Se muita gente julga o livro pela capa, alguns leitores não hesitam em criticar as manchetes de uma revista, o que torna o exercício jornalístico ainda mais difícil do que já é. Com um viés inusitado de pauta, a Revista Exame desta semana está presente nas bancas de todo o país e também entre os assuntos do momento nas redes sociais.
O motivo? A capa traz uma foto do rockstar Mick Jagger e a seguinte chamada sobre o novo sistema de aposentadoria no Brasil: “O que você e ele têm em comum”. O argumento da linha fina explica: “Talvez não seja a fortuna, nem o rebolado, nem os oito filhos. Mas, assim como Mick Jagger, você terá de trabalhar velhice adentro. A boa notícia: preparando-se para isso, vai ser ótimo”.
Um post para promover a publicação no perfil da própria Exame no Facebook desencadeou uma série de críticas dos seguidores da página, sobretudo daqueles que são contra a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Temer, que prevê a idade mínima de 65 anos para aposentadora.
Há poucas horas no ar, o post já conta com mais de mil comentários, a maioria deles com críticas ao tom da comparação. Tamanho buzz também fez a chamada de capa ir parar no trending topics do Twitter Brasil e virar assunto no Moments da rede social de 140 caracteres (Clique aqui para ver os memes gerados pelo assunto).
Adnews
2 comentários
13 de Jan / 2017 às 15h31
Essa capa caiu bem com a nossa atual realidade, pois o artista em destaque também é famoso pelo azar e pé frio, qualidade esta (ou defeito) que esqueceram de colocar junto com as outras elencadas na capa!
13 de Jan / 2017 às 16h55
Comparar a vida do trabalhador brasileiro, o desgaste entre trabalho e vida em familia, a ansiedade de não saber se vai continuar trabalhando e por sua vez contribuindo com a previdência, sonhando em conseguir a aposentadoria. Comparar com uma estrela da musica, é no minimo um escárnio. Mas também, com as verbas que o traíra está soltando pra midia amiga, o que mais fazem agora é babação e propaganda do desgoverno ilegitimo. É uma lavagem cerebral o que estão fazendo, pra que o povo aceite a DEFORMA da previdencia. Tipo: aceita que doi menos...