Unidade de Saúde do bairro João Paulo II realizou ações dentro da campanha Novembro Azul

Durante todo o mês do novembro a Secretaria de Saúde de Juazeiro realizou diversas ações voltadas para orientar os homens sobre os perigos do câncer da próstata. Na sexta-feira (25), a Unidade de Saúde do bairro João Paulo II também promoveu atividades sobre essa doença silenciosa que costuma matar quando não diagnosticada a tempo.

Durante a ação, o público masculino contou com serviços de  triagem com a avaliação de pressão arterial, peso e altura, encaminhamento para o médico realizar o exame de PSA. Além de uma roda de conversa com orientação sobre o câncer de próstata ainda apreciaram um delicioso lanche. 

O público presente assistiu também a palestras ministradas pela enfermeira da UBS, Livia Pinheiro e a equipe do Nasf, receberam orientações sobre os sintomas da doença e a importância da realização dos exames que detectam alterações na próstata, inclusive o toque retal.

De acordo com Lívia Pinheiro, o Câncer de Próstata é um dos mais prevalentes entre os homens principalmente após 65 anos de idade, e a prevenção é o melhor caminho. Por este motivo, campanhas de conscientização são importantes para incentivar os homens a estarem com seus exames de rastreamento em dia.

A doença

O câncer de próstata ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames indicados pelo médico a partir dos 40 anos.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

Ascom/Juazeiro