Na tarde desta quarta-feira (28) a diretoria da APLB-Sindicato de Juazeiro enviou uma nota ao Blog em que faz duras críticas ao Processo Seletivo promovido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro quanto ao cadastro reserva para os cargos de nível fundamental, médio e superior, em setores e serviços das Secretarias Municipais de Educação e Esportes e de Saúde. Veja a seguir na íntegra o depoimento da APLB-Sindicato.
A APLB-SINDICATO, DELEGACIA DO BAIXO E MÉDIO SÃO FRANCISCO, vem a público se posicionar sobre do Processo Seletivo promovido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro.
A Prefeitura lançou dois Editais para Processo Seletivo Simplificado, com Abertura das inscrições na quinta-feira (15) e encerramento previsto para o dia 21 de dezembro. Segundo a Gestão Municipal, o Processo Seletivo será destinado a cadastro reserva, nos cargos de nível fundamental, médio e superior, em setores e serviços das Secretarias Municipais de Educação e Esportes e de Saúde, cumprindo exigência do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). Se o TCM orientou Seleção de Currículos ele está orientando a legalização da ilegalidade!
Ora, se o Processo Seletivo Simplificado é para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme consta no próprio edital, por que se presta ao preenchimento de vagas para o cadastro reserva? Qual a necessidade de excepcional interesse público, no preenchimento de cadastro reserva? Ao promover tal processo seletivo, a atual gestão demonstra, claramente, a sua intenção de burlar os princípios de legalidade e da moralidade, com o fim exclusivo de beneficiar aliados da última campanha.
O Município de Juazeiro precisa da realização de um concurso público, que atenda às necessidades da população. Tal medida, além de justa e democrática, atende ao interesse público, fim maior da Administração Pública. Não podemos esquecer, ainda, que a contratação de novos servidores, pela via constitucional, fortalece o IPJ, (Instituto de Previdência de Juazeiro), aumentando a sua arrecadação e diminuindo o déficit atuarial futuro. No regime de acesso proposto pela atual gestão, os contemplados irão contribuir para o INSS. Moral da história, enfraquecimento do IPJ.
O Processo Seletivo Simplificado desvirtua o sistema de acesso aos cargos públicos, trazendo de volta uma velha e deplorável prática de utilizar os cargos e funções públicas, como “cabides de empregos”, privilegiando alguns asseclas, em detrimento de toda a sociedade juazeirense.
Hora, será que alguém é tão ingênuo que ainda acha que realmente vai conseguir chegar lá sem o QI (Quem indica)?
Nesse momento meus caros, os vereadores da base aliada já estão se articulando para assegurarem as vagas dos seus afilhados, no sentido de honrarem com os compromissos de campanha, só depois, preenchidas essas vagas, dos Q.I, aí, o que sobrar, se é que vai sobrar, será submetida a avaliação de currículos.
Para tanto, nós que fazemos a APLB-SINDICATO, somos veementemente contra essa prática, que humilha e oprime o trabalhador e a trabalhadora, bem como denigre a imagem do serviço público. Continuaremos firmes, defendendo o acesso ao serviço público, por meio de concurso, onde os candidatos terão igual chance de acesso, por seus próprios méritos.
Chamamos a atenção da atual e da próxima gestão para o fato de que ainda há tempo de reverter essa situação, tomando a atitude correta, justa e legal, contratando uma empresa séria e promovendo o concurso público, o que de fato seria o melhor presente para o nosso povo neste final de ano.
