A Secretaria de Saúde de Juazeiro promove nesta quinta-feira, 1º de dezembro no Calçadão próximo ao Paço Municipal, diversas atividades para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra Aids. Durante as atividades serão oferecidos materiais educativos e preservativos, orientação e medidas de prevenção da doença, além de teste rápido para HIV, sífilis, HTLV e hepatites virais.
De acordo com a Superintendente de Humanização, Tatiane Malta, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os riscos da doença, e tem a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento do tratamento e para a saúde coletiva. “Nossa rede de saúde oferece todo tratamento para pessoas portadoras de AIDS, IST E HIV. É de extrema importância esse trabalho de prevenção, para que não aumente casos da doença em Juazeiro. Estaremos organizando diversas atividades durante do ‘Dezembro Vermelho’”, explicou Malta.
O teste do HIV é realizado na rede SUS do município e é um exame para se confirmar se o indivíduo é portador do vírus HIV, que é o causador da Aids. O exame do HIV é indicado para indivíduos que tenham tido algum comportamento de risco, como ter relações sem preservativo ou que tenha utilizado drogas injetáveis. O teste é também realizado durante a gravidez para saber se a mãe é portadora do vírus e, assim, diminuir o risco de contaminação do bebê.
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU.
Juazeiro dispõe do serviço em tratamento da IST/AIDS
Em Juazeiro, desde 2007 já foram confirmados pela Secretaria de Saúde cerca de 600 casos. O Centro de Informações de Infecção Sexualmente Transmissivel- IST, HIV e AIDS de Juazeiro presta atendimentos especializados, testagem de sorologia (HIV, sífilis e hepatites virais) e acolhimento aos usuários de Juazeiro e de municípios da Macrorregião Norte da Bahia. Além disso, realiza consultas e atendimentos pela equipe multiprofissional do Núcleo, formada por médico, dentista, farmacêutico, psicóloga, enfermeira, assistente social e auxiliar de enfermagem.
O Núcleo funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas para o público atende até a quinta com serviços como distribuição gratuita de medicamentos, preservativos, além da realização de exames de sorologia para HIV, Sífilis e Hepatite. Na Sexta, tem expediente interno. O CIDHA fica localizado na Rua 07, nº 279, bairro Maringá, onde funcionava o antigo posto de saúde.
Daniela Duarte/SESAU
0 comentários