Ainda dentro da programação do Dia do Fonoaudiólogo, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta quinta-feira (08), uma palestra sobre a contribuição da fonoaudiologia na cidade para diversos setores da rede de saúde municipal e estadual. Gilmara Barbosa, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família/Nasf destacou a importância do profissional na rede SUS. “A área de fonoaudiologia é de extrema importância para a inclusão social de pessoas que tiveram alguma dificuldade de se comunicar. Aprendemos hoje sobre a disfagia (distúrbios da deglutição), um sintoma bastante comum em várias faixas etárias. Foi um momento de troca de experiência”, disse
Em Juazeiro, o serviço funciona na Policlínica Municipal e no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris). Entre as ações desenvolvidas pelas fonoaudiólogas está o trabalho com os distúrbios da fala, audição, escrita, motricidade oral, audição, leitura e demais problemas que afetam a comunicação humana.
A fonoaudióloga, Verônica Pesqueira destacou a contribuição da Fonoaudiologia para o avanço da rede SUS do município. “O especialista contribui com o usuário da rede desde a gestação até a velhice atuando no processo de amamentação, respiração, deglutição, voz, audição e linguagem oral e escrita. Nosso objetivo é promover, prevenir, reabilitar e aperfeiçoar a comunicação humana. Em Juazeiro, tanto no Cerpris como na Políclinica os fonoaudiólogos tem feito um trabalho com excelentes resultados e proporcionando mais qualidade de vida ao paciente”, concluiu a fonoaudióloga Verônica Pesqueira.
A Superintendente de Humanização, Tatiane Malta pontuou que o encontro foi muito importante para debater as melhorias da área na rede de saúde pública. “Tivemos a oportunidade de entender a atuação da fonoaudiologia na saúde pública, assim como avaliarmos estratégias de melhorias no serviço. A Secretaria de Saúde parabeniza todos os fonoaudiólogos do município que tem trabalhado para melhorar a saúde dos nossos usuários”, destacou Malta.
Na policlínica são atendidos mensalmente 320 pacientes na área de fonoaudiologia. No Cerpris cerca de 480 usuários são atendidos na área com doenças de Parkinson, transtorno de fala e linguagem e alterações sensório-motoras de origem sindrômica, dificuldade da fala devido a derrame ou acidente.
Dia do fonoaudiólogo
Dentro das datas comemorativas do ramo da medicina, no dia 9 de Dezembro é celebrado o Dia do fonoaudiólogo, que é o profissional do ramo da fonoaudiologia. A origem do Dia do Fonoaudiólogo está ligada ao reconhecimento da profissão no Brasil ocorrida em 9 de Dezembro de 1981, através do decreto de lei n° 6.965, que também criou o conselho federal e os conselhos regionais de fonoaudiologia.
A Fonoaudiologia é uma área que apresenta uma atuação bastante ampla, o qual envolve diversos grupos da sociedade, assumindo um papel significativo na população idosa, visto que o impacto do envelhecimento pode provocar vários distúrbios limitantes na comunicação.
Daniela Duarte/SESAU
0 comentários