APLB-SINDICATO
Gilmar Nery da Silva
Diretor de delegacia
12 comentários
28 de Dec / 2016 às 17h22
Botei Fé na Diretoria da APLB, pois no texto relata realmente o que irá acontecer, não somente na Educação, mas em todas as Secretarias que houver o processo de Seleção. Diante mais, parabenizo por não ceder aos caprichos do Governo como fez a antiga Diretoria na Pessoa do Prof. Antônio Carlos, pois sindicalista tem que lutar pela categoria e não a favor de políticos e de seus aliados. Será que estão fazendo isso nesse período para não serem fiscalizados pelas instituições por se encontrarem em pleno recesso de fim de ano do MP e do Judiciário. Parabéns Prof. Gilmar Nery
28 de Dec / 2016 às 18h32
Concordo plenamente,seleções sem pé e nem cabeça...Para cargos comissionados ocuparem vagas de trabalhadores que se esforçam pelo um meio de vida melhor ou até uma estabilidade temporária... Onde pouco tempo atrás foi feita uma seleção a qual constava vagas em edital e não foram chamados os ocupantes das vagas... Repudiante essa atitude da Prefeitura de Juazero...
28 de Dec / 2016 às 19h13
Se bem me lembro uma das promessas de campanha do prefeito eleito Paulo Bomfim, era acabar com os famosos "cabides de empregos" na prefeitura, e agora acontece isso? Começou bem hein?
28 de Dec / 2016 às 20h23
Isto é só o começo.o prefeito eleito mostrou a sua cara e o desprezo com o povo de juazeiro,qdo ele é o gestor atual drsflaram de vaqueiro e garçon tripudiando da nossa gente.eles não gostam de juazeiro .não são filhos de juazeiro pra eles e só mais uma farra.quem apostou no desconhecido já está arrependido.bem feito.
28 de Dec / 2016 às 20h34
Parabéns a APLB por essa iniciativa mais do que justa e o último concurso ?? Só de Guarda que poderia chamar mais de 70 só chamou 10 vergonhae isso é pq quem manda é quem está no poder cade o Ministério Público???
28 de Dec / 2016 às 21h10
Vergonha total parabéns ao unico sindicato que repúdio esta atitude covarde mesquinha. Cadê os outros sindicatos todos calados vergonha.
28 de Dec / 2016 às 21h10
SIM, isso todo mundo sabe. Mas cade a APLB que não faz uma denuncia no MP, já que a regra é o preenchimento do cargo por concurso público. Não há excepcional interesse publico! prova é o quantitativo elevado de cargos oferecidos. Excepcional e temporario interesse publico acaso fosse para substituir os servidores efetivos de licenca!!NAO HÁ, POIS , REPITO, OFERECE UM QUANTITATIVO ALTO DE CARGOS. DEVERIA SER FEITO UMA PROVA SIMPLIFICADA, E NAO ESCOLHA POR CURRICULUM!! REPRESENTE, APLB, AO MP!!FACA ALGUMA COISA!!
28 de Dec / 2016 às 21h36
É lamentável e vergonhoso tal procedimento da gestão municipal, não está cuidando com decência da qualidade na educação municipal, pois a ideia é prestigiar os pares não os competentes, pois para isso é preciso aferir a competência e esta só é medida mediante prova de conhecimento e títulos, não com esse processo de avaliação de currículo, isto é comum aos indignos do poder.
28 de Dec / 2016 às 22h08
Oxe, a APLB discordando de Isaac. Estranho, passaram 8 anos bajulando essa administração, viram muita coisa errada e fizeram vista grossa e agora condenando as atitudes. Abram o olho povo de Juazeiro, não tem nenhum bonzinho!
28 de Dec / 2016 às 22h24
gilmar vc so esta nesse cargo gracas a antonio carlos dos santos. o silencio e a melhor coisa amigo.
29 de Dec / 2016 às 04h03
Temi PMDB junto com PSDB ta lascando com os trabalhadores. Aposentadoria 65 anos e gasta um milhao com sorvetes no aviao presidencial. Acho que mandaram dinheiro para a Suiça junto com Cunha PMDB. Blog 247brasil
29 de Dec / 2016 às 09h34
ESTOU PASMO VEJAM OS SENHORES QUEM ESTA FALANDO A APLB KKKKKKKK PELO AMOR DEUS O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO KKKKKKKK MAS RAPAZ APARECE E COISA VIU KKKKKKKKKKKK