Bloco Baile dos Caretas surge como nova alternativa no carnaval de Juazeiro

O território da folia de momo historicamente abre espaço para a conscientização botar seu bloco na rua. Por todo o país as manifestações, que misturam diversão e politização, vêm ganhando espaço na maior festa popular do mundo. Juazeiro, no norte da Bahia, é um exemplo disso. Em 2017 a cidade vai ter o projeto estreante Bloco Baile dos Caretas, desfilando no sábado de carnaval, no dia 11 de fevereiro.

O projeto tem a proposta de levar para avenida a experiência de grupos que revelam a resistência para manter viva a identidade cultural de um povo e aproximar o público de diferentes formas de produzir e consumir cultura, especialmente a cultura da música. O Bloco Baile dos Caretas é um projeto independente, idealizado e desenvolvido por membros da banda juazeirense Sóda Solta, que tem suas raízes fincadas no reggae e sound system. A banda também será a anfitriã da festa e em cima do trio vai receber o soteropolitano Clube do Ragga e os DJs Mentalist e Werson.      

Para os organizadores do bloco, o objetivo é proporcionar um espetáculo que amplie o conhecimento das pessoas sobre a música. "Juazeiro é uma cidade rica culturalmente, mas essa cultura se limita ao que vemos no cotidiano, muitas vezes distante da nossa realidade ou de cunho apenas comercial", pontua André Pereli, produtor do Bloco.

O Bloco                   
O Bloco Baile dos Caretas vai seguir o percurso tradicional do carnaval de Juazeiro, saindo da Avenida Adolfo Viana em direção à Orla. Os abadás podem ser adquiridos em um dos pontos de venda pelo valor de R$50.       

Ascom