A LAMA ESTÁ DESCENDO DE VEZ...

Há mais de dois anos, escrevi aqui um texto sob o título A LAMA, O MANGUE E OS CARANGUEJOS.

Disse àquela época: “Estamos vivenciando um processo inacabado de escolhas, escolha difícil cujo assunto foi categoricamente dissertado por nosso habitual e semanal Cronista que o chamo de Grande Agenor, onde o mesmo não perdoa, e cita o fato, o ato, e os atores das cenas horrendas que o País vem assistindo... E tudo que lemos em seus textos contundentes, só podemos classificar aquelas inumeráveis mazelas bem lembradas, com uma palavra que combina e vem a calhar: LAMA!”(06.10.2014)

Sexta-feira próxima passada, estava numa reunião de trabalho e alguém na sua fala abriu o eco dizendo: “Antigamente os governantes ditavam e o povo escrevia, engolia, ainda que depois expelisse quando conseguia. Hoje o povo está mudando e eles os governantes são quem engolem aquilo que queremos...” E aquela senhora continuou colocando suas verdades para fora e quem estava lá só a aplaudia...!!!

De sexta-feira para cá, estamos vivenciando algo no mínimo tempestuoso em se tratando de governabilidade, tendo em vista a LAMA que começou a descer de vez Planalto abaixo e ninguém sabe aonde vai parar. Interessante são as evasivas formas de tentarem conter o lamaçal que desce sem freio, onde eles todos, num orquestrado cinismo de trás para frente e de frente para trás, tentam se defender com aquelas manjadas respostas: “todas as minhas contas de campanha foram devidamente aprovadas...” “Nada a declarar porque nunca autorizei ninguém a falar nem receber nada em meu nome...”

É ou não é uma Orquestra de uma nota só? Falar em nota será que podemos imaginar quantas notas são 10 milhões, 22 milhões, 220 milhões de reais? E agora a pergunta que se faz é para onde vão tantas notas esverdeadas...? Será que vai para o buraco do tatu? Mas, o buraco do tatu fica aberto. Devem mesmo, é colocar naqueles buracos tipo uma fossa, como existiam em cada residência no passado, e não precisa dizer aqui, o diâmetro e profundidade daquelas valas...

O que mais me chama a atenção dessas figuras chamadas de públicas é a estupidez das suas caras deslavadas, ao se incumbirem em altos cargos quando sabem que são cheios de culpas nos Cartórios e Varas, ou ainda, esquecendo que não existem segredos entre comparsas porque quando um é colocado na parede, logo expele algo que se torna em lama, e o primeiro a ser enlameado, quem é? O pedinte da mala preta, o meliante bem falante, o mágico das palavras farsantes... Quem são esses? Os noticiários e as mídias estão aí anunciando a todo instante!

O que mais me admira, é a coragem de ao chegar no Poder botar pra ferver em cima dos menos favorecidos, dizendo que a culpa está do lado de cá, isso, porque na maioria dos casos, paga apenas 70% do salário a alguém que venha a se aposentar. Que a culpa é do cidadão que banca festas, prazeres, relógios em dólar, leites e deleites para quase todos que sentam naquelas poltronas que já estão fétidas de tanta lama...

Infelizmente essa é a realidade desse momento, e o pior, é que não mais sabemos onde o terreno não é movediço, ou pior ainda, é ver que A LAMA ESTÁ DESCENDO DE VEZ...!!!

Palavra final: “Quanto mais instruído o povo, tanto mais difícil de o governar.”

Feliz semana, Juazeiro!

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.