Em uma sessão tumultuada, o Senado aprovou nesta terça-feira (13), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
O texto foi aprovado por 53 votos a favor e 16 contra. Para a aprovação, eram necessários três quintos (49) dos votos dos 81 senadores. A sessão do Congresso Nacional destinada à promulgação está marcada para as 9h desta quinta-feira (15).
No último dia 30, a PEC já havia sido aprovada em primeiro turno pelo Senado, por 61 votos a 14. Mas, por se tratar de uma mudança na Constituição, o texto ainda precisava passar por uma segunda votação.
A proposta foi enviada pelo Palácio do Planalto ao Congresso em junho e, ao lado da reforma da Previdência, é considerada por governistas como essencial para o reequilíbrio das contas públicas, ao lado da reforma da Previdência.
Senadores da oposição chamam a proposta de “PEC da maldade” porque, na visão deles, a medida vai congelar investimentos nas áreas de saúde e educação, o que os governistas negam.
Os oposicionistas citaram pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, segundo a qual 60% dos entrevistados se posicionaram contra a PEC do teto.
Protestos contra a medida foram registrados em sete estados do país. Em Brasília, a Polícia Militar fechou os acessos ao Congresso Nacional.
Globo
8 comentários
13 de Dec / 2016 às 15h56
COMO VAI SOFRER.O BRASILEIRO. SE ASSISTENCIA A SAUDE VIA SUS É UMA NEGAÇAO , IMAGINE DE 2017 PRA FRENTE. A MESMA COISA É A EDUCAÇAO. VAI FICAR MAIS DIFICIL CONCLUIR CURSO SUPERIOR. VAMOS PRA RUA BATER LATA.
13 de Dec / 2016 às 18h57
Estamos a Deus dará. Tudo que esse congresso, que esse governo, tomar decisão, fazer. E como NADA. É GOVERNO GOLPISTA, tanto executivo, legislativo, como judiciário. Nada que esta aí presta.
13 de Dec / 2016 às 20h06
Nao adianta protestar. Mxeu Temi PMDB se aliou com Aecim = Pidao PSDB e os ricos para lascar com os pobres. Tem apoio da TV Globosta para xingar e punir o PT e Lula.
13 de Dec / 2016 às 21h06
Eu acho é pouco! E vem mais arrocho por aí.
13 de Dec / 2016 às 21h10
isso tudo o povo brasileiro vai sofre? vamos as ruas pra tudo nesse pais? e crime essa pec do mal desse temer e sua turma junto com aecio neves etc. todo dia agora colocam lula em alguma coisa e pura sacanagem isso que estao fazendo com lula o ministerio publico e esse juiz mouro . o juiz mouro foi visto com aecio neves e sua turma. o que vamos espera de mouro esse juiz quer quebrou o forca maior dilma em escultadas felefonicas ilegal que ele fez.
13 de Dec / 2016 às 21h33
Por João Lopes "Só pra saber : Onde foram parar os juristas que pediram o impixe de uma presidente honesta, pra por em seu lugar a maior quadrilha de delinquentes que se tem noticias na história do Brasil ?"
13 de Dec / 2016 às 22h24
Brasileiro aceita tudo... o mal é esse. Prisão pra todos os aprovadores dessa pec da vergonha. Acorda meu povo. Estão nos tratando como ninguém. Vamos pra rua fazer fuzuê. Ninguem aguenta mais
13 de Dec / 2016 às 22h33
Piores Ladroes do mundo sao os deputados que nao respeita meu voto. Cadeia para o maior Traidor do planeta Mixeu Temmeruim PMDdebosta