Com o objetivo de oportunizar cursos de capacitação e qualificação técnica na área gastronômica em Juazeiro, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho se reuniu nesta terça-feira (24) com profissionais do setor de alimentos da região. Segundo Maraiza, os cursos serão parte integrante do projeto Juazeiro Empreendedor, implantado há dois anos no município e que visa fomentar e assessorar os pequenos e microempresários.
“A nossa ideia é levar oportunidades a todas as pessoas, sempre buscando oferecer o melhor serviço. Esse primeiro contato está sendo muito positivo, pois todos os profissionais ficaram motivados a abraçar o nosso projeto”, pontuou a secretária.
Para a bacharela em gastronomia e segurança alimentar, Sheila Nogueira de Lima, a iniciativa é excelente. “Já desenvolvi trabalhos em comunidades rurais com cursos de boas práticas e segurança alimentar, acredito que temos um potencial incrível que precisa ser estimulado e potencializado”, disse.
Dentro do projeto, foi feito um diagnóstico que detectou que entre os pequenos e microempresários de Juazeiro, 35% são do setor gastronômico. “Por esse motivo queremos capacitá-los e prepará-los para se tornarem profissionais prontos para o mercado de trabalho”, frisou a diretora de desenvolvimento econômico da secretaria, Lilian Koshiyama.
O projeto pretende levar a capacitação para a sede e interior do município. “Iremos adequar os cursos de acordo com a realidade de cada local. Na zona rural podemos utilizar na produção dos alimentos, os insumos ali produzidos, fortalecendo e aprimorando ainda mais o potencial de cada região”, explicou Gleidiane Borges supervisora de Desenvolvimento Econômico.
A capacitação também visa preparar os microempreendedores para desenvolver suas atividades de forma mais profissional. “Além disso, nós pensamos em estender esse trabalho para as escolas, através de uma reeducação gastronômica que beneficiará as crianças. São muitas possibilidades que pretendemos aprimorar e trabalhar para colocar em pratica”, afirmou a secretária.
A reunião que foi finalizada com a proposta de fomentar parcerias para a concretização do projeto, também contou com a presença do consultor de desenvolvimento de negócios, Valneilson da Silva, do gastrólogo Wildebrando Pereira de Souza e do chefe de cozinha Jefferson Freire.
Lene Radina/ASCOM PMJ
2 comentários
25 de Jan / 2017 às 22h35
Alguém avise a secretária Maraíza que configura improbidade administrativa o fato de ela ser secretária do município e usar a estrutura do seu hotel para as reuniões da pasta. Todo cuidado é pouco.
25 de Jan / 2017 às 22h47
Dão curso pra empresário e tiram carrinho de ambulantes desempregados, pais de família das ruas. E ainda se dizem do lado do povo. Bem feito Juazeiro