Gestão Isaac Carvalho investiu no atendimento especializado às gestantes e crianças

A saúde é a área que mais encontra dificuldades em todo o país e em Juazeiro não é diferente. Durante oito anos da gestão Isaac Carvalho a cidade enfrentou muitos desafios, porém diversos avanços foram marcados nesse período. O secretário de Saúde do município, Plínio Amorim, lembra que não havia rede hospitalar própria em Juazeiro, mas em 2010 o prefeito Isaac implantou a Maternidade Municipal.

"O prefeito assumiu o compromisso com as gestantes juazeirenses e das cidades circunvizinhas para manter a maternidade com recursos próprios. É um desafio grande, mas foi um avanço Juazeiro poder contar com uma unidade dessas, pois antes era preciso ir para a cidade vizinha", disse o gestor da pasta.  

Desde a inauguração em 2010, a Maternidade Municipal já realizou 27 mil partos. A unidade atende gestantes encaminhadas de 35 municípios circunvizinhos situados na região de Pernambuco e Bahia, a exemplo de Senhor do Bonfim, Sento-Sé, Uauá, Jaguarari, Ponto Novo, Curaçá, Bom Jesus da Lapa, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Orocó, Dormentes, Afrânio, Belo Jardim, dentre outras. 

As mulheres e os bebês do município desde 2010 têm a disposição um atendimento humanizado e diferenciado realizado pela equipe da Maternidade Municipal.  As crianças de Juazeiro ganharam em 2014 o Hospital da Criança e a rede de urgência foi reestruturada também com a inauguração da primeira UPA/24 horas do Vale do São Francisco. Já foram atendidas 48.266 crianças no Hospital da Criança.  

Com a implantação da Rede Cegonha na Maternidade Municipal, através do Mais Saúde, o município recebeu um Centro de Parto Normal com dez leitos de pré-parto, parto e puerpério (PPP) e já tem garantido 11 leitos para gestação de alto risco, 10 leitos para Unidade de Cuidados Intermediários/UCI, 10 leitos de Unidade Neonatal de Cuidados Intensivos/UTI e 10 leitos do projeto Canguru. 

Os serviços do hospital da Criança – inaugurada em 10 de maio de 2014 – são mantidos integralmente com recursos próprios com uma média de despesas mensais projetada em aproximadamente R$ 400 mil. O respeito dado às crianças do município e da região e a agilidade nos serviços foram um dos fatores mais elogiados pelas mães. Cerca de 41 profissionais atendem a criançada, entre eles 20 médicos plantonistas, 7 enfermeiros e 14 técnicos de enfermagem. 

 Entre 2009 e 2016 a mortalidade infantil em Juazeiro teve uma redução considerável, de 22,9 para 17,4 em crianças com menos de 1 ano de idade, segundo dados da Diretoria de Promoção e Vigilância do município. Durante esse período, a queda na mortalidade infantil no município ficou registrada em 37%. 

Os avanços na área da saúde, principalmente a assistência direcionada para as crianças, levaram bons resultados para Prefeitura de Juazeiro, confirmando que a gestão caminhou na direção certa e progrediu nas políticas públicas para melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Foram a partir dessas ações que Juazeiro conquistou, em 2012, os Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).

Ascom/Juazeiro