Mosaico - Fotos: Divulgação
É Verão. Ê Verão! Como todo início de ano, 2017 contará com vasta programação de shows e ensaios liderados pelos artistas locais, movimentando a cena da música baiana. Muitos desses eventos contam com o patrocínio do Programa Fazcultura, Secretarias da Fazenda e da Cultura e parceiros comerciais. O mês de janeiro tem seu auge com a Lavagem do Bonfim, que esse ano cai no dia 12 de janeiro – uma quinta-feira, como é tradição – e dando continuidade às homenagens, o cantor, compositor e jurado do The Voice Brasil, Carlinhos Brown realiza a 10ª edição da Enxaguada Du Bonfim, a partir das 14 horas, no Museu Du Ritmo, no Comércio, passagem da caminhada em direção à Colina Sagrada.
Esse ano, a Enxaguada do Mestre Brown contará com a participação de Diogo Nogueira, Alcione, Mariene de Castro e Nelson Rufino. Acompanham o Governo do Estado no patrocínio as empresas Vivo e Schin, utilizando do benefício fiscal concedido via Programa Fazcultura. Fechando a primeira década do evento, já tão tradicional como a própria Lavagem, que reúne dezenas de milhares de pessoas, num percurso de 8 km da Igreja da Conceição da Praia à Igreja do Bonfim, Brown reverenciará o samba, lançando a banda Mukindala, criada por ele e que traz o ritmo "parambandam", uma versão baiana do merengue. Nos vocais, a ex-The Voice Brasil, Paula Sanffer e Rafa Chagas, além da novidade, o músico Gato Preto, com sua "guitarra de tambor". A direção artística do show fica por conta do consagrado Elísio Lopes Jr.
No Ar
Também no Museu do Ritmo acontece dois dias depois (14/01), a partir das 17 horas, o Festival No Ar Coquetel Molotov, que traz como atrações O Quadro – grupo ilheense de hip hop – selecionado no projeto natura Musical, com patrocínio do Fazcultura, para gravação de CD -, Ava Rocha, Boogarins, Giovani Cidreira, Céu, Lívia Neri, Bagum e Ventre. É a terceira edição do evento que conta com o patrocínio do Governo do Estado e cerveja Skol.
O Festival é considerado uma referência no cenário independente brasileiro, tendo iniciado em Recife, passando por Belo Horizonte, Fortaleza, Belo Jardim e Fernando de Noronha e chegando agora a sua 13ª edição. Os ingressos terão valor promocional de R$ 15, com vendas através do site www.sympla.com.br . Ava Rocha, uma das atrações, é considerada revelação da música brasileira atual, misturando MPB com grooves, afros, amazônicos, distorções e improvisos. Já a Boogarins traz um rock psicodélico, com letras em português e já tem dois discos lançados, o mais recente "A plantas que curam", com participações em festivais internacionais, entre ele o Rock in Rio Lisboa.
Luiz Caldas
E o Museu Du Ritmo será o palco também para o pai da Axé Music e multi-instrumentista, Luiz Caldas, realizar os seus Ensaios de Verão. Com patrocínio do Fazcultura e da AcerelorMittal, o cantor apresenta seu vasto repertório nos dias 26 de janeiro e 21 de fevereiro, com promessa de casa cheia e de muitos convidados. Já está confirmada a presença de Lucas Santana.
Além de clássicos dos 30 anos de Axé Music, Luiz Caldas irá mostrar canções inéditas que passeiam por variados estilos. Ele desenvolve um projeto inusitado, a gravação de um álbum por mês – que pode ser acessado no seu portal (www.luizcaldas.com.br), tendo como desafio compor e gravar canções na maior diversidade possível de gêneros musicais. Lançados em plataforma digital, os discos acumulam um total de 20 milhões de downloads. Dessas obras sairão algumas das canções inéditas que Luiz Caldas levará aos shows no Museu du Ritmo.
Ifá
A Banda Ifá realiza o lançamento do seu primeiro CD, Ijexá Funk Afrobeat, realizado com patrocínio do Projeto Natural Musical e programa Fazcultura, no dia 11 de fevereiro. O local escolhido foi o Largo Pedro Arcanjo (Pelourinho), às 21 horas. O grupo levanta a bandeira da música instrumental de matriz africana e tem uma das composições dada de presente pelo maestro Lethiers Rego. As influências vão do Candonblé, ao gegê, ijexá, samba-reggae e rock.
A participação do Governo do Estado através do Fazcultura garante a realização de projetos dos mais variados formatos, como explica o superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões. "Os patrocinadores associam suas marcas a shows e atividades culturais diversificados e o principal resultado é a movimentação da economia criativa, com trabalhadores dos mais diversos setores, que envolvem desde a montagem de placo, eletricistas, cenógrafos, músicos e muitos outros". O Fazcultura será reaberto para inscrições no início de 2017.
FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
Assessoria de Comunicação - SecultBA
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