Até 2008 o setor de trânsito do município trabalhava sem uma estrutura adequada para atender a toda a demanda da segurança e do trânsito de Juazeiro. Mas durante os oito anos da gestão Isaac Carvalho foram realizadas ações de reestruturação da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte/CSTT.
A autarquia realizou a aquisição de quatro motos de fiscalização, ampliou o setor de engenharia de trânsito com profissionais capacitados possibilitando inúmeros estudos visando melhorar o tráfego na cidade. Outra conquista positiva para a cidade foi o setor de educação para o trânsito, possibilitando com isso levar mais informação para as pessoas através de campanhas educativas, tanto na rua como em espaços públicos e privados.
Dentre as aquisições que agilizaram o trabalho dos agentes de trânsito durante esta gestão está a conquista de rádios comunicadores para os agentes, dando mais agilidade na solução das demandas. Outra conquista para a classe foi o talonário eletrônico substituindo o talonário manual, evitando que as notificações tenham erros nos processamentos.
Juazeiro está em amplo desenvolvimento e por isso foi preciso também realizar uma modernização no sistema semafórico da cidade, que antigamente era ineficiente. Além disso, também foi implantado na área central o Sistema de Fiscalização Eletrônico com dois radares, sendo um na Avenida Raul Alves e outro na Avenida Adolfo Viana, programados para três tipos de notificações: velocidade máxima de 40 km/h; parada em cima da faixa de pedestre, e avanço de sinal vermelho.
Zona Azul
Uma das mais aguardadas transformações na área do trânsito da cidade está relacionada ao Sistema de Estacionamento Rotativo Zona Azul. Ativado em Julho de 2016, disponibiliza 1.200 vagas para carros e motos. Essa intervenção influenciou consideravelmente na rotatividade de veículos e estacionamentos, uma vez que democratizou os espaços na área central.
Antes da Zona Azul o condutor levava em média 30 minutos para encontrar uma vaga. Agora, em menos de 5 minutos é possível estacionar. Para facilitar a aquisição do ticket de estacionamento foi lançado também o aplicativo DIGI PARE, que através de cartão de crédito pode ser adquirido o ticket através dos sistemas Android e IOS.
Transporte público
O setor de transportes também buscou junto às empresas de ônibus urbanos conquistas na qualidade e na quantidade de veículos para a população que necessita diariamente desse serviço. No inicio da gestão Isaac Carvalho havia uma frota de 32 ônibus e atualmente a frota conta com 44 veículos. Ao todo, mais 12 veículos foram inseridos para o transporte público.
Um exemplo disso é que apenas neste ano 15% da frota foi renovada, representando em números sete veículos inseridos entre novos e seminovos. Além disso, foi exigido pelo município a implantação de GPS para possibilitar o acompanhamento do trajeto de todos os veículos.
Mototaxistas
Outra classe também atendida foi a dos mototaxistas, que passaram a trabalhar de maneira regular quando em 2011 foi assinado um Termo de Acordo Público firmado entre a Prefeitura de Juazeiro, entidades e órgãos municipais que regulamentaram o transporte individual de passageiro. Ao todo, 700 mototaxistas foram regulamentados.
Cittamobi
Outro aplicativo que também está facilitando a locomoção dos usuários de transporte coletivo é o CITTAMOBI, que traz o horário exato, melhor rota para o destino final e apresenta também fotos do local onde o veículo se encontra. Pelo aplicativo é possível também registrar denúncias de atraso e limpeza dos veículos. Foi lançado também o CITTAMOBI ACESSIBILIDADE direcionado a deficientes visuais. Através de sistema sonoro e vibração, informa quando o veículo está se aproximando do ponto onde se encontra o passageiro, além de informar também se o ônibus possui ou não acessibilidade.
Guarda Municipal
A Guarda Civil Municipal também foi uma das grandes contempladas com aquisições que vieram somar nas atividades que as mesmas realizam diariamente. Antes da gestão Isaac Carvalho a corporação não tinha estrutura e nem tão pouco Equipamentos de Proteção Individual/EPI's. Através de projetos municipais, em 2013 foram adquiridos 11 motos, um micro ônibus e duas viaturas do Programa Federal "Crack é possível vencer". Com esses veículos o trabalho de ronda de cidade foi intensificado, assim como também a realização cursos e palestras sobre os danos ocasionados pelo uso de drogas.
Foram criados dois grupamentos, o Grupamento de Ronda Motorizada/GRM e a Ronda Ostensiva Municipal/ROMU, além da implantação do Gabinete de Gestão Integrada do Município. A Guarda Civil Municipal conquistou também neste ano o porte de arma, uma vez que há mais de dois anos o processo de liberação para o porte foi iniciado.
Outro sistema implantado na cidade e monitorado através da GCM é o videomonitoramento. No total, 17 câmeras estão implantadas na área central e uma base foi montada com guardas municipais, policiais militares e agentes de trânsito com plantão de 24h. Através do vídeo é possível identificar e atender a população em casos como acidente, assalto, roubo e até infrações de trânsito.
Essa gestão foi a que mais investiu na qualificação dos servidores municipais. Cursos de capacitação para qualificar os serviços dos agentes de trânsito foram realizados ao longo destes oitos anos, assim como o da Guarda Municipal, como cursos de capacitação pelo Instituto da Cidade, curso de tiro para o porte de arma, curso de manutenção de pistolas de condutividade elétrica e o curso de aptidão física e psicológica que só tinha sido realizado em 2002. Um novo curso foi oferecido neste ano, ações que demonstra incentivo e respeito da gestão com os servidores.
Ascom/Juazeiro
4 comentários
27 de Dec / 2016 às 13h19
O POVO não concorda com nada desse informativo enviado ao Blog pela ASCOM/CSTT, pois o nosso trânsito é caótico e para ser bem franco a única melhoria que houve foi o Faixa Azul, porque transporte público está falido(dezenas de ônibus velhos), mototaxistas estão regularizados(mas continuam cometendo inúmeras infrações), CITTAMOBI nada tem a ver com segurança(isso é mais um aplicativo da modernidade), a GM ganhou novos veículos(isso é obrigação do administrador), mas o que teria de ser feito e não foi se chama FISCALIZAÇÃO, QUE INEXISTENTE EM NOSSA CIDADE. FISCALIZAÇÃO IGUAL OCORRE EM PETROLINA
27 de Dec / 2016 às 15h26
Se existe um órgão que nunca funcionou, que nunca deu segurança para a população foi o setor de transito principalmente nesta gestão, o mais incrível é que os gestores de transito além do péssimo serviço que prestam ao município muitos vão acabar o seu desserviço no DETRAN apadrinhados pela maquina a qual apoiam, Precisamos de alguém que faça com que código de transito seja respeitado na nossa cidade não isso que tá aí onde não há respeito pelo pedestre que é quem mais sofre com este caos.
27 de Dec / 2016 às 16h34
E os clandestinos continuam por aí nessa cidade sem lei...
27 de Dec / 2016 às 17h05
O resto até eu concordo, mas 11 motos é mentira !!