Escrevo para mim mesmo e alguns milhões que comungam a mesma impotência – pelo menos por hora - perante o golpe impetrado no Brasil e seus desdobramentos.
Não tivemos chance de defesa. Falo dos 54 milhões de brasileiros que tiveram seus votos sequestrados por trezentos e poucos calhordas da Câmara e depois 60 senadores. Agora, todas as mudanças constitucionais que vão sendo operadas de costas para o povo.
Não se trata de defender os erros e até crimes do PT ou de petistas. Mas, também não se trata de cegar para a fantástica hipocrisia nacional, cabalmente demonstrada no avanço das investigações sobre outros partidos.
Agora já se questiona o resultado do golpe. A recessão econômica projetada no governo Dilma era de 3,5% do PIB. Com Temer está projetada em 7%. A indústria caiu, o agronegócio também e o desemprego saltou de 10 milhões com Dilma para 12 com Temer. Portanto, aquela promessa mágica que o golpe prometia não se realizou. Agora, até Fernando Henrique já fala em eleições diretas para dar alguma credibilidade a quem vai enfrentar o abismo que nos lançaram.
A fratura social do Brasil cravou na alma e vai durar muitas gerações. Vamos continuar nos cuspindo, nos enfrentando em manifestações de rua, restaurantes, nos ofendendo nas redes sociais, alimentando discriminações étnicas, sexistas, classistas, regionais e todas de outros naipes. Talvez nunca tenhamos sido uma nação, mas um aglomerado de pessoas que ocupam o mesmo território (Leonardo Attuch)
Quem tem fome e sede de justiça não pode aceitar um ajuste fiscal e econômico às custas da subtração de direitos e da miséria do povo. A verdadeira reconciliação só se dá em cima da justiça e um passo a mais na misericórdia, que pressupõe a justiça. E o golpe está aprofundando todas as injustiças históricas do país. O ajuste não é apenas impopular, como diz a grande mídia, mas anti-humano.
Não se trata de nos alimentarmos de ódio. Ele paralisa e mata. Mas, da contínua indignação perante as injustiças estruturais e estruturantes que são impostas secularmente às vítimas de nossa história. A distância entre o ódio e a indignação é um piscar de olhos.
Jamais seremos os mesmos. Essa é a frase que mais ouvi nos últimos tempos, de pessoas tão diferentes, que nem se conhecem. Ou nos reconciliamos na justiça, ou jamais nos reconciliaremos.
Por Roberto Malvezzi (Gogó)
10 comentários
03 de Dec / 2016 às 00h17
Conversa de quem apoiou os corruPTos, os quais afundaram nosso país nessa crise tota. Se não tivessem levado um chute no traseiro, hoje a petralhada continuaria mentindo para o povo. Seus 54 milhões não totalizam 10% que restaram. Gente como o senhor, que quer implantar a ditadura militar comunista de Cuba, da Venezuela, no Brasil. Faça- nos um favor: arrume sua mala e vá pra Cuba. Os ratos que restaram no congresso nós vamos tirando aos poucos. Ninguém cai nessa ladainha de pastoral da terra, que só quer desgraça pra ganhar fiéis e enganar o povo humilde com promessas de salvação.
03 de Dec / 2016 às 01h33
Nunca vi palavras tão sabiás, nesse mundo de ilusões e hipocrisias em que vivemos. A população brasileira parece que se calou em um total e absurdo desconhecimento de um cenário político nacional. Me orgulho de um blog como este que demonstra a real realidade da nação em que vivemos, embora poucos entendam a real situação, e vivam alienados ao que a grande mídia golpista impetra na mente das pessoas menos esclarecidas.
03 de Dec / 2016 às 08h39
Tudo aconteceu por que os esquerdopatas só quiseram se locupletar. Se os governos petista tivesse feito a coisa certa isso não estava acontecendo. Toda vez que temer faz algo ruim, fico com mais raiva do PT. Quem levou temer para a executiva?? Veja o legado que o PT deixou: um país quebrado e um vice maldito. Fica falando em tachar grandes fortunas. Tiveram na presidência 13 anos, por que não fizeram?? O PT nos deu como uma mão e roubou com as duas.
03 de Dec / 2016 às 09h26
Zumbi político!!!
03 de Dec / 2016 às 12h41
Tiraram um mulher honesta Dilma para colocar Cunha PMDB 5 milhoes na Suiça. E Cerra 23 milhoes na Suiça. Estes sao amigos da Maria do Socorro acima???
03 de Dec / 2016 às 12h55
Sai daí Zumbi PTista sem noção
03 de Dec / 2016 às 18h19
Parabéns pelo diagnóstico lúcido e preciso.
04 de Dec / 2016 às 14h09
... são essas figuras que pregam essas bobagens nas universidades.
04 de Dec / 2016 às 17h58
É um palhaço de nariz vermelho
05 de Dec / 2016 às 15h59
Gogó de Deus, Lhe conheci quando trabalhava em uma rádio da região,. Nobre colega, fostes e ainda hoje é um apaixonado pela bandeira vermelha, Que pregou e iludiu tantos com discursos mentirosos e ludibriadores de opiniões. Amigão, não tente defender quem não tem compromisso com o povo, Somente com o próprio bolso. lembra do semeando a verdade? Paz de Cristo, Mano.