A Prefeitura Municipal de Juazeiro através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública participou na última quinta-feira, 01, e sexta-feira, 02, da XXXI Plenária Ordinária do Comitê de Bacia Hidrografia do São Francisco. O evento aconteceu na cidade de Penedo-AL e teve como objetivo principal a discussão do Programa de Revitalização do Rio São Francisco intitulado de "Novo Chico".
O presidente do CBHS, Anivaldo Miranda na abertura do encontro pediu união entre poder público, usuários e sociedade civil, com o intuito de garantir um futuro para o Rio São Francisco. Segundo Miranda, "sem essa união, será praticamente impossível ter uma solução para os graves problemas enfrentados pela bacia e suas comunidades".
Entre inúmeras pautas discutidas no evento esteve a dos Planos Municipais de Saneamento Básico. O ponto crucial das discussões foi sobre diminuir os problemas ambientais, muitos dos quais decorrem da canalização para o Velho Chico dos esgotos das cidades. Os representantes do CBHSF estão licitando a elaboração de mais 42 planos de saneamento básico para ajudar e envolver os municípios em busca de soluções para problemas como esgotamento sanitário, drenagem urbana e abastecimento.
As ações previstas pelo novo programa de revitalização da bacia do São Francisco, intitulado "Novo Chico", foram apresentadas pelo governo federal às margens do Velho Chico em Penedo (AL).O projeto prevê investimentos da ordem de R$ 900 milhões até 2019 em iniciativas prioritárias de conclusão das obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário - atualmente paradas ou em execução na bacia. Serão executados ainda serviços de requalificação de áreas degradadas e proteção de nascentes. O projeto é um anseio antigo da população do Velho Chico, que sofre os efeitos de uma severa seca em todo o seu território.
Como membro do CBHSF e representante do município, o Secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública Agenor Souza expôs mais uma vez a sua satisfação em representar Juazeiro no Comitê e reafirmou o compromisso em buscar cada dia mais benefícios e melhorias para o Velho Chico. "Estou muito satisfeito em participar do comitê, agora tendo voz e voto para decisões. Não tenho dúvida que iremos contribuir muito e fortalecer o trabalho que já desenvolvemos em Juazeiro, em especial com o descaso com o uso da água em nossa região", explicou.
Participaram do evento, representantes do Ministério da Integração Nacional, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Cidade, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, CODEVASF, AMA e FUNASA.
Débora Sousa/PMJ
0 comentários