Depois que surgiram as primeiras notícias do surto de febre amarela no estado de Minas Gerais, os moradores de Petrolina, passaram a procurar pelas vacinas nos postos de saúde do município. O medo de que a doença se espalhe para outras regiões do país aumentou a busca pela imunização.
De acordo com a diretora técnica de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, Ana Carolina Freire, o município recebeu do Ministério da Saúde neste mês de janeiro cerca de 530 doses da vacina, número suficiente para atender o calendário vacinal e delas já foram aplicadas em torno de 430 doses. “Antes a procura era muito pequena, mas agora as pessoas estão procurando muito pelo surto em Minas. Porém é importante lembrar que não tivemos notificação da doença em Petrolina ou mesmo em Pernambuco”, destacou a diretora técnica de saúde.
A vacina contra a febre amarela já pode ser aplicada em crianças a partir dos 9 meses de idade. Devem se vacinar contra a febre amarela, pessoas que vão viajar para áreas consideradas endêmicas como a Mata Atlântica, o Sul, o centro Oeste ou até para alguns países.
Segundo Ana Carolina Freire, não é necessário o desespero por parte da população. “Não fomos notificados. A partir do momento que formos notificados, vamos avisar a população para se proteger”, disse a integrante da Secretaria de Saúde de Petrolina.
A vacina contra a febre amarela está disponível nas unidades de Atendimento Médico Especializado (Ames) Rosa Maria, no bairro Gercino Coelho e na Amália Granja localizada na Vila Mocó. O horário de atendimento é de 8h às 17h.
G1 Petrolina
0 comentários