O último ato do Legislativo Municipal de Juazeiro-BA no ano de 2016, reflete fielmente a índole e compromisso dos nossos representantes.
A aprovação de aumento dos vencimentos dos vereadores, secretários, vice-prefeito e prefeito é o último ato na surdina, como é de praxe dos oportunistas de plantão, que aproveitaram às vésperas de um recesso legislativo e transição de governo para colocar a cereja no seu bolo de incompetência.
Os nossos representantes seguem a mesma cartilha de Brasília. Ignoram a crise financeira e aumentam seus vencimentos em torno de 25%. Qual trabalhador brasileiro teve esse percentual de reajuste em seus vencimentos? Qual???? E olhe que eu estou falando do trabalhador assalariado que trabalha o dia todo faça sol ou chuva, esse sim deveria ter um reajuste bem maior que 25%.
Qual é mesmo o País em que vivemos? Qual a Cidade? Um País onde o discurso é cortar gastos e rapidamente aumentam os salários de vários representantes políticos. Cadê a crise? Ela é apenas para pobre trabalhador, os políticos estão fora desse contexto. Eles podem legislar em causa própria aumentando os seus vencimentos (de vereadores de prefeito, vice-prefeitos, secretários de governo)? Que lei é essa?
Num momento tão difícil e crucial em que vive o povo brasileiro e o juazeirense, nossos representantes deveriam era diminuir os seus vencimentos e suas regalias que são muitas, mas não, eles aproveitam o momento natalino, final de ano e recesso parlamentar para cravar mais uma estaca no peito do eleitor cidadão juazeirense. Essa manobra é covarde e desrespeitosa com o cidadão trabalhador comum que na maioria deles recebem apenas um salário-mínimo.
Como não há transição alguma de governo porque não há troca de Sistema de governo, mas simplesmente de chefe, como o atual governo eleito terá maioria na câmara e a presidência daquela casa, quem manda é o executivo, então esse último ato desse legislativo é um acordão entre todos, pois vai beneficiar a todos, afinal de contas está tudo em casa. “É nós de novo”.
Por mais que nossos ATUANTES representantes do povo justifiquem a legalidade do fato, dizendo que o mesmo é legal justo, quero lembrá-los que, infelizmente, às vezes pode ser legal, MAS É IMORAL. O País vive mergulhado numa crise financeira, que é também mundial, e Política, aumentar suas regalias e vencimentos que já são altos, enquanto a maioria do povo brasileiro sobrevive apenas com um salário-mínimo é imoral sim, é indecente.
Por mais que um edil fosse atuante, que estivesse trabalhando fielmente para defender o interesse dos munícipes, pois essa é a sua função, além de fiscalizar o executivo, um aumento de vencimento nesse momento de crise financeira é imoral.
Imoral foi o adjetivo mais apropriado que eu consegui encontrar para definir esse último ato desse precário e decadente legislativo que hora se despede. Um legislativo que deixou muito a desejar no seu papel de legislar pelo povo dessa sofrida e enganada cidade chamada Juazeiro da Bahia.
Como o acordo desse aumento é para beneficiar o grupo de edil que permaneceram no cargo e os novos eleitos (vereadores, secretários, vice-prefeito e prefeito), dar para imaginar como será esse novo mandato: “Tudo nosso e nada do povo”. Como podemos ficar calados diante de atos como esse? Se cada juazeirense deixar ecoar a sua insatisfação seremos fortes o bastante para lutar contra esses abusos do poder.
Profº Edi Santana
32 comentários
20 de Dec / 2016 às 23h10
Esse povo de Juazeiro-BA não é só convivente com essa zorra. Eles são cúmplices, veja a cidade atrasada, o Hospital Regional em Greve por falta de pagamentos aos profissionais de saúde e os políticos aumentam seus salários?
20 de Dec / 2016 às 23h13
O Brasil todo em uma crise financeira e nossos políticos cagando na boca do povo. Esse aumento de salários pra nossos representantes é IMORAL. Professor Edi Santana parabéns pela coragem de expor seus sentimentos em relação ao descaso em nossa cidade. Muitos pensam como o senhor, mas não tem como expor essa indignação
20 de Dec / 2016 às 23h23
Meu querido amigo Professor Edi Santana, o senhor foi direto na ferida, já que o povo dessa cidade faz de conta que não ver todo abuso de poder e arbitrariedades cometidas pelos nossos político locais, mostre. Professor Edi Santana e Otoniel Gondim são meus futuros candidatos.
20 de Dec / 2016 às 23h29
Meu querido amigo Professor Edi Santana, o senhor foi direto na ferida, já que o povo dessa cidade faz de conta que não ver todo abuso de poder e arbitrariedades cometidas pelos nossos político locais, mostre. Professor Edi Santana e Otoniel Gondim são meus futuros candidatos.
20 de Dec / 2016 às 23h31
Bela pergunta professor Edi Santana ¨ COMO FICAR CALADO DIANTE DE FATOS COMO ESSE?¨ Porque o povo de Juazeiro-BA está CALADO?
21 de Dec / 2016 às 01h31
Os candidatos gastam fortunas para que? ao se tornarem vereadores... deputados... senadores... prefeitos... governadores... etc.. ele tem que retirar este investimento (chamo esta gastança de campanha de investimento) de algum lugar.. então sabe quem paga a conta? nós todos nós. Por isso eu não voto mais em nenhum candiato. voto em branco.
21 de Dec / 2016 às 02h01
Vamos ecoar, gritar não podemos deixar isso acontecer, Vamos população juazeirense juntos seremos fortes. É IMORAL SIM!
21 de Dec / 2016 às 06h19
infelizmente as pessoas de juazeiro não tem indole para reinvidicar seus direitos o auto aumento dos vereadores é uma vergonha pra nossa cidade que falta tudo a saúde está na UTI, e as pessoas não se reunem pra ir cobrar da camara de vereadores.Só queria saber o nome do vereador autor desta lei.
21 de Dec / 2016 às 06h40
SOCIALISMO É ISTO AÍ,PESSOAL,SÓ PRA ISTO QUE SE PRESTA OU SEJA : FERRAR O POVÃO ,SUGAR O SANGUE DE QUEM TRABALHA E VIVER DELE.ESTE AUMENTO FOI UM TAPA NA CARA DO CIDADÃO JUAZEIRENSE,QUE MAIS UMA VEZ FOI FEITO DE PALHAÇO,DE OTARIO,DE BOBO.JA NÃO CHEGA O QUE FIZERRAM COM O BRASIL NO ATACADO,AGORA FAZEM NO VAREJO,ESTES POLITICOS JUAZEIRENSES NOS DEVEM UMA EXPLICAÇÃO,OU SERÁ QUE SÓ CORTAM GASTOS PARA SOBRAR MAIS DINHEIRO PARA SEUS BOLSOS ? VÃO TER DE JUSTIFICAR,FAZER POR MERECER ESTE NOVO SALARIO,POIS JA COMEÇARA MULTO MAL,MUITO MAL MESMO !
21 de Dec / 2016 às 06h50
"não há troca de Sistema de governo, mas simplesmente de chefe" se fosse a direita que estivesse no poder por tanto tempo, e olha que dado o comportamento atual do eleitor juazeirense, devem ficar dezesseis anos no total, tavam eles resmungando da importancia da alternancia de poder.
21 de Dec / 2016 às 08h09
Bravo, Professor Edi Santana, o senhor externou o sentimento de muitos juazeirenses que estão indignados com aumento de vencimentos dos nossos políticos. Desejo-lhe muita saúde e um feliz 2017.
21 de Dec / 2016 às 08h11
Faço das suas palavras meu digníssimo Profº Edi Santana às minhas. O senhor foi ao ponto sem delongas. Temos um bando de oportunistas que aproveita um povo ignorante e convivente com todo tipo de abuso de poder.
21 de Dec / 2016 às 08h12
Aceita que dói menos, Professor. Se encaixar, vira depressão. Preocupe-se com os seus direitos como Professor que Temer está tirando, com a sua aposentadoria aos 70 anos, ao modelo de educação que querem enfiar goela abaixo. As malas que ganharam e disputaram a eleição venceram ou perderam com a ajuda do povo corrupto que se vendeu por tão pouco. Vamos deixar de chorumelas. Vamos trabalhar ...
21 de Dec / 2016 às 08h16
O Quim com suas piadas... isto se chama capitalismo e não socialismo. Aliás, você é um desocupado... Só vive no blog. Kkkkkkkkkkk
21 de Dec / 2016 às 08h53
Temme 10 milhões Juca 22 milhões PMDB e Cerra PSDB 23 milhões na Suíça tao lascando com o povo com desemprego e aposentadoria 65 anos. Cade a polícia? ,, Cade o Moro? ?? Cade as panelas?, A TV só fala bem de Temi. Os blogues 247 Brasil e Conversa Afiada fala a Verdade.
21 de Dec / 2016 às 09h02
Juazeiro hoje é refém desse grupo que se instalou no poder. Compra de votos, favores pessoais e o povinho ficam nas mãos deles. Pobre cidade com um potencial tão imenso e vive de migalhas.
21 de Dec / 2016 às 09h06
Esse povo de Juazeiro-BA leva realmente uma vida de gado, é um povo marcado se achando feliz. Chupa que é de uva e isso só é o começo. Parabéns meu Professor Edi Santana.
21 de Dec / 2016 às 09h27
O problema é que muitos pegam a coisa como pessoal. Que ignorância, o texto fala de abuso de poder sim, isso independe que quem esteja no poder, até porque não existe mais esse negócio de direita e esquerda no Brasil. Existe pessoas que tem consciência crítica das coisas e outras que só estão a defender sua boquinha. Quando eu vejo comentário aqui de pessoas pedindo pro cidadão se conformar com isso, dá PENA dessa cidade.
21 de Dec / 2016 às 09h31
O texto não fala em direita, esquerda, centro, coisas que a muito tempo deixou de existi. O texto fala sobre abuso de poder, isso está presente em todos SISTEMA DE GOVERNO e deve ser combatido. Parabéns Profº pelo excelente texto, o senhor contribui e muito com seus reflexivos textos.
21 de Dec / 2016 às 10h15
MIZAEL AGUA,conta pra nós,o que foi que o socialismo trouxe de bom para a humanidade a não ser desgraça ? Cita pra nós um equipamento hospitalar criado e desenvolvido num pais socialista ! Só um ! Um medicamento para tratamento de câncer ?Teu Smartphone foi fabricado em Cuba ? É capitalista o governo do PT que nos deixou como herança 12 milhões de desempregados,que nos roubou a não mais poder ? As multinacionais que geram milhares de empregos são de paises socialistas? Veja o que o socialismo fez com a Venezuela !Pois é Amigo,desocupado eu,por estar sempre no Blog ?Então ta ! Qual é a outra?
21 de Dec / 2016 às 10h55
Profº Edi Santana, é louvável esse seu pronunciamento através desse magnifico Blog, mas infelizmente não foi somente Juazeiro que concedeu esse inescrupuloso aumento de 26% aos vereadores, prefeito, vice e secretariado,num índice bem acima da inflação, sendo que o salário mínimo teve um reajuste simbólico de apenas 7%. Mas como vários já comentaram, NINGUÉM faz nada, NÓS temos que FAZER ALGUMA COISA NO DIA DA POSSE. É nosso direito reclamar contra esses abusos da classe política, classe essa que só sabe usurpar nossos impostos em prol deles mesmo. Veja o que vem acontecendo em Brasília.
21 de Dec / 2016 às 12h04
A Oposição foi beneficiada também, todos caladinhos,bando de hipócritas.
21 de Dec / 2016 às 12h19
Eu quero é mais, o povo gosta de levar é fumo, eu vejo um vereador gastar mais de 100mil teias para se eleger , claro ele pensa na safadeza que pode fazer quando estiver no cargo, mais infelizmente o povo se vende e acredita na conversa dessa mundiça então professor , quem é culpado é o povo eu quero é mais.
21 de Dec / 2016 às 14h00
A cidade está organizada, toda asfaltada, ciclovias por toda parte, saúde funcionando bem, educação, segurança, então deixa eles aumentarem seus salários.
21 de Dec / 2016 às 14h05
Claro que o aumento é legal e está na Constituição, mas o momento é totalmente equivocado pelo o momento de crise financeira que passamos. Só quem vai se sacrificar por é o trabalhador comum É IMORAL.
21 de Dec / 2016 às 16h35
O POVO FICA COM A BOCA ABERTA só olhando a merda que esses caras fazem... REVOLTADAAAA o décimo dos profissionais da saúde não saiu ainda. O que falta? A sangria imperial? As revoltas só aconteceram porque foi séculos atrás, hoje o povo apoiaria... Quanta apatia dá população.VAMOS PARA A RUA em um Município de São Paulo eles voltaram na decisão do aumento.PROFESSOR EDI vamos nos rebelar, vamos buscar justiça, etica. Isso pode sim começar em Juazeiro...
21 de Dec / 2016 às 18h30
O povo precisa ir às ruas, pra frente da câmara pedir respeito.Isso é um abuso, não podemos aceitar.O povo é soberano. UNIDOS SOMOS MAIS FORTES!
22 de Dec / 2016 às 11h31
Pior que o atraso que essa cidade vice é a covardia. Ver um comentário onde cara defende esse aumento, mandando o autor do texto se preocupar só a a classe dele, que no caso é Educação. Por aí você ver a mediocridade dessa população, ou seja só pensa no seu umbigo. Parabéns Professor pelo texto e que bom que existem pessoas nessa cidade com uma visão diferente de política e que tem uma visão coletiva de cidade.
22 de Dec / 2016 às 11h36
Esse povinho de Juazeiro vive de favores desses vereadores e políticos da cidade. Vivem esperando fulano e beltrano entrar pra consegui emprego. Vão estudar, se especializar e concorrer no mercado de trabalho dignamente, sem precisar vender sua alma a esses sanguessugas. Pobre cidade chamada Juazeiro-BA.
22 de Dec / 2016 às 11h41
Esse grupo que governa essa cidade despeja dinheiro em alguns candidatos a vereadores e manter a maioria e a presidência da câmara. Isso é ilegal, existe justiça eleitoral nessa cidade? A irregularidade em campanha e eleições nessa cidade é imoral? Kd a Justiça eleitoral?
22 de Dec / 2016 às 11h52
O povo de Juazeiro é tão covarde e conivente com toda essa miséria, que um texto tão oportuno pra população de Juazeiro-BA se manifestar através dos comentários contra esses abuso, não comentam, ficam calados. Quem cala consente, e esse Legislativo e executivo está percebendo o quanto essa cidade é covarde. Vai deitar e rolar em cima dessa população. Parabéns Professor, Poeta Edi Santana por esse belo texto.
23 de Dec / 2016 às 09h50
Veja o exemplo de Barreiras na Bahia baixou os salários do prefeito e vice. Juazeiro-Ba o caras gosta é de grana.