Nesta terça-feira (06), os alunos da Escola Estadual Helena Celestino receberam uma palestra sobre Bullying e automutilação com a gerente do setor de humanização da Secretaria Municipal de Juazeiro, Carla Lorena Pesqueira. A ação é uma parceria da saúde com a educação, através do programa 'Virada Educacional Bahia'.
Durante a palestra, Carla Lorena detalhou como o Bullying vem crescendo, não só no ambiente escolar como também na vida das crianças e adolescentes fora da sala de aula. "Foi um momento de conversar com esses estudantes sobre essas brincadeiras sem graça que acabam afetando a vida de um jovem, e pode levar à depressão, às drogas e até mesmo à morte. É preciso debater esse assunto sempre que preciso. A pessoa vitima de bullying pode fica traumatizada, ter medo constante, além de desenvolver outros problemas de saúde", disse Lorena
"Os efeitos do Bullying para as vítimas são para o resto da vida. É preciso orientar de maneira a evitar o transtorno no ambiente escolar. Saúde e educação se uniram hoje para levar mais humanização a esses jovens, para que eles entendam o poder de uma brincadeira ofensiva na vida do outro. Ser agressor e ser a vitima são duas situações que precisam de ajuda", finalizou. As características físicas, tais como a cor da pele, tipo de cabelo, obesidade, tamanho de membros do corpo, são os principais motivadores da agressão nas escolas. O que antes parecia uma simples brincadeira agora é considerado um problema de saúde pública.
O diretor da escola, José Malta destacou a importância da parceria com a saúde para tratar do assunto. "Convidamos profissionais da área da saúde para prestarem os esclarecimentos. O Bullying também é questão de saúde, porque através do ato os jovens tornam-se possíveis depressivos ou suicidas. Através de roda de conversa o assunto foi abordado e os alunos colocaram suas frustrações. Essa é uma das estratégias para combater e prevenir a atuação, além de fazer com que eles reflitam sobre como agir diante de uma situação de risco e também a importância de respeitar o próximo.", explicou Malta.
Ascom/Juazeiro
0 comentários