"Nesta quarta pela manhã vistoriei o reservatório Mandantes, em Pernambuco, já com água do bombeamento realizado anteontem (17), por volta das 19h. Estamos trabalhando em todos os turnos para garantir a entrega da água nos prazos que estabelecemos com a população do Nordeste", destacou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nesta quarta-feira (18), em Monteiro (PB). A declaração foi feita pelo titular da Pasta, após concluir dois dias de vistoria às estruturas distribuídas ao longo dos 217 quilômetros do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Com o acionamento da bomba flutuante, pelo ministro Helder Barbalho, no reservatório Braúnas - segundo do Eixo -, a integração do Velho Chico avançou por mais 12 quilômetros e chegou até o reservatório Mandantes - estrutura seguinte -, totalizando 32,4 quilômetros com água. "Nossa expectativa é de que possamos até o último dia de fevereiro entregar água do rio São Francisco, em Monteiro (PB), e a partir daí pegar o curso do Rio Paraíba e assegurar tranquilidade à população", reforçou o ministro.
Nesses dois dias de trabalho, a equipe do Ministério inspecionou a captação do rio São Francisco desde o reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), e as seis estações de bombeamento do Eixo, até a adutora Monteiro - última etapa deste trecho, na Paraíba. No trajeto, entre os dois estados (PE e PB), também foram verificados dois reservatórios (Areias e Braúnas) e o túnel Engenheiro Giancarlo.
Durante a visita técnica, o ministro Helder Barbalho também destacou o esforço realizado pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar disponibilidade de água em quantidade e condições apropriadas aos paraibanos. "Nós estamos atuando em parceria para garantir que o esgotamento sanitário seja tratado e feito da forma adequada. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a prefeitura de Monteiro (PB) estão executando as obras de esgotamento sanitário. É uma demonstração clara para que possamos ter quantidade de água sendo ofertada e com a qualidade para assegurar saúde pública à população".
O Projeto de Integração do Rio São Francisco, quando concluído, vai levar água para mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O empreendimento é composto por dois eixos - Norte e Leste - que juntos somam 477 quilômetros de extensão.
Fonte: MI
5 comentários
19 de Jan / 2017 às 08h04
Esta obra foi iniciada com Lula. Ha 590 anos o povo sonhava com isto. Ninguém do PT pide ter um apartamento ou um sítio que os ignorantes fascista hipócrita seguidores da Globosta chama de ladrão. Obrigado meu Deus por ter conhecido Lula e sua obra de levar Luz para Todos. Blog 247brasil jornal na Internet.
19 de Jan / 2017 às 08h21
Luz para Todos, agua para Todos, salario bom para os Trabalhadores, Mais medicos, Mais escola de medicina, mais casas para Todos, mais empregos, Samu. Tudo iniciado por Lula pai dos Trabalhadores e pobres. Aecio e Alquimi PSDB quer acabar com tudo isso e lascar com os Trabalhadores?????
19 de Jan / 2017 às 09h42
Tenho é pena dessa alma, com esses comentários ai sobre o Rei dos Ladrões.
19 de Jan / 2017 às 11h41
Agora eu sei porque a Chesf aumentou, tanto, a vazão do rio São Francisco, mesmo com o lago de Sobradinho vazio: para poderem bombear água na famigerada transposição. Quero ver se, quando estiver funcionando, poderão captar água com a vazão reduzida a 700 m³, como estava.
19 de Jan / 2017 às 15h05
NA MORAL NÃO TENHO NADA CONTRA LEVAR AGUA PARA OS IRMÃOS DE OUTRAS REGIÕES MAS SÓ VEJO TIRANDO AGUAS E MAIS AGUAS E NADA DE FAZER PROJETOS QUE VENHAM MELHORAR A VIDA DO NOSSO SOFRIDO RIO QUE DEUS NÓS LIVRE DESSA MAL HORA TUDO DE ONDE SI TIRA E NÃO COLOCA ACABA VIU SENHORES POLITICOS INRRESPONSAVEIS.....