15h36
PERGUNTAR NÃO OFENDE TUDO MUITO BOM TUDO MASSA MAS NA MORAL ESSA DINHEIRAMA VAI PRA ONDE EM UM BOM CARNAVAL A TODOS E QUE TODOS BRINQUEM NA PAZ DE DEUS E SAIAM EM PAZ DE SUAS CASAS E VOLTEM NA PAZ.......
27 de Jan / 2017 às 16h30
Realmente esse hotel vai ter essa lotação, pois o mesmo é de uma secretária do governo. É disso que o povo gosta!!!!