Com a morte do relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, nas vésperas dele apresentar seu relatório, em que vários políticos de renome nacional, que estão veementemente envolvidos diretamente com o poder central da República, seriam naturalmente denunciados no envolvimento direto de vários crimes de natureza política, teorias de conspiração invadiram as redes sociais, bem como vários articulistas e colunistas sérios de jornais pelo país afora insinuaram crime premeditado.
Não posso acreditar que tenha sido um crime premeditado por indivíduos que seriam incriminados pela Lava Jato, principalmente membros do PMDB e do PSDB, como alegam todos aqueles que escreveram e opinaram na internet de ontem para hoje, porque não disponho de provas materiais para tanto. Mas também fica um pouco confusa a situação por essas alegações, mas elas não servem ainda como motivo para acreditar e falar abertamente que o ministro foi assassinado.
O avião em que ele estava, um protótipo Hawker Beechcraft King Air C90 de prefixo PR-Som, de propriedade da Emiliano Empreendimentos, é considerado um dos aviões de pequeno porte mais seguros do mundo, tanto que é o único avião que o serviço secreto americano autoriza o presidente americano se locomover pelo país. Porém acidentes acontecem, e ninguém está livre disso, basta lembrar o caso do time de futebol da chapecoense...
Mas caso, investigações sejam feitas como pedem autoridades do país, não apenas pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, mas sob o acompanhamento de organismos internacionais, e se chegue a conclusão de que foi um crime premeditado, que Deus tenham piedade de todos nós, porque assim estaremos vivendo num país parecido com a Colômbia dos anos oitenta, ou os tempos da máfia italiana.
Para internautas de plantão não existem dúvidas de que esse caso da queda do avião em que estava o ministro Teori Zavascki deve ser investigado e a fundo, porque pode não ter sido um "acidente" como escreveu e depois tirou do ar o delegado da Polícia Federal responsável pelas investigações da Lava Jato. Se bem que nas redes sociais os factoides sãos as suas principais premissas de existência!
Por incrível que pareça as teorias de conspiração contra o ministro que apresentaria seu relatório logo após a volta de suas férias, que poderia apresentar o envolvimento de vários personagens conhecidos do mundo político, chegam a ser exageradas em suas doses. Não quero acreditar que Michel Temer como suspeito da Lava Jato, nessa rapidez toda como disse logo de antemão seu assessor Moreira Franco, tenha a sordidez de querer nomear um relator nesse momento de comoção pública, principalmente Gilmar Mendes que viajou recentemente com ele no mesmo avião para Portugal. Com sua impopularidade é melhor que ele deixe isso para Carmen Lúcia.
É melhor que deixemos de tanta paranóia e olhemos a realidade como ela é, e assimilar o discurso do próprio filho de Teori Zavascki, Francisco Prehn Zavascki (que em maio do ano passado alertou que poderia acontecer alguma com sua família), de que é melhor torcer para que tenha sido mesmo um acidente, porque senão será muito ruim para o país ter um ministro assassinado.
É melhor esperar para poder tirar conclusões do que falar coisas sem provas, e torcer para a Polícia Federal coloque uma equipe de investigação diferente daquela que foi colocada para investigar a queda do avião que ceifou a vida do ex-candidato à presidente Eduardo Campos, e que chegue às conclusões que a sociedade brasileira espera. Paciência e cerveja gelada de forma moderada nunca fez mal a ninguém no verão!
Por Genaldo de Melo
8 comentários
20 de Jan / 2017 às 23h11
Igual como dizem que o PT maldito tem a vê com a morte de Celso Daniel e Eduardo Campos
21 de Jan / 2017 às 01h53
Olha como petista/comunista/socialista encontado numa instituição dos petralhas pula quando suspeitam de alguma coisa tipo: morte de Celso Daniel, acidente de Eduardo Campos, e agora o ministro. Os petralhas gritam logo kkkkkk
21 de Jan / 2017 às 07h49
Texto bom. Dilma acha que o Brasil so melhorar com a legalidade. Diretas Já. Volta Dilma. Volta Lula.
21 de Jan / 2017 às 08h12
Texto bom. Dilma acha que o Brasil so melhorar com a legalidade. Diretas Já. Volta Dilma. Volta Lula. Lula quero minha casa minha vida . Pago aluguel e parece que Temer quer acabar tudo ??
21 de Jan / 2017 às 08h14
Eu diria que,é precipitado,formar qualquer conclusão sobre este lamentável acidente.Testemunhas oculares são importantes,porem,não conclusivas.Duas pessoas próximas entre si,observando in loco o mesmo acidente,poderão relata-lo de forma tão distinta que parecerá terem visto coisas totalmente diferentes.Cada individuo vê sob sua ótica pessoal ,compara com suas referências e padrões mentais,formando juízos individuais.Em resumo,o que um ve,o outro pode não ver e vice versa,dai as contradições, muito comuns em casos desta natureza.Só uma investigação bem feita poderá esclarecer tudo.
21 de Jan / 2017 às 10h46
Os imprevistos acontecem, as tragédias acontecem, as fatalidades da vida acontecem, pode acontecer com qualquer pessoa, quem é vivo é mortal. O meu vizinho Deraldo França, aqui em Pilão Arcado, homem de poucas letras, e sem papas na língua, diz: "o homem só morre no dia, Guarabira, do dia não passa, já tá determinado". Já o Papa Francisco, que é um celebridade, diz: "ninguém morre na véspera". A meu ver, todos os dois estão corretos nas afirmações, a diferença entre eles se encontra no contexto social. Deraldo França um cidadão de pouca cultura, já o Papa Francisco, um cidadão intelectual.
21 de Jan / 2017 às 12h27
Geraldo: Um blog de Itabuna copiou sua matéria e publicou sem dar o crédito devido...olha ai. http://azulzinhonoticias.blogspot.com.br/2017/01/conselho-para-quem-acha-e-anuncia.html
21 de Jan / 2017 às 14h04
MARIA DO SOCORRO. TU DEVE VIVER NA MARESIA. NÃO FAZ NADA, SEM FUTURO, A NÃO SER DIGITAR BOBAGENS NO BLOG. QUEM ES TU, VERME, PARA FICAR ATACANDO AS PESSOAS DE BEM. A SECRETARIA , SE DEIXAR O CARGO É EM´PRESÁRIA E VOCÊ? PARASITA? FAZ O QUE